Essere Group

0
66
Kimberlit é uma das empresas do grupo Essere Group
Fotos: Divulgação

Composto por quatro unidades de negócios, Bionat Agro, Floema, Kimberlit Agrociências e Loyder, a holding prevê lançamentos de tecnologias inteligentes pelo alto desempenho no campo e expansão em território nacional.

Antonio Carlos de Gissi Junior, diretor Executivo & Comercial de Essere Group, holding recém-criada no Brasil, formada por Bionat Agro, Floema, Kimberlit Agrociências e Loyder, destaca: “Essere Group foi criada e prima pela gestão efetiva, sustentabilidade, conhecer os próprios números para garantir boas tomadas de decisões, preparar e investir em profissionais para a alavancagem de novos desafios, uma vez que o agro nacional só cresce, ano a ano, o que pede agilidade na percepção de mudanças para captar as oportunidades, sempre sabendo lidar com alterações de rumos”.

O crescimento das quatro unidades de negócios da holding é o grande propósito da holding. Luciano de Gissi, diretor de Operações, destaca: “A Bionat Agro prevê triplicar seu faturamento em 2021, com uma projeção de R$ 40 milhões em vendas e terá uma nova sede com 14.500 m², a partir do segundo semestre. A Floema terá sua frota ampliada e capacitada para transportar cargas refrigeradas, possibilitando entregar os produtos com a máxima qualidade. A Loyder está montando uma nova misturadora, que terá uma nova estrutura fabril com 6 mil m², capacidade de produção de 50 toneladas por hora com a tecnologia Haya e, conforme planejamento estratégico, até 2030 terá esse modelo replicado em um total de 10 unidades fabris pelo Brasil. A Kimberlit Agrociências prevê investimentos em uma nova estação de tratamento de água e melhorias no processo de produção. Temos também os propósitos de tornar a Bionat Agro a maior empresa de biológicos do Brasil; referendar a participação da Loyder no mercado nacional de fertilizantes de solo inteligentes e saúde vegetal; duplicar as equipes comerciais da Kimberlit Agrociências para consolidar a participação no mercado nacional, colocando-a entre as três maiores empresas de nutrição especializada e bioestimulantes do País”.

Centro de Serviços Compartilhados

Os chamados Centros de Serviços Compartilhados possuem importante papel nas corporações pela excelência de serviços e otimização dos resultados. Em alinhamento com essa premissa e de olho no amplo mercado do agro nacional e mundial, a Essere Group inaugurou o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) em busca de padronizar processos, obter dinamismo nas operações e investir fortemente em tecnologia aplicada para entregar cada vez mais valor às unidades de negócio da holding.

De acordo com Renato Peixoto, diretor Financeiro & Administrativo, Relacionamento com Investidores e do CSC: “Sob o ponto de vista de gestão aplicada, o CSC da Essere Group exerce papel fundamental e nasce para suportar uma forte expansão projetada pela holding nos próximos anos”.

Além disso, segundo Peixoto, com a abertura do CSC ocorrerão mudanças na forma de trabalhar, nas relações entre os departamentos, nos controles e nas rotinas diárias nas quatro unidades de negócios. Renato Peixoto destaca que todas as solicitações, por exemplo, serão feitas por meio de um sistema BPM (Business Process Management – Gerenciamento de Processos de Negócio), que consiste em um gerenciamento adaptável, que facilita os processos organizacionais.

E exemplifica: “Uma demanda do departamento de RH – da abertura de uma vaga, passando pelas várias fases do processo, como divulgação, captação, pré-seleção, testes de aptidão, análises técnicas até a contratação, será organizada por esse sistema. É importante entender que o BPM vai mapear 100% dos processos. Vamos automatizar tudo”.

Com a abertura do CSC, outro aspecto essencial diz respeito à mudança da cultura organizacional entre os colaboradores e gestores nas quatro unidades de negócios. O CSC chega para aumentar a segurança nos processos que serão iguais para todas as unidades de negócios.

Possui quase 40 colaboradores trabalhando no modelo híbrido (presencial e home office). Com estrutura física, incluindo as áreas de marketing, administração de vendas, supply chain, gestão de pessoas (RH), controladoria, sistemas de TI, administrativa e financeira, sua estrutura física inclui salas de videoconferência, salas de reuniões tradicionais e compartilhadas.

O CSC está operando em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. No futuro, será transformado em uma unidade de negócio para apoiar outras empresas do grupo.

Braços

As quatro unidades de negócios do Essere Group:

ð Bionat Agro – criada a partir da visão de futuro do agronegócio mundial e das necessidades manifestadas pelos agropecuaristas de todas as regiões brasileiras por produtos que potencializam os resultados no campo e que sejam sustentáveis. A Bionat trabalha em parceria com as maiores e mais renomadas instituições de pesquisas microbiológicas do País, como EMBRAPA, ESALQ/USP e Instituto Biológico.

ð Floema Logística – criada em 2019, a Floema Logística cumpre um papel muito similar ao da natureza: conecta as pontas da cadeia produtiva, cumprindo essa função estratégica no processo de entregar as soluções certas, no momento certo, e conservando sua melhor qualidade.

ð Kimberlit Agrociências – é uma das líderes na produção de fertilizantes a partir de tecnologia de ponta e inovação. Especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de soluções em nutrição e fisiologia vegetal, tem como foco o aumento da produtividade das lavouras, por meio do equilíbrio nutricional e estímulo fisiológico. Apoiada pelo sistema de gestão de qualidade ISO 9001, a Kimberlit investe constantemente em P&D de novos produtos.

ð Loyder – é uma empresa com foco no desenvolvimento de fertilizantes de solo inteligentes de alta eficiência e de tecnologias inovadoras que visam promover maior resistência das plantas aos estresses ambientais e ocasionados pelo homem (abióticos e bióticos), através da ativação do seu sistema de defesa, atuando diretamente na saúde vegetal.

Kimberlit é uma das empresas do grupo Essere Group