27.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Expo Horta entra em sua 4ª edição com muito sucesso

Expo Horta entra em sua 4ª edição com muito sucesso

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

O dia 18 de agosto foi marcado pela Expo Horta, evento que reuniu em Uberlândia (MG), na Fazenda Lages Olhos D’água, os principais produtores e viveiristas da região para verem na prática as últimas novidades para sua atividade. Ao todo, 55 visitantes presenciaram o evento.

A Expo Horta costuma acontecer a cada dois anos e essa foi a quarta edição do evento, que atraiu olhares interessados nas tecnologias expostas ali mesmo. O evento é realizado pela Hortiflora, e contou com os parceiros: Sakata, Bayer, Alltech, GinegarPolysack, SQMVitas e Technes.

 Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

“Demos destaque principalmente à cultura de folhosas, alface, couve, espinafre, agrião, rabanete e brócolis. Começamos os plantios em junho, por etapas, e ficamos orgulhosos com o resultado“, conta Luiz Henrique Alves, sócio-gerente da Hortiflora.

O evento reuniu produtores de folhosas e viveiristas da região, como Uberlândia, Araguari e Uberaba. “Nosso objetivo é divulgar novas tecnologias em sementes, com a Sakata, produtos inovadores na linha de defensivos agrícolas, mostrados pela Bayer, novidades em foliares, com a Alltech, as linhas de adubação, fertirrigação e adubos de base, com a SQM, os telados e mulchings, com a Ginegar Polysack, e os condicionadores de solo e substratos com a Technes“, enumera Cecília Alves Bittar, engenheira agrônoma e gerente comercial da Hortiflora, responsável por iniciar o evento.

 Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Facilidade para o produtor rural

A principal ideia da Expo Horta foi reunir soluções que trouxessem mais facilidade para os produtores no manejo das culturas, resultando em melhor produtividade e custo-benefício. “Estamos trabalhando com empresas que oferecem produtos focados em folhosas, mais acessíveis e com novas tecnologias. Foram grupos de 12 pessoas que passaram pelas estações no campo, todos atentos e curiosos por novas tecnologias que pudessem ser implantadas em suas lavouras“, diz Cecília Alves.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Qualidade que se vê

João Ferreira de Araújo Filho é o proprietário da fazenda onde aconteceu o evento, e comercializa sua produção de folhosas com o nome Via Verde Hortaliças. Ele conta que o manejo adotado na produção exposta para os visitantesfoi praticamente o mesmo utilizado no restante da propriedade, mas, com um acompanhamento mais criterioso naqueles locais, devido ao evento.

“Quando usamos a tecnologia de forma mais ampla, evidentemente teremos uma hortaliça de melhor qualidade.Achei que tudo foi de grande proveito. Começamos os preparativos para o evento há 60 dias, e então eu pude conhecer os resultados de produtos que antes eu não utilizava, mas que passei a adotar na lavoura. Busco sempre por novas tendências e conhecimentos para agregar à função do dia a dia, e estou feliz com os resultados“, finaliza.

 Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Parcerias de resultado

A Alltech esteve presente na Expo Horta apresentando produtos de alta performance e tecnologias em nutrição vegetal, cuja base é o aminoácido, via fermentação de levedura; performance, via precursores hormonais; e proteção, composta por condicionadores de solo e produtos biológicos.

A Bayer focou a cultura da alface e o brócolis, abordando a proteção de cultivos com inseticidas e fungicidas, além do manejo de bactérias com Bayfolan e Serenade, produtos lançamentos à base de cobre líquido com aminoácidos. Também foram expostos os produtos à base de Bacillus com zero de carência, que podem ser trabalhados até dois dias antes da colheita, livre de qualquer problema com residual.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

A Ginegar Polysack levou sua tela ChromatiNet Leno vermelha, com 20% de sombreamento e função anti-granizo, com diferencial em difusão de luz, espalhando a luminosidade e bloqueando parcialmente o ultravioleta, beneficiando a produção agrícola.

A Sakata esteve presente expondo suas sementes de última geração, com opções para as condições regionais. O leque de produtos está disponível para todas as culturas, em especial as brássicas e folhosas, com variedades de alface crespa, americana, lisa e mimosa, com boa adaptação ao período chuvoso e tolerância às bactérias, que são as principais dificuldades do produtor.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

O foco da SQMVitas foi o manejo nutricional via fertirrigação e granulados de cobertura via nitrogênio e potássio equilibrado nas várias fases do ciclo para conseguir atender as necessidades da planta. A empresa tem um portfólio completo com mais de 120 fórmulas.

Já a Technes focou o composto orgânico para estruturação de solo e os ácidos húmicos e fúlvicos na forma líquida. O campo demonstrativo também contou com o Aminon-25, um fertilizante organomineral foliar, totalmente solúvel em água, facilmente absorvido por folhas e caules das plantas; e o Ribumin Max, elaborado com matéria orgânica ativa concentrada de alta qualidade, criando condições favoráveis ao pleno desenvolvimento radicular.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Essa matéria você encontra na edição de outubro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Expo Horta entra em sua 4ª edição com muito sucesso