24.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoExpedição Safra vai a Rússia e Israel acompanhar produção de trigo e...

Expedição Safra vai a Rússia e Israel acompanhar produção de trigo e irrigação de precisão

Projeto técnico-jornalístico vai conferir ainda a demanda por proteína animal brasileira no leste-europeu na última etapa da edição 2016-17

EXPEDIÇÃO SAFRA - PARANA - TRIGO NA REGIAO DE GUARAPUAVA
EXPEDIÇÃO SAFRA – PARANA – TRIGO NA REGIAO DE GUARAPUAVA

A Expedição Safra 2016-17 volta à estrada esta semana para conferir produção, demanda e uso de tecnologias agrícolas em Israel e na Rússia. As visitas internacionais fazem parte dos roteiros extraordinários, que têm como foco debater mercado e relações de consumo no agronegócio mundial. Desde o início da temporada, o projeto técnico-jornalístico já percorreu 12 estados brasileiros e as principais regiões produtoras de grãos do Paraguai, Argentina, Uruguai e Estados Unidos.

Como grande produtor de grãos e proteína animal do mercado global, o Brasil precisa entender o lado da demanda, dos principais consumidores e de potenciais compradores. E buscar novas tecnologias para continuar ganhando produtividade também é importante“, explica o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

Em Israel, país que se auto-intitula a nação das startups, a equipe confere o desenvolvimento de novas soluções para o agronegócio, como o uso de tecnologia agrícola de precisão para fertirrigação. A técnica, que permite a aplicação simultânea de água e fertilizantes, é bastante indicada para regiões de clima árido e semiárido.

EXPEDIÇÃO SAFRA - PARANA - TRIGO NA REGIAO DE GUARAPUAVA
EXPEDIÇÃO SAFRA – PARANA – TRIGO NA REGIAO DE GUARAPUAVA

Na Rússia, a produção de trigo é o principal assunto em pauta. O país tem potencial para colher até 77,5 milhões de toneladas do cereal em 2017 (aumento de 49% nas últimas cinco safras) e inundar o mercado externo com 31,5 milhões de toneladas (+ 69% no período), de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o USDA. Se a projeção se concretizar, a Rússia vai consolidar a liderança mundial na exportação de trigo e mexer com a organização do mercado global.

O Brasil é altamente dependente do trigo internacional porque produz 6 milhões de toneladas ao ano e consome mais de 12 milhões de toneladas. O cereal russo ainda não chega ao mercado brasileiro, mas o país pode se tornar fornecedor“, avalia Ferreira. A Expedição Safra investiga ainda o potencial da Rússia como consumidor de proteína animal brasileira, principalmente de carne suína e de frango.

——————————————

Sobre a Expedição Safra

Na estrada há 11 temporadas, a Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. Iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo, a sondagem periódica percorre 15 estados brasileiros, mais as principais regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), Ásia (China e Índia) e ao Canal do Panamá.

Informações para a imprensa

Centro de Comunicação

Camila Tsubauchi | Bruna Robassa

camilats@centrodecomunicacao.com.br

Tel.: +55 (41) 3018.8062 | 9 9972.1904

ARTIGOS RELACIONADOS

O cultivo e o mercado de goiabas no Brasil

Luiza Rocha Ribeiro Engenheira agrônoma e mestranda em Horticultura - UNESP/Botucatu luh_ribeiro@hotmail.com A goiabeira (Psidium guajava L.) é uma planta da família das Mirtáceas e ocupa lugar...

Recipientes de papel biodegradável na produção de mudas florestais

David Pessanha Siqueira Engenheiro agrônomo e mestre em Produção Vegetal pessanhasdavid@hotmail.com Em um viveiro de produção de mudas florestais, muitos fatores influenciam a qualidade final, dentre eles:...

Principais cultivares de couve-flor e sua época de plantio

A couve-flor (Brassica oleracea var. Botrytis) é uma das hortaliças mais consumidas ofertadas aos brasileiros. Apresenta alto valor nutritivo e comercial, é rica em cálcio e fósforo e fonte de folato e vitamina C. A parte comestível é a inflorescência (conjunto de floretes) ainda imatura, antes da abertura das flores.

Manganês influencia no controle das doenças na batata

  Emanuel Alexandre Coutinho Pereira Consultor de Vendas da Agrozap para HF Renato Passos Brandão Gestor Agronômico da Bio Soja   Os nutrientes, elementos químicos essenciais à vida das plantas,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!