25.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesEscolha do suplemento ideal para o rebanho evita prejuízos na estiagem

Escolha do suplemento ideal para o rebanho evita prejuízos na estiagem

Divulgação

Manter o desempenho do rebanho durante o período de estiagem no Brasil tem sido um desafio para os pecuaristas, que procuram soluções eficazes para minimizar as perdas dessa época. A fase de transição das chuvas para a seca é parte importante do ciclo produtivo, por isso é essencial que o pecuarista esteja preparado para evitar prejuízos.

“Esse é um período de diminuição das chuvas, fato que ocorre sazonalmente em grande parte do território nacional, e por isso a perda na qualidade e quantidade das pastagens pode ser impactante para animais em regime de pastejo, caso não haja preparo adequado”, afirma a médica-veterinária e coordenadora de produtos da Connan, Júlia Marques.

No caso das pastagens, as principais consequências da estiagem são a perda de qualidade e quantidade de pasto disponível, que tendem a mudar do tom esverdeado para o amarelado, revelando sua diferente composição. “O pasto perde digestibilidade por causa do aumento de fibra indigestível, além de seu teor de proteína ser reduzido. Como resultado, a suplementação se torna ainda mais necessária para manter o consumo de alimentos, saúde e desempenho de todo o rebanho”, explica a coordenadora.

Uma das alternativas encontradas pelos pecuaristas para minimizar a diminuição de pasto disponível é a vedação, uma técnica que consiste em selecionar algumas áreas da fazenda e impedir o acesso dos animais. Esse método preserva as pastagens durante o período das chuvas para que estejam intactas quando chegar a seca. A vedação deve ser feita em até 60 dias antes do término do período de chuvas e início da estiagem.

“Essa estratégia preserva a massa de forragem que é essencial para a nutrição dos bovinos, fonte de fibra e energia. Mesmo que esteja seca, é possível seu aproveitamento combinado com o uso de suplementos formulados para o período seco, que complementam a alimentação e fornecem nutrientes essenciais como vitaminas, minerais, aminoácidos ou ricos em energia”, ressalta Júlia.

Segundo ela, os produtos indicados para este período possuem ingredientes e níveis de inclusão que propiciam melhor consumo, levando em consideração as condições dos pastos durante as secas. “É importante que os suplementos para a estiagem tenham proteína em sua composição, seja pela ureia ou por farelos proteicos, para suprir as faltas nutricionais das pastagens secas”, enfatiza.

A médica-veterinária ainda esclarece que o melhor momento da troca do suplemento escolhido para as chuvas para o das secas é durante o período de transição, quando os pastos ainda se encontram verdes, para evitar quedas de desempenho. “A troca deve ser realizada de maneira gradual, para que haja boa adaptação dos animais. É recomendado que, durante a primeira semana, o produtor misture um saco do suplemento novo com dois sacos do antigo, aumentando a proporção na segunda semana para dois sacos do novo para um do utilizado anteriormente. A partir da terceira semana, é possível fornecer o suplemento novo puro no cocho”.

Para minimizar os impactos que a estiagem traz à pastagem – e por consequência à nutrição do rebanho – a Connan tem em sua linha para criadores a Linha Torque, suplemento mineral proteico e proteico-energético, e os suplementos com ureia, desenvolvidos especialmente para o período seco. Além dos produtos, a empresa conta com técnicos especializados prontos para tirar as dúvidas do pecuarista, sempre que necessário.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nelore do Brasil anuncia mudanças no regulamento do Circuito Nelore de Qualidade 2023

A 25ª edição do campeonato terá adequações na faixa de peso para machos e nova premiação para animais terminados a pasto

1º Leilão Agro Solidário arrecada valores em prol das vítimas do RS

Diversos criadores das raças Nelore, Angus, Brahman e Simental juntam-se para realizar o 1º Leilão Agro Solidário, que terá 100% do valor arrecadado revertido...

Pecuaristas compartilham suas experiências no Circuito Silagem 360º

Iniciativa da Brevant® Sementes percorreu seis estados e mais de 16 mil quilômetros para traçar um panorama da comercialização e a rentabilidade do leite e da carne.

Estiagem: tecnologia ajuda prevenir queimadas em canaviais

Utilização de monitoramento rural permite detecção em tempo real de focos de incêndio em lavouras de cana-de-açúcar, prevenindo perdas irreversíveis e altos prejuízos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!