28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, junho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiEscolha o mulching correto para sua cultura

Escolha o mulching correto para sua cultura

 

Edson L. Damaglio

Engenheiro agrônomo e gerente técnico comercial da Electro Plastic

 

 Crédito Electro Plastic
Crédito Electro Plastic

O uso do mulching de polietileno vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional, seja pela necessidade de muitas regiões na economia de água, seja pela falta de mão de obra, ou ainda por muitos outros benefícios que a técnica pode ocasionar a dezenas de culturas que já se beneficiam de seu uso.

Inicialmente utilizando o mulching preto, essa técnica evoluiu e com novas pesquisas e aditivos já temos materiais com outras cores, com dupla face, com tempo de garantia maior, tudo visando colaborar com a técnica que ganha cada vez mais a atenção de grandes culturas, perenes ou não.

A escolha do mulching certo para cada cultivo deve começar pela determinação do fator que a técnica poderá melhor auxiliar. Por exemplo, se temos como fator de desafio o calor do verão, não adianta buscar no mulching preto a solução. Neste caso, o mulching preto e branco é o que poderá melhor auxiliar, propiciando o conforto térmico na superfície ou mesmo na área radicular. Em outra situação, em épocas não tão quentes, o mulching preto e prata tem demonstrado ganhos expressivos.

Mais durabilidade

Na questão da durabilidade temos que buscar o material que se encaixa melhor. Se buscamos um mulching para durar 12 meses ou mais, não faremos a escolha certa utilizando um filme convencional, pois apesar de poder aparentemente estar revestindo o solo, no momento de retirada do campo ele não terá resistência mecânica para tal, podendo causar dificuldades nessa tarefa, que é de suma importância, pois é de responsabilidade de todos os usuários não deixar resíduos no solo.

Para essas situações já existe o Eco Mulching preto e branco, ou preto e prata, que demonstra sua superioridade aos demais materiais. Em algumas áreas tem mais de 24 meses de aplicação no campo, sendo retirado sem problemas e não ficando resíduos no local.

Hora de escolher

A escolha do mulching correto pode ser orientada por um profissional da área ou pelas melhores revendas de filmes para cultivo protegido, lembrando que está disponível a linha Agroplás, com um leque completo para melhor atender as necessidades do produtor.

Não basta ter a ferramenta – temos que utilizá-la de maneira correta e com consciência para juntos buscarmos maior produtividade e lucratividade, mas nunca nos esquecendo da importância de investir em cultivos ecologicamente sustentáveis.

Essa matéria você encontra na edição de outubro  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivo de gengibre depende de cuidados no campo

O Espírito Santo é o maior Estado produtor de gengibre do País e a produtividade gira em torno de a 15 toneladas do produto fresco ou in natura e até três toneladas do produto já seco. O seu cultivo tem a finalidade medicinal, condimentar e aromática.

Fórum Brasileiro de Biodefensivos debate as perspectivas e os desafios do mercado dos biológicos na agricultura brasileira

Evento está programado para os dias 29 e 30 de agosto, em São Paulo, e reunirá os maiores especialistas num dos mercados que mais...

Algas proporcionam uniformização na germinação do eucalipto

  Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Pesquisadores aprovam o projeto agricultura, micro/nanotecnologia e ambiente

Um grupo de pesquisadores de sete instituições nacionais e uma internacional, coordenado pelo professor Leonardo Fraceto, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!