23.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosEscola de Herbicidas da Fundação MT

Escola de Herbicidas da Fundação MT

Fundação MT

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Escola de Herbicidas promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, de 5 a 8 de abril.  O treinamento é totalmente realizado no campo, de forma prática, com foco em observar o controle de plantas daninhas e a seletividade dos herbicidas para as culturas agrícolas.

Conforme explica o pesquisador, doutor em Fitotecnia, Lucas Heringer Barcellos Júnior, na oportunidade, serão abordados estudos com os herbicidas. Além disso, haverá demonstração de eficácia de misturas de herbicidas; novos produtos no mercado e controle de plantas daninhas jovens e velhas. Isso totalizará mais de 3.000 combinações diferentes à campo.

Dinâmica do curso

Durante a Escola de Herbicidas, serão formadas várias turmas, cada uma com duração de 4 horas, sendo o público alvo principalmente produtores, consultores, engenheiros agrônomos, equipe técnica de fazendas, estudantes, e demais pessoas ligadas ao agronegócio com interesse no assunto. “O principal objetivo é resgatar a informação da eficácia e seletividade dos herbicidas, especialmente aqueles que foram muito utilizados no passado e que estão voltando para o mercado”, aponta o pesquisador.

Para o profissional é fundamental a capacitação técnica individual e coletiva no conhecimento dos herbicidas. “Sem dúvidas entender a eficácia de controle dos herbicidas e a seletividade para as culturas agrícolas, possibilitará tomada de decisão mais assertiva no posicionamento e recomendação dos produtos para as próximas safras”, completa Barcellos.

Dentro do conteúdo programático estão: Aplicação dos herbicidas em dois estágios de desenvolvimento das plantas daninhas; Aplicação em área gradeada para observação de residual de herbicidas; Aplicação em pré e pós-emergência de cinco culturas visando avaliar a seletividade dos herbicidas e Aplicação de herbicidas em diversas doses e misturas, com registro para soja, milho e algodão; Serão abordados 12 mecanismos de ação.

Este é o segundo ano em que a instituição promove o treinamento. “Nosso objetivo, como Fundação MT, é poder levar informação ao produtor”, conclui o pesquisador. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da instituição em: https://fundacaomt.com.br/eventos/escola-de-herbicidas-ii-edicao-dfe1 .

Fundação MT: Criada em 1993, a instituição tem um importante papel no desenvolvimento da agricultura, servindo de suporte ao meio agrícola na missão de dar vida aos resultados através do desenvolvimento de tecnologias aplicadas à agricultura. A sede está situada em Rondonópolis-MT, contando com três laboratórios e casas de vegetação, um centro de pesquisa local e outros seis Centros de Pesquisa Avançada (CAD) distribuídos pelo Estado, nos municípios de Sorriso, Nova Mutum, Sapezal, Itiquira, Primavera do Leste e Pedra Preta (Serra da Petrovina). Para mais informações acesse www.fundacaomt.com.br e baixe o aplicativo da instituição.

ARTIGOS RELACIONADOS

Evento técnico norteia o setor para a próxima safra de soja

Fundação MT realiza o XXIII Encontro Técnico Soja em Cuiabá-MT, de 25 a 28 de abril. O evento que já tem inscrições abertas é uma grande oportunidade para produtores rurais e profissionais ligados ao agronegócio.

Controlar nematoides exige todas as ferramentas disponíveis

Identificados há 30 anos no Cerrado mato-grossense, pesquisas apontam que a presença desses parasitas dos cultivos agrícolas está relacionada a um conjunto de fatores, e com olhar em logo prazo é possível evitá-los.

Biológicos no manejo de pragas, doenças e nematoides traz incremento de até 8 sc/ha de soja

Resultado foi confirmado em trabalho realizado pela Fundação MT, que conduz em todo o estado diversos experimentos que demonstram ganhos de produtividade e redução de problemas comuns nas lavouras com a adoção de bioinsumos.

Resultados da safra e perspectiva futura serão foco de encontro técnico de soja em Cuiabá

Realizado pela Fundação MT, evento acontecerá entre os dias 14 a 17 de maio com muita informação técnica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!