19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, março 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiExpocaccer - O pilar do Seminário do Café

Expocaccer – O pilar do Seminário do Café

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

A Expocaccer, um braço da Federação dos Cafeicultores, esteve presente no Seminário do Café oferecendo apoio logístico de estratégia à Acarpa para a realização do evento. “Fizemos um concurso de café entre os associados da Expocaccer. Ao todo são 550 cooperados. Em 2017 foi o primeiro concurso de qualidade que realizamos, e os ganhadores foram a Família Guimarães, sendo o primeiro colocado na categoria cereja natural.Francisco Pero Campus, produtor de Patos de Minas (MG), foi campeão na categoria cereja descascado“, relata Ricardo dos Santos Bartollo, cafeicultor e presidente da Expocaccer ” Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado.

Nesse ano foi realizado um leilão dos cafés classificados, com as cinco melhores amostras dos mesmos e houve grande procura e concorrência, com sacas sendo vendidas a R$ 3.200,00.

“Tivemos uma procura efetiva dos compradores de cafés especiais. Os lotes foram pequenos, de cinco sacas, o que valorizou ainda mais o café como especial e raro, e acabou dando muito resultado. A média do leilão foi muito boa, e o resultado para o produtor foi muito interessante. Tivemos um grupo de russos comprando, assim como exportadores da Europa e do Japão, enfim, uma diversidade de interessados pelo mundo“, orgulha-se Ricardo Bartollo.

Ricardo Bartollo, presidente da Expocaccer - Crédito Luize Hess
Ricardo Bartollo, presidente da Expocaccer – Crédito Luize Hess

O Cerrado Mineiro

Os associados da Expocaccer estão 100% situados no Cerrado Mineiro, condição essencial para se filiar. Pela primeira vez a Expocaccer realizou uma feira de negócios com trocas de café. As empresas ofereceram vantagens comerciais, ofertas e descontos exclusivos para negócios durante o Seminário, um atrativo para os produtores.

“Nossa região é conhecida mundialmente como produtora de cafés especiais. Produzimos cafés iguais ou superioresaos melhores do mundo. Inclusive, substituímos na Nespresso um café colombiano por blends do Cerrado Mineiro“, relata o presidente da Expocaccer.

 

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Haifa – Novidades em fertilizantes especiais

  As novidades da Haifa apresentadas na Hortitec 2015 foram os fertilizantes de liberação controlada, em destaque a linha Multicote. A combinação de diferentes matérias-primas...

7ª edição da Tecnoalta começou nesta quinta-feira

Maior feira de tecnologia do nortão do estado tem como principal foco a realização de negócios; sistema Famato é parceiro nesta edição

Taminco e Eastman Chemical Company – O elo forte da horticultura

  Este é o 10° ano de participação da Taminco na Hortitec, e o segundo como subsidiária da Eastman Chemical Company, empresa que adquiriu a...

Recursos de R$ 6,3 bilhões são disponibilizados para café

Produtores, indústrias e exportadores de café já podem acessar recursos disponíveis nas 44 instituições habilitadas para operar com as linhas de crédito do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para a safra 2023/2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!