27.7 C
São Paulo
sábado, maio 21, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Eventos Expocafé difunde tecnologias para o segmento

Expocafé difunde tecnologias para o segmento

Crédito Divulgação

Considerada a maior feira da cafeicultura no Brasil, a Expocafé é uma das principais difusoras de tecnologias no segmento e reúne, anualmente, cafeicultores, representantes da indústria e visitantes diversos.
A exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura, aliada a uma programação técnica de alto nível e a demonstrações das tecnologias em campo, fazem da Expocafé uma referência no setor.
Para 2022, com a melhora nos indicadores da Covid-19 e de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias, a retomada das atividades presenciais da feira foi retomada no Campo Experimental da Epamig em Três Pontas, de 24 a 27 de maio. Ao mesmo tempo será mantida a programação virtual, entre os dias 16 e 20 de maio, possibilitando a interação com públicos de diferentes regiões.
No dia 24 de maio, um dia antes da abertura oficial da feira, vai ocorrer o 11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, também no Campo da Epamig de Três Pontas (MG). O Simpósio, que reúne pesquisadores, professores, técnicos, produtores e estudantes, é exclusivo para participantes previamente inscritos.
Uma semana antes da feira, vai ao ar o Encontro Técnico, destinado a participantes com inscrição prévia.

Equidade na cafeicultura

A segunda edição da Expocafé Mulheres será um dos destaques da Expocafé 2022. “A grande novidade é a inauguração deste espaço para atender, de maneira presencial, as mulheres do café, com intuito de dar maior visibilidade para essa atuação feminina em toda a cadeia produtiva, ‘porteira adentro e porteira afora’”, explica a pesquisadora da Embrapa Café/ EPAMIG, Helena Maria Ramos Alves, uma das coordenadoras da Expocafé Mulheres.
A equidade de gênero é um dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o objetivo de promover o debate e estimular a equidade na cafeicultura, a Expocafé Mulheres foi integrada à programação oficial da Expocafé em 2021. “É mais um esforço na busca por oportunidades iguais. Sabemos que o caminho é longo, os dados do último Censo Agropecuário do IBGE, publicados em 2019, comprovam isso, mas estamos incentivando e apoiando as mulheres que integram a nossa cafeicultura ou querem fazer parte dela em algum segmento”, argumenta Helena.

Programação

A programação contará com palestras, painéis, minicursos, atendimentos personalizados e visitas técnicas guiadas, nas quais os expositores farão uma apresentação diferenciada de produtos e tecnologias para as cafeicultoras. “Teremos ao lado do estande da Epamig um espaço reservado para receber as visitantes da Expocafé, sejam elas trabalhadoras rurais, produtoras, baristas, exportadoras, prestadoras de serviço e demais interessadas. Além de palestras e convidadas especiais, estamos preparando um ambiente agradável, informal e diversificado, para conhecermos, escutarmos e identificarmos as principais demandas dessas mulheres”, completa Helena Alves.
Dentre as presenças já confirmadas na edição presencial da Expocafé Mulheres está a da cafeicultora Maria Helena Brunelli, da Fazenda Três Porteiras e do Café Brunelli, no município de Ingaí no Sul de Minas, que compartilhará sua experiência na produção de cafés especiais.
O evento contará também com uma programação online, a ser realizada no dia 18 de maio. O cronograma completo das atividades será divulgado em breve.

Realização

A Expocafé Mulheres tem como parceiras a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Emater-MG, a Embrapa Café e a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel).
A Expocafé é uma realização da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e do Governo de Minas Gerais em parceria com a Prefeitura de Três Pontas, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Emater-MG e Consórcio Pesquisa Café.

Expocafé 2022

A Expocafé 2022 será no formato expandido, com atividades virtuais e presenciais. A programação terá início com o 3º Encontro Técnico, que será online no período de 10 a 12 de maio.
O evento presencial começa no dia 24 de maio, com o 11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, destinado a participantes previamente inscritos. Entre os dias 25 a 27 de maio, de 8h às 18h, a feira estará aberta ao público com atividades técnicas, demonstrações de campo e exposição de máquinas.

Inicio Eventos Expocafé difunde tecnologias para o segmento