29.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 4, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosExpocafé difunde tecnologias para o segmento

Expocafé difunde tecnologias para o segmento

Crédito Divulgação

Considerada a maior feira da cafeicultura no Brasil, a Expocafé é uma das principais difusoras de tecnologias no segmento e reúne, anualmente, cafeicultores, representantes da indústria e visitantes diversos.
A exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura, aliada a uma programação técnica de alto nível e a demonstrações das tecnologias em campo, fazem da Expocafé uma referência no setor.
Para 2022, com a melhora nos indicadores da Covid-19 e de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias, a retomada das atividades presenciais da feira foi retomada no Campo Experimental da Epamig em Três Pontas, de 24 a 27 de maio. Ao mesmo tempo será mantida a programação virtual, entre os dias 16 e 20 de maio, possibilitando a interação com públicos de diferentes regiões.
No dia 24 de maio, um dia antes da abertura oficial da feira, vai ocorrer o 11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, também no Campo da Epamig de Três Pontas (MG). O Simpósio, que reúne pesquisadores, professores, técnicos, produtores e estudantes, é exclusivo para participantes previamente inscritos.
Uma semana antes da feira, vai ao ar o Encontro Técnico, destinado a participantes com inscrição prévia.

Equidade na cafeicultura

A segunda edição da Expocafé Mulheres será um dos destaques da Expocafé 2022. “A grande novidade é a inauguração deste espaço para atender, de maneira presencial, as mulheres do café, com intuito de dar maior visibilidade para essa atuação feminina em toda a cadeia produtiva, ‘porteira adentro e porteira afora’”, explica a pesquisadora da Embrapa Café/ EPAMIG, Helena Maria Ramos Alves, uma das coordenadoras da Expocafé Mulheres.
A equidade de gênero é um dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o objetivo de promover o debate e estimular a equidade na cafeicultura, a Expocafé Mulheres foi integrada à programação oficial da Expocafé em 2021. “É mais um esforço na busca por oportunidades iguais. Sabemos que o caminho é longo, os dados do último Censo Agropecuário do IBGE, publicados em 2019, comprovam isso, mas estamos incentivando e apoiando as mulheres que integram a nossa cafeicultura ou querem fazer parte dela em algum segmento”, argumenta Helena.

Programação

A programação contará com palestras, painéis, minicursos, atendimentos personalizados e visitas técnicas guiadas, nas quais os expositores farão uma apresentação diferenciada de produtos e tecnologias para as cafeicultoras. “Teremos ao lado do estande da Epamig um espaço reservado para receber as visitantes da Expocafé, sejam elas trabalhadoras rurais, produtoras, baristas, exportadoras, prestadoras de serviço e demais interessadas. Além de palestras e convidadas especiais, estamos preparando um ambiente agradável, informal e diversificado, para conhecermos, escutarmos e identificarmos as principais demandas dessas mulheres”, completa Helena Alves.
Dentre as presenças já confirmadas na edição presencial da Expocafé Mulheres está a da cafeicultora Maria Helena Brunelli, da Fazenda Três Porteiras e do Café Brunelli, no município de Ingaí no Sul de Minas, que compartilhará sua experiência na produção de cafés especiais.
O evento contará também com uma programação online, a ser realizada no dia 18 de maio. O cronograma completo das atividades será divulgado em breve.

Realização

A Expocafé Mulheres tem como parceiras a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Emater-MG, a Embrapa Café e a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel).
A Expocafé é uma realização da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e do Governo de Minas Gerais em parceria com a Prefeitura de Três Pontas, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Emater-MG e Consórcio Pesquisa Café.

Expocafé 2022

A Expocafé 2022 será no formato expandido, com atividades virtuais e presenciais. A programação terá início com o 3º Encontro Técnico, que será online no período de 10 a 12 de maio.
O evento presencial começa no dia 24 de maio, com o 11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, destinado a participantes previamente inscritos. Entre os dias 25 a 27 de maio, de 8h às 18h, a feira estará aberta ao público com atividades técnicas, demonstrações de campo e exposição de máquinas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cooxupé anuncia datas da Feira do Cerrado e da Femagri

Em 2024, a novidade é que o evento de Monte Carmelo acontecerá primeiro, nos dias 7 e 8 de fevereiro; já o encontro no Sul de Minas será em março.

Mulheres mostram força na cafeicultura brasileira

Painel “Mulheres na cafeicultura brasileira” foi um dos destaques dos 25 anos da Fenicafé, que acontece até quinta-feira (07), em Araguari, no Triângulo Mineiro.

Bacillus spp. é um gênero de bactérias para muitas tecnologias

O gênero Bacillus spp. destaca-se como uma valiosa fonte de inovação para diversas tecnologias, oferecendo soluções biotecnológicas que impactam positivamente setores variados.

Fenicafé divulga programação oficial

Painéis, debates e workshops fazem parte do maior evento de cafeicultura irrigada do país

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!