18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Espuma fenólica essencial para a hidroponia

Espuma fenólica essencial para a hidroponia

 

Nilton Nelio Cometti

Doutor e professor do Instituto Federal do Espírito Santo, a serviço do Ministério da Educação

nilton.cometti@gmail.com

 

Crédito - Floral Atlânta
Crédito – Floral Atlânta

A espuma fenólica é uma grande inovação para a produção de mudas em hidroponia devido à sua facilidade de uso, economicidade e prevenção de efeitos de contaminantes devido à sua esterilidade. Hoje, a espuma fenólica está associada à produção hidropônica em função das suas inúmeras vantagens.

 A espuma fenólica é, atualmente, o substrato com maior versatilidade, além de ser estéril, com boa retenção de água e drenabilidade. Mesmo com a desvantagem em função da alta acidez proveniente da fabricação e a necessidade de inúmeras lavagens, ainda é o substrato que permite alta eficiência na operacionalização do plantio, manuseio da muda e da colheita.

Opções

No Brasil, há poucas marcas de espuma fenólica no mercado. O que varia na opção de espuma fenólica é o tamanho das células, ou do recorte da placa, diferindo em tamanho conforme a necessidade da cultura. Geralmente as células possuem tamanhos de 2 x 2 x 2 cm, 3 x 3 x 4 cm, 3,5 x 3,5 x 4 cm, etc.

Respostas diretas

Quando uma espuma fenólica possui características equilibradas entre retenção de água e drenabilidade, o desenvolvimento das plantas é facilitado, alcançando o ótimo de crescimento. Entretanto, para que isso ocorra não pode haver interferência do pH, devendo a mesma ser embebida em solução alcalina e lavada amiúde, visando eliminar qualquer resíduo.

Manejo

O manejo da espuma fenólica é relativamente simples, devendo a placa ser embebida em solução alcalina e lavada com bastante água corrente antes da semeadura. Depois, deve ser irrigada com a própria solução nutritiva e colocada em ligeira declividade para evitar excesso de umidade e falta de oxigenação das raízes.

Antes do transplante das mudas, as células devem ser cuidadosamente destacadas, com o auxílio de uma lâmina. Durante o transplante, é importante que as raízes entrem em contato com a solução nutritiva que flui no canal de cultivo.

Custo-benefício

 

O custo da espuma fenólica é menor do que um centavo de Real, não impactando o preço do produto de forma sensível. Mesmo assim, os demais substratos demandam algum aparato, como bandejas, e costumam custar mais do que a espuma fenólica. Portanto, é mais que válido investir nas espumas fenólicas.

Essa matéria você encontra na edição de outubro  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Espuma fenólica essencial para a hidroponia