16.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 20, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiEscolha da semente ideal de batata

Escolha da semente ideal de batata

 

A importância da qualidade da semente para garantir a sanidade da lavoura de batatas é fundamental

Crédito Pedro Hayashi
Crédito Pedro Hayashi

A principal safra da cultura da batata nas áreas das regiões sul e sudeste do Brasil é a “das águas“, que é plantada em agosto-dezembro e colhida a partir de novembro. O plantio “de inverno”, realizado de abril a julho e colhido em julho-outubro, é também praticado nessas mesmas regiões, em locais onde não ocorrem geadas, mas depende de irrigações durante o ciclo de desenvolvimento da cultura.

Já o cultivo “da seca”, que começa em janeiro-março, deve ser realizado o mais cedo possível para evitar as geadas em regiões onde ocorre inverno rigoroso. Regiões consideradas não tradicionais para o cultivo da batata, como o Planalto Central e áreas altas na região nordeste, comumente apresentam condições razoáveis de plantio durante o ano, quando não ocorrer excesso de chuva, que dificulta o controle de doenças e prejudica a aparência dos tubérculos. Maiores produtividades e melhor qualidade do produto são obtidas durante o inverno seco, sob irrigação.

 

A qualidade

A importância da qualidade da semente para garantir a sanidade da lavoura de batatas é fundamental, e seu custo deve condizer com a situação da lavoura. Por outro lado, diz Albanêz Souza de Sá, diretor técnico da Ceasa, a semente de má qualidade terá o mesmo custo, ou superior, da semente de qualidade, o que é um erro fatal dos produtores.

O que determina uma semente de qualidade, segundo Albanêz Souza, parte do tratamento dado a ela desde a fase de sua produção, o número de gerações (quanto menos o número, mais produtiva a batata), continuando com o plantio e a época ideal de realizar os manejos fitossanitários.

“Infelizmente, visualmente não é possível verificar se uma semente é boa ou ruim. Assim, é fundamental conhecer e ter confiança no fornecedor, que por sua vez devem ter a consciência de que os tratamentos fitossanitários vão afetar diretamente a produção final de seu cliente, ou seja, só quando os prejuízos estão formados é que o produtor saberá se fez a escolha correta“, informa o especialista.

Brotação

A brotação da semente de batata deve ser a mais uniforme possível, não podendo ter a dominância apical única. “Isso é indesejável. O ideal é que haja uma brotação natural, sem dominância. Com um broto só a produção tende a cair. Ainda, a uniformidade é fundamental para o padrão ideal da lavoura. Tubérculos menores demoram um pouco mais para se desenvolver, o que desuniformiza lavoura“, justifica Albanêz Souza.

Ainda segundo ele, uma lavoura uniforme facilita os tratos culturais, e também o ciclo de todas as plantas chegarão ao mesmo tempo em determinada fase, como na dessecação, por exemplo.

Manejo

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Um dos fatores para favorecer a uniformidade é o plantio na profundidade ideal, não indo muito fundo, para que o tubérculo não tenha muita dificuldade de emergir. Antes disso, é claro, pontua Albanêz Souza, “é muito importante realizar um preparo de solo bem feito, a brotação uniforme dos tubérculos, levar em consideração a declividade do terreno no manejo fitossanitário e, principalmente, investir em cultivares melhoradas, o que fará uma grande diferença“, pontua.

Custo produtivo

Atualmente, o custo de produção da bataticultura pesa mais na aquisição das sementes, sendo os demais irrisórios, na opinião do especialista. “Cultivares melhoradas e outras específicas para determinada finalidade, como fritura, chips, exigem sementes de qualidade, o que faz o custo elevar um pouco“, diz.

A batata, entretanto, é extremamente responsiva aos investimentos realizados nela, como adubação, preparo de solo, irrigação, sementes de qualidade e tratamentos ideais, refletindo diretamente na produtividade, chegando ao teto máximo.

Evite erros

O preço da batata tem estimulado os produtores a plantar. Então, quando estão descapitalizados eles usam a batata consumo para plantar, acreditando ser uma economia, quando na verdade é um grande erro, porque a qualidade é totalmente comprometida.

“Outra questão lamentável são os duvidosos vendedores de sementes que vendem materiais de péssima qualidade como sendo superiores, o que afeta todo o negócio do produtor rural“, ressalta Albanêz Souza. Ele volta a ressaltar a importância de contar com empresas idôneas e conhecidas, para não comprar gato por lebre.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Remineralizadores de solo e seu uso na agricultura

Autor Mara Lúcia Martins Magela maralumm@hotmail.com Danyela Cristina Marques Pires Doutorandas em Agronomia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Regina Maria Quintão Lana...

O uso do Ciclus e o aumento de produtividade no campo

Após muitos trabalhos de pesquisa, a Café Brasil trouxe ao mercado mais um produto inovador, o Ciclus, um fertilizante de alto desempenho que tem dado o que falar entre os produtores.

Cobre é benéfico para a cultura da cebola

  Claudinei Kurtz Engenheiro agrônomo, doutor em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas e pesquisador da Epagri " EE Ituporanga kurtz@epagri.sc.gov.br   O cobre é um micronutriente...

Invasão de plantas daninhas e seu controle

As plantas indesejáveis apresentam grande rusticidade, e por isso capacidade de crescer em ambientes adversos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!