21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiFazenda Campo de Ouro é referência em qualidade

Fazenda Campo de Ouro é referência em qualidade

Ronaldo Ferreira, proprietário da Fazenda Campo de Ouro
Crédito: Adrielle Teodoro

A Fazenda Campo de Ouro, com propriedades rurais localizadas no interior do Estado de São Paulo, é administrada pela família Ferreira há décadas. No início, se concentrava na produção de café e criação de bois, e na década de 90 iniciou a diversificação com o plantio de abacates.
A princípio, apostaram apenas em uma variedade – Margarida. Em seguida foi a vez do abacate Quintal, até chegar à produção do Hass, que se tornou o “ouro” da fazenda, sendo o seu produto de exportação para a Europa.
Outros destinos já estão no radar dos dirigentes do grupo, que afirmam que os esforços se concentram hoje, juntamente com a ABPA (Associação Brasileira dos Produtores de Abacate), no mercado asiático. Para exportação, foi criada uma marca para apresentar os frutos fora do Brasil.
Atualmente, a fazenda produz, além das variedades já citadas, a Breda e Fortuna.

Caminho para exportação

O primeiro ano de exportação de avocado pela fazenda ocorreu em 2012. Em 2021, a Campo de Ouro exportou para países da Europa, priorizando sempre a sustentabilidade e lançando mão do manejo biológico, que agrega produtividade e melhor calibre dos frutos, com produtividade de 23 t/ha.
“A empresa está apostando no abacate Hass pelo constante crescimento do seu consumo mundial e também pela sua melhor resistência ao transporte marítimo. Já os tropicais têm melhor colocação no mercado interno, já que seu custo de exportação é muito alto via aérea. Via marítima, eles mostram baixa resistência e alta perecibilidade ao transporte refrigerado”, declara Ronaldo Ferreira, proprietário da Fazenda Campo de Ouro.
Ainda segundo ele, a Associação Brasileira dos Produtores de Abacate (ABPA) está lutando para aumentar a exportação para os EUA, Chile e China. “O mercado interno de Hass é ainda pequeno, mas aumentando aos poucos. Há um consumo crescente nos países que importam nosso abacate, o que é bom para nós, produtores, que recebemos em euro”, declara o produtor.

Certificação

Além dos manejos adotados, o Grupo Campo de Ouro tem investido muito na qualidade do fruto e obtido resultados reconhecidos pelo melhor sabor e shelf life (tempo de prateleira) na França e em outros países da Europa.
Atualmente, as frutas de avocado produzidas pela Fazenda Campo de Ouro possuem certificação Global G.A.P e GRASP, um referencial para boas práticas agrícolas com o objetivo de produzir alimentos seguros e sustentáveis a nível mundial.

ARTIGOS RELACIONADOS

Piscicultura brasileira continua aumentando exportações

Mais de 90% do peixe exportado no segundo trimestre pelo Brasil foi tilápia

Cálcio favorece enchimento do abacate?

AutoresMarcela Caetano Lopes Bióloga e doutoranda em Agronomia/Horticultura – UNESP/Botucatu macaetano20@hotmail.com Saulo Strazeio Cardoso Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Produção Vegetal – FCAV/UNESP/Jaboticabal e professor...

Benefícios do uso de fosfito de potássio via foliar no abacate

Edypol Guilherme Baptista Mestre em Fitotecnia " ESALQ/USP Mariana Freire Alberti Mestranda do PPG Fitotecnia " ESALQ/USP mariana.falberti@gmail.com A aplicação de fosfito de potássio, além de fornecer...

Minas pesquisa óleo de abacate

  Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) estudam a extração de óleo fino de abacate pelo sistema de centrifugação, o mesmo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!