Estiagem: tecnologia ajuda prevenir queimadas em canaviais

0
28
Crédito: divulgação Egitron

O uso da tecnologia para auxiliar na prevenção e combate ao fogo em lavouras de cana-de-açúcar, tem se tornado uma estratégia muito eficaz. É o que afirma Seth Silva, diretor da Egitron Tecnologia, empresa especializada em monitoramento rural. De acordo com ele e os produtores rurais que têm apostado neste recurso, o benefício da solução valida o investimento. “Através da atuação e ações preventivas à ação do fogo nas lavouras, podem reduzir em até 70% os incêndios criminosos e as perdas significativas, pois além de inibir as práticas criminosas é possível identificar os focos logo no início bem como o local exato aonde iniciou o foco”, afirma Seth, complementando que com adoção de ações de combate ágeis, evita-se a propagação, minimizando o problema ao máximo.

Com atuação intensa em seis Estados brasileiros: SP, MT, MS, MG, TO e GO, a Egitron Tecnologia soma em seu portfólio mais de 60 mil hectares de lavouras protegidas pelo sistema de monitoramento remoto. O diretor explica que esta é uma estratégia funcional e prática. “As câmeras de alta definição e longo alcance são alimentadas pela luz solar e recebem comunicação por rádios específicos, sendo possível implantá-las em qualquer ponto da lavoura”. Este serviço de monitoramento rural da Egitron alcança distâncias de 5km à 30km nas propriedades e, com o funcionamento através de energia limpa e com impacto reduzido à natureza, torna-se um grande diferencial para empresas atentas a implantação da agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).

De acordo com divulgação recente da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, o volume de produção da cana de açúcar da safra 2021/22 sofreu uma queda de 10,6% em relação à colheita registrada na temporada passada, principalmente, devido às condições climáticas adversas registradas – em especial, à estiagem em 2021. A proteção contra o fogo nas lavouras faz-se então, uma estratégia indispensável para minimizar as perdas.