Inicio Revistas Hortifrúti Evonik traz inovação para a Hortitec

Evonik traz inovação para a Hortitec

0
196
Foto Ana Maria Diniz
Foto Ana Maria Diniz

 

A Evonik é uma das maiores empresas de especialidades químicas do mundo, presente em mais de 100 países e com mais de 30 mil colaboradores, concentra-se nas megatendências de alto crescimento, sobretudo nas áreas de saúde, nutrição, eficiência de recursos e globalização.No Brasil, a história da Evonik Industries, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 600 colaboradores no país e seus produtos são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais.

Segundo Azael Pizzolato Neto, engenheiro agrônomo e chefe de produto da Evonik, esta empresa sempre teve produtos muito fortes no mercado. “Costumamos vender matérias-primas, e lidávamos com poucos clientes. Mas, no mercado agrícola é diferente. Começamos no mercado florestal e introduzimos os produtos nas grandes empresas, mas como a intenção é atingir também as outras culturas agrícolas, como o mercado de hortifrúti e toda e qualquer cultura de alto valor agregado e/ou que envolva o plantio de mudas, percebemos que tínhamos restrições e que havia a necessidade de uma abrangência maior, e para isso precisávamos ter uma equipe forte“, relata.

Para alcançar seu objetivo, a Evonik buscou um parceiro também focado em especialidades agrícolas, com forte característica de entregar ao cliente uma solução inovadora e um serviço completo. “Começamos a procurar isso no mercado, quando encontramos a Defensive. Conhecemos de perto seu trabalho e vimos que eles eram os parceiros certos. Esta é uma empresa que temos a certeza que de que irão entregar os nossos produtos com confiança ao consumidor final“, afirma Azael Pizzolato Neto.

Portfólio

A linha de super absorventes para agricultura é constituída por basicamente dois produtos, o Stockosorb 660 e o Stockopam. “O Stockosorb 660 é um Polímero Superabsorvente altamente reticulado e capaz de absorver e disponibilizar às plantas um grande volume de água de até 300 vezes o seu próprio peso, desenvolvido especialmente para o uso agrícola. Este produto pertence à nova geração de super absorventes, com diferenciais únicos no mercado, começando pela sua composição, que é um poliacrilato de potássio e faz com que este não seja apenas um super absorvente de água, mas também uma fonte de nutrientes. Do total, 25% do peso do polímero é potássio prontamente disponível para a planta na forma de K2O“, informa Azael Pizzolato Neto, acrescentando como diferencial ser este um polímero orgânico e degradável.Outro diferencial é que este é um polímero livre de monômeros cancerígenos, e por este motivo, em muitos casos de certificações esse produto é permitido.

Além do Stockosorb, a Evonik conta com uma solução para irrigação, que é o aditivo para irrigação Stockopam, um espessante de água que aumenta a viscosidade e reduz a velocidade de percolação. “Assim conseguimos salvar algumas irrigações, em alguns casos em até 50%“, pondera o chefe adjunto da empresa.

Ele recomenda a aplicação do gel no plantio e garante que assim a muda não sofrerá estresse hídrico, por ter água e nutrientes disponibilizados na hora certa, resultando em uma planta mais vigorosa, resistente a estresses hídricos e a doenças, refletindo em maiores produtividades.

A Evonik e a Defensive entregam uma solução levando em consideração três aspectos: as condições de plantio ou de manejo de solo,o sistema de aplicação e a cultura que será implantada naquele local. Só depois é recomendada a dosagem egranulometria exata, como por exemplo, “a granulometria pó, é recomendada para tratamentos de sementes, a micro para aplicação do gel na forma pré-hidratada e a granulometria XL para se misturar ao adubo“, identifica Azael Pizzolato Neto.

Hortitec 2015

Para a Evonik, o balanço da Hortitec foi muito positivo. “Esse é, de fato, o melhor lugar para o lançamento da parceria. A feira tem alto nível tecnológico, onde os produtores procuram por soluções inovadoras. Não participamos da Hortitec para vender um produto, mas sim para expor soluções, que inclui sistema de aplicação, de produto e o pós-venda.E nesta parceria com a empresa Defensive, conseguiremos entregar tudo isso aos nossos clientes“, conclui Azael Pizzolato Neto.

 

 

Contatos:

azael.pizzolato@evonik.com

www.evonik.com.br

 

defensive@defensive.com.br

www.defensive.com.br

 

Essa matéria você encontra na edição de julho da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

SEM COMENTÁRIO