27.2 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMercadoExpedição Safra vai a Rússia e Israel acompanhar produção de trigo e...

Expedição Safra vai a Rússia e Israel acompanhar produção de trigo e irrigação de precisão

Projeto técnico-jornalístico vai conferir ainda a demanda por proteína animal brasileira no leste-europeu na última etapa da edição 2016-17

EXPEDIÇÃO SAFRA - PARANA - TRIGO NA REGIAO DE GUARAPUAVA
EXPEDIÇÃO SAFRA – PARANA – TRIGO NA REGIAO DE GUARAPUAVA

A Expedição Safra 2016-17 volta à estrada esta semana para conferir produção, demanda e uso de tecnologias agrícolas em Israel e na Rússia. As visitas internacionais fazem parte dos roteiros extraordinários, que têm como foco debater mercado e relações de consumo no agronegócio mundial. Desde o início da temporada, o projeto técnico-jornalístico já percorreu 12 estados brasileiros e as principais regiões produtoras de grãos do Paraguai, Argentina, Uruguai e Estados Unidos.

Como grande produtor de grãos e proteína animal do mercado global, o Brasil precisa entender o lado da demanda, dos principais consumidores e de potenciais compradores. E buscar novas tecnologias para continuar ganhando produtividade também é importante“, explica o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

Em Israel, país que se auto-intitula a nação das startups, a equipe confere o desenvolvimento de novas soluções para o agronegócio, como o uso de tecnologia agrícola de precisão para fertirrigação. A técnica, que permite a aplicação simultânea de água e fertilizantes, é bastante indicada para regiões de clima árido e semiárido.

EXPEDIÇÃO SAFRA - PARANA - TRIGO NA REGIAO DE GUARAPUAVA
EXPEDIÇÃO SAFRA – PARANA – TRIGO NA REGIAO DE GUARAPUAVA

Na Rússia, a produção de trigo é o principal assunto em pauta. O país tem potencial para colher até 77,5 milhões de toneladas do cereal em 2017 (aumento de 49% nas últimas cinco safras) e inundar o mercado externo com 31,5 milhões de toneladas (+ 69% no período), de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o USDA. Se a projeção se concretizar, a Rússia vai consolidar a liderança mundial na exportação de trigo e mexer com a organização do mercado global.

O Brasil é altamente dependente do trigo internacional porque produz 6 milhões de toneladas ao ano e consome mais de 12 milhões de toneladas. O cereal russo ainda não chega ao mercado brasileiro, mas o país pode se tornar fornecedor“, avalia Ferreira. A Expedição Safra investiga ainda o potencial da Rússia como consumidor de proteína animal brasileira, principalmente de carne suína e de frango.

——————————————

Sobre a Expedição Safra

Na estrada há 11 temporadas, a Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. Iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo, a sondagem periódica percorre 15 estados brasileiros, mais as principais regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), Ásia (China e Índia) e ao Canal do Panamá.

Informações para a imprensa

Centro de Comunicação

Camila Tsubauchi | Bruna Robassa

camilats@centrodecomunicacao.com.br

Tel.: +55 (41) 3018.8062 | 9 9972.1904

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizante com ação bioestimulante é nova estratégia em HF

Rodrigo TakashiMarukiMiyake Engenheiro agrônomo e doutor em produção vegetal William Hiroshi SuekaneTakata Biólogo e doutor em Horticultura takata@unoeste.br Está disponível para o setor de hortaliças e frutas um fertilizante...

Irrigação por gotejamento dobra produtividade de tomate e reduz custos na lavoura

Economia de água atrai interesses dos agricultores e é alternativa em tempo de crise hídrica Na Fazenda Alegre, localizada em Itaberaí a 92 km da...

Irrigação por gotejamento em uvas viníferas

A irrigação por gotejamento nas vinhas não é apenas uma técnica, é a sinfonia silenciosa que nutre cada cacho, elevando a produção de uvas viníferas a uma obra-prima.

Tradecorp lança Gama Phylgreen, fertilizantes especiais à base de algas, que aumentam potencial produtivo das culturas

Direto do mar da Irlanda para o Brasil, Phylgreen reduz efeitos do estresse causado por fatores climáticos, químicos e mecânicos Fertilizantes especiais com base em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!