20.7 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasExportações dos Cafés do Brasil batem recorde histórico

Exportações dos Cafés do Brasil batem recorde histórico

Café – Créditos: shutterstock

Apesar da pandemia de Covid-19 e seus respectivos impactos na economia global, com a adoção de medidas de prevenção em diversos países, as exportações dos Cafés do Brasil no ano de 2020 atingiram o maior volume de sua história, com o equivalente a 44,5 milhões de sacas de café de 60kg, somados cafés verde, solúvel e torrado & moído, o que representou um aumento de 9,4% em relação às exportações brasileiras de café em 2019.

Desse total, foram 79,7% de café arábica, 11,1% de conilon e 9,2% de cafés industrializados.

Do total dos Cafés do Brasil exportados em 2020, os cafés industrializados foram responsáveis pelo volume equivalente a 4,1 milhões de sacas, um aumento de 2,3% em relação a 2019. As exportações de café verde atingiram 40,4 milhões de sacas, um crescimento de 10,2% em relação a 2019.

Dentre as exportações de café verde o arábica foi responsável pela venda ao exterior de 35,5 milhões de sacas, volume que representou uma alta de 8,4% em relação a 2019 e o recorde histórico anual para exportações dessa variedade.

O café da espécie conilon teve 4,9 milhões de sacas exportadas no ano, o que representou um aumento de 24,3% em relação ao ano passado, além de também ser o maior volume já registrado em um ano nas exportações dessa espécie.

A receita cambial gerada pelas exportações dos Cafés do Brasil em 2020 foi de US﹩ 5,6 bilhões, alta de 10,3% em comparação com 2019. Ao converter para a moeda nacional o valor da receita chega a R﹩ 29 bilhões, um crescimento de 44,1% nos mesmos termos comparativos.

Referida receita em reais foi equivalente a 5,6% do total gerado com as exportações do agronegócio brasileiro e 2,7% de toda venda ao exterior no ano.

Leia esta ANÁLISE /divulgação na íntegra na página da Embrapa Café , do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café .

ARTIGOS RELACIONADOS

Importações de alho ainda na dianteira

Nos meses de maio, junho e julho de 2020 as importações brasileiras ficaram acima dos volumes ...

Mercado de feijão na cidade de Lavras, MG

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão (Phaseolus vulgaris L.), seguido da Índia e da China.

Formulação aumenta tempo de prateleira de biológicos

O registro de produtos de base biológica disparou na última década no Brasil.

6ª edição do Concurso NossoCafé tem inscrições abertas

Os vencedores de cada categoria ganham uma viagem para participar do Specialty Coffee Expo 2023, nos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!