Fazenda Citra Beleza e perfume em forma de arco-íris

0
290

Luis Bacher cultiva eucalipto arco-íris há 30 anos, na Fazenda Citra, em Limeira (SP), onde é diretor comercial da Dierberger Plantas. Ele conta que mantém uma coleção antiga de plantas exóticas, dentre elas o eucalipto arco-íris.

“Ultimamente, a procura por esse eucalipto cresceu muito, porque circularam imagens dele na internet. Como já tínhamos árvores produzindo sementes, resolvemos fazer um lote para comercializar no varejo, o que teve uma boa repercussão, com procura de várias regiões brasileiras. Houve muita procura de pequenos proprietários para plantar em entradas de sítios e fazendas. Já estamos no terceiro lote, sendo que cada um rende em torno de duas a três mil mudas“, relata.

As encomendas são todas destinadas à ornamentação, segundo Luis Bacher, condição que faz com que os pedidos sejam resumidos à média de dez mudas/cada, diferentemente daquelas voltadas ao reflorestamento, que somam cinco a dez mil mudas.

Propagação

Segundo Luis Bacher, a propagação do eucalipto arco-íris é fácil, assim como seu plantio, sendo a primeira realizada por semente. “Diferente do eucalipto convencional, que é vendido por tubete, trabalhamos com embalagens maiores, com o saquinho de 20 cm x 30 cm. As mudas que saem daqui têm o tamanho entre sete e 70 cm, possibilitando um manejo ideal até o tempo de venda“, detalha o diretor da Dierberger, revelando ainda que a mudinha já bem estabelecida, variando de 50 a 70 cm, custa em torno de R$ 10,00.

Beleza e perfume

O grupo Dierberger produz óleos essenciais, inclusive do eucalipto arco-íris, que teve as primeiras espécies importadas para tal fim. Depois que o óleo é extraído, as árvores permanecem na área para ornamentação.

Condições brasileiras favorecem o plantio

O crescimento do eucalipto arco-íris é rápido, pois as condições climáticas do Brasil beneficiam seu desenvolvimento. “O clima ideal para produção da árvore é o tropical e semitropical. Locais livres de geadas, quentes e úmidos são os ideais. No Rio de Janeiro, por exemplo, ele vai muito bem, assim como em Limeira (SP)“, afirma Luis Bacher.

Para quem vai plantar eucalipto arco-íris, ele recomenda que o faça longe de residências, pois se trata de uma planta grande. Por isso, deve estar distante de redes elétricas, de modo que tenha espaço para crescer e expressar toda a sua beleza.