18.1 C
São Paulo
domingo, agosto 14, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Fazenda Vidigal já se prepara para 10º Encontro Nacional do Café

Fazenda Vidigal já se prepara para 10º Encontro Nacional do Café

 

Crédito Valéria Vidigal (1)A Fazenda Vidigal, localizada na Barra do Choça (BA), será palco para o 10º Encontro Nacional de Café, entre os dias 24 a 26 de julho de 2016, um evento que começou com um sonho realizado em maio de 2007 por sua idealizadora, Valéria Vidigal.

Este é o único evento técnico voltado para a cafeicultura baiana, e ganhou reforços com o apoio de empresas públicas e privadas, tendo se consolidado a cada ano. A 10ª edição deve reunir tecnologia, cultura e entretenimento, tendo à frente o casal Gianno Brito e Valéria Vidigal, proprietários da Fazenda Vidigal.

Crédito Valéria Vidigal (1)

A evolução do evento

O engenheiro agrônomo Gianno Brito informou que antes da década de 90 as novas tecnologias da cafeicultura eram repassadas pelo antigo IBC (Instituto Brasileiro do Café), pois os créditos só eram concedidos se o cafeicultor cumprisse com as normas exigidas, ou seja, existia um pacote tecnológico para ser aplicado.

Depois de sua extinção os cafeicultores ficaram órfãos e distantes do acesso às novas tecnologias, principalmente o pequeno cafeicultor, que carecia de recursos para contratar um engenheiro agrônomo para lhe passar o que havia de mais novo, insumo importante para o desenvolvimento do seu negócio.

“Depois do Encontro Nacional do Café, a cafeicultura da nossa região tem evoluído bastante por meio dos conhecimentos recebidos nas palestras, demonstrações dos experimentos, dinâmicas de campo e dos contatos das empresas com os cafeicultores, técnicos e estudantes que participam do evento“, diz Gianno Brito.

Crédito Valéria Vidigal (3)

Estrutura

Para abrigar o evento, a Fazenda Vidigal conta com dois auditórios: Antônio de Melo Palheta e o Professor João da Cruz Filho, onde acontecerão as palestras e os minicursos. Está prevista uma programação técnica que trará também dinâmicas de campo e exposição de implementos e máquinas agrícolas.

Vários palestrantes de universidades e fundações de todo o País deverão estar presentes para difundir tecnologias para os cafeicultores, técnicos, professores, estudantes e empresários.

De acordo com o palestrante José Braz Matiello, “o Encontro Nacional do Café, em nove anos de realização, deixa sua marca de sucesso, trazendo para o nível regional a atualização tecnológica disponível em todo o País. Unindo ensinamentos às demonstrações de resultados práticos, no ambiente da própria fazenda, o evento atende aos diferentes públicos ” cafeicultores, técnicos, professores e alunos. Participando de nove edições do Encontro, pude verificar sua evolução positiva em termos de maior público, palestras mais interessantes, com retorno importante para a melhoria da cafeicultura da Bahia. Em 2016 o evento completará 10 anos, uma trajetória vitoriosa, que todos aqueles que se interessam pelo desenvolvimento da cafeicultura não podem perder“, pontua Matiello.

Para a artista Valéria Vidigal, “é um prazer coordenar e realizar um evento de tamanha importância para a cafeicultura. Aliar arte com tecnologia é fantástico! Sou super feliz, pois este é um evento que idealizei e para o qual encontrei empresários que se mostraram dispostos a seguir comigo, me ajudando a concretizar esse sonho. Tenho sempre a agradecer a todos pela oportunidade, e já deixar meu convite para a 10ª edição, entre os dias 24 e 26 de julho de 2016“, finaliza.

Crédito Valéria Vidigal (4) Crédito Valéria Vidigal (5) Crédito Valéria Vidigal (6) Crédito Valéria Vidigal (7) Crédito Valéria Vidigal (8) Crédito Valéria Vidigal (9)

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2015 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Grãos Fazenda Vidigal já se prepara para 10º Encontro Nacional do Café