A Kynetec anuncia para o mês de novembro próximo a entrega de seu primeiro painel “Panorama do Mercado de Máquinas em Grãos”. A pesquisa, afirma a consultoria, tem por objetivo qualificar frotas ativas de tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras, equipamentos estratégicos à produção nos mais de 42 milhões de hectares cultivados com grãos (safra 2022-23). O levantamento mapeará ainda fatores que influenciam o produtor nas decisões de compra e troca de maquinário.
Gerente de atendimento da Kynetec, Luciana Neves adianta que o novo estudo trará à luz as motivações do produtor de grãos na hora de selecionar e escolher marcas comerciais de maquinário agrícola. “A apuração abrange preferências sobre produtos novos e usados, acessórios, tecnologia embarcada e potência de motores, por exemplo. Hábitos de manutenção, grau de satisfação do produtor com as máquinas da propriedade e sua intenção de compras futuras também estão no escopo da pesquisa.”
Ela acrescenta que o “Panorama do Mercado de Máquinas em Grãos” será ancorado em 2 560 entrevistas, presenciais, junto a produtores de 14 estados.
“Teremos um diagnóstico consolidado relacionado aos desafios atuais e futuros da cadeia de máquinas perante o produtor”, continua Luciana. “Um dos eixos centrais do painel desdobrará na imagem de marcas e na reputação de fabricantes, mas a pesquisa contribuirá também com informações relevantes a todos os elos da cadeia: empresas de agricultura de precisão, revendas e concessionárias, instituições financeiras e associações do setor de máquinas.”
Segundo Sarah Vicentini, coordenadora de atendimento da Kynetec, o estudo também fornecerá suporte à indústria de máquinas ante novas exigências de mercado que norteiam o avanço da sustentabilidade ambiental no campo. “Outros recortes relevantes servirão de base para a indústria reforçar posicionamentos de marcas e produtos e acelerar processos de inovação.”
Conforme Sarah, o painel de máquinas apontará tendências para o mercado de tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras, de agora aos próximos anos. Medirá, ainda, índices de intenção de compra de máquinas segundo o perfil demográfico de produtores: por município, mesorregião, idade, gênero, escolaridade, tempo na atividade, área cultivada e quantidade de máquinas na propriedade, entre outros pontos.
O diretor executivo da Kynetec na América Latina, André Dias, entende que o painel “resultará em novas oportunidades de negócios a todos os segmentos que formam a cadeia de máquinas agrícolas”. “Os dados tendem a sustentar estratégias efetivas de marketing e vendas, em um mercado no qual é forte a concorrência”, ressalta. “Empresas terão à mão informações seguras para direcionar campanhas frente às demandas mais relevantes dos clientes, assim como para aprimorar processos de produção”, finaliza Dias.