25.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiEvonik traz inovação para a Hortitec

Evonik traz inovação para a Hortitec

Foto Ana Maria Diniz
Foto Ana Maria Diniz

 

A Evonik é uma das maiores empresas de especialidades químicas do mundo, presente em mais de 100 países e com mais de 30 mil colaboradores, concentra-se nas megatendências de alto crescimento, sobretudo nas áreas de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização.No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no país e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais.

Segundo Azael Pizzolato Neto, engenheiro agrônomo e chefe de produto da Evonik, esta empresa sempre teve produtos muito fortes no mercado. “Costumamos vender matérias-primas, e lidávamos com poucos clientes. Mas, no mercado agrícola é diferente. Começamos no mercado florestal e introduzimos os produtos nas grandes empresas, mas como a intenção é atingir também as outras culturas agrícolas, como o mercado de hortifrúti e toda e qualquer cultura de alto valor agregado e/ou que envolva o plantio de mudas, percebemos que tínhamos restrições e que havia a necessidade de uma abrangência maior, e para isso precisávamos ter uma equipe forte“, relata.

Para alcançar seu objetivo, a Evonik buscou um parceiro também focado em especialidades agrícolas, com forte característica de entregar ao cliente uma solução inovadora e um serviço completo. “Começamos a procurar isso no mercado, quando encontramos a Defensive. Conhecemos de perto seu trabalho e vimos que eles eram os parceiros certos. Esta é uma empresa que temos a certeza que de que irão entregar os nossos produtos com confiança ao consumidor final“, afirma Azael Pizzolato Neto.

Portfólio

A linha de super absorventes para agricultura é constituída por basicamente dois produtos, o Stockosorb 660 e o Stockopam. “O Stockosorb 660 é um Polímero Superabsorvente altamente reticulado e capaz de absorver e disponibilizar às plantas um grande volume de água de até 300 vezes o seu próprio peso, desenvolvido especialmente para o uso agrícola. Este produto pertence à nova geração de super absorventes, com diferenciais únicos no mercado, começando pela sua composição, que é um poliacrilato de potássio e faz com que este não seja apenas um super absorvente de água, mas também uma fonte de nutrientes. Do total, 25% do peso do polímero é potássio prontamente disponível para a planta na forma de K2O“, informa Azael Pizzolato Neto, acrescentando como diferencial ser este um polímero orgânico e degradável.Outro diferencial é que este é um polímero livre de monômeros cancerígenos, e por este motivo, em muitos casos de certificações esse produto é permitido.

Além do Stockosorb, a Evonik conta com uma solução para irrigação, que é o aditivo para irrigação Stockopam, um espessante de água que aumenta a viscosidade e reduz a velocidade de percolação. “Assim conseguimos salvar algumas irrigações, em alguns casos em até 50%“, pondera o chefe adjunto da empresa.

Ele recomenda a aplicação do gel no plantio e garante que assim a muda não sofrerá estresse hídrico, por ter água e nutrientes disponibilizados na hora certa, resultando em uma planta mais vigorosa, resistente a estresses hídricos e a doenças, refletindo em maiores produtividades.

A Evonik e a Defensive entregam uma solução levando em consideração três aspectos: as condições de plantio ou de manejo de solo,o sistema de aplicação e a cultura que será implantada naquele local. Só depois é recomendada a dosagem egranulometria exata, como por exemplo, “a granulometria pó, é recomendada para tratamentos de sementes, a micro para aplicação do gel na forma pré-hidratada e a granulometria XL para se misturar ao adubo“, identifica Azael Pizzolato Neto.

Hortitec 2015

Para a Evonik, o balanço da Hortitec foi muito positivo. “Esse é, de fato, o melhor lugar para o lançamento da parceria. A feira tem alto nível tecnológico, onde os produtores procuram por soluções inovadoras. Não participamos da Hortitec para vender um produto, mas sim para expor soluções, que inclui sistema de aplicação, de produto e o pós-venda.E nesta parceria com a empresa Defensive, conseguiremos entregar tudo isso aos nossos clientes“, conclui Azael Pizzolato Neto.

 

 

Contatos:

azael.pizzolato@evonik.com

www.evonik.com.br

 

defensive@defensive.com.br

www.defensive.com.br

 

Essa matéria você encontra na edição de julho da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pesquisa utiliza irrigação com água salina para produção de mini melancias

É muito comum encontrar, nas regiões semiáridas, problemas relacionados à salinização de água e do solo. Em algumas localidades, existe água de baixa qualidade...

Fórum Brasileiro de Biodefensivos debate as perspectivas e os desafios dos biológicos

  O Fórum Brasileiro de Biodefensivos, acontece nos dias 29 e 30 de agosto, em São Paulo Com o objetivo de reunir toda a cadeia produtiva...

Sistema aberto ou fechado – Qual o melhor para o morango?

Em muitos países tem se utilizado a solução do drenado, tanto em sistemas fechados recirculantes como o seu recolhimento para a posterior utilização em outras culturas. As calhas, por possuírem uma estrutura rígida, são interessantes neste sistema, facilitando a aplicação da declividade adequada para seu escorrimento.

Inovações da pesquisa agropecuária estão na Nano Tradeshow

  Na primeira feira do Brasil voltada ao mercado de nanotecnologia, a Embrapa Instrumentação (São Carlos " SP) apresenta resultados de pesquisa que vão promover...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!