25.6 C
Uberlândia
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesFeijão agradece aplicação de ácidos húmicos e fúlvicos

Feijão agradece aplicação de ácidos húmicos e fúlvicos

Douglas José MarquesDoutor e professor de pós-graduação em Agronomia (PPGAGRO) e Agricultura e Informações Geoespaciais (PPGAIG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) douglas.marques@ufu.br

Feijão – Crédito: Cristiano de Oliveira

As substâncias húmicas perfazem aproximadamente 70 a 80% da matéria orgânica na maioria dos solos e são compostas pelas frações humina, ácidos húmicos e fúlvicos. Observa-se que, ao introduzir no solo produtos contendo substâncias húmicas na lavoura de feijão, haverá aumento nas cargas do perfil e na capacidade de troca iônica, favorecendo assim a retenção de nutrientes no solo e aumentando a oferta às plantas.

Tudo começa pelo planejamento

O manejo da palhada na cultura feijoeiro em solo tropical não é uma tarefa fácil para os produtores – é necessário um planejamento no sistema de produção. A cultura tem se beneficiado com a presença de palhada no solo, que proporciona uma proteção ao solo pela presença de uma cobertura morta.

Essa cobertura morta do solo proporciona proteção contra a ação de ventos, do impacto das gotas de água, reduz o escorrimento superficial, a erosão e protege o solo contra o efeito de raios solares (reduzindo a temperatura do solo).

Os resíduos orgânicos recebem esta denominação em função das elevadas quantidades de carbono (40% – 45%), hidrogênio e oxigênio que armazenam em suas moléculas componentes.

Os ácidos húmicos e fúlvicos naturalmente resultam da decomposição da matéria orgânica, podendo levar a uma maior produtividade. Os maiores benefícios para a cultura do feijoeiro com a presença da matéria orgânica no solo são:

– Atividade microbiana;

– Ciclagem de nutrientes no solo;

– Controle de plantas daninhas pela supressão, podendo ainda facilitar o controle integrado de algumas pragas e doenças.

A palhada

[rml_read_more]

Um dos principais benefícios da palhada no solo é a ciclagem dos nutrientes que a compõe. O restante é imobilizado na estrutura das plantas, servindo de proteção na cobertura do solo, adubo para as culturas e resíduos. Em função do manejo utilizado no sistema de produção, acarretam tempos variáveis de ciclagem dos resíduos orgânicos.

Os benefícios da manutenção da palhada na lavoura do feijoeiro começam pela presença das substâncias húmicas, que podem alterar:

– Estrutura do solo;

– Retenção de água;

– Atividade biológica do solo;

– Fertilidade do solo;

– Transporte de íons, facilitando a absorção de nutrientes;

– Incremento na produtividade.

Manejo

As fontes de substâncias húmicas devem ser posicionadas em função do sistema de produção utilizado e de acordo o produto comercial, que deve apresentar uma análise dos teores que são variados de carbono orgânico total, frações de ácidos húmicos e fúlvicos.

As substâncias húmicas são o principal componente da matéria orgânica dos solos, e para aumentar os teores o produtor tem algumas opções:

– Rotação de culturas para aumentar o teor de matéria orgânica no solo;

– Aplicação de produto comercial no plantio em sulco.

Influência direta

As substâncias húmicas podem influenciar nas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, podendo exercer efeito direto sobre o crescimento e metabolismo das plantas, principalmente sobre o desenvolvimento radicular.

No entanto, há necessidade de maior conhecimento da real funcionalidade destes compostos para certas espécies de interesse econômico e do comportamento de cada tipo de substância húmica.

Em campo, os resultados dependem do manejo do sistema de produção. Alguns estudos comprovam o benefício na produtividade dessa cultura, assim como outros que são contrários a estes resultados. Com a maior conservação da matéria orgânica nas lavouras, é possível diminuir, ao longo dos anos, a aplicação de adubos minerais e melhorar a qualidade do solo.

É importante o produtor pensar no sistema de produção que priorize as práticas conservacionistas de manejo da palhada no sistema.

Erros e acertos

Os erros mais comuns são a falta de planejamento no sistema de produção. É importante o produtor pensar em rotação de culturas. Os efeitos positivos dos ácidos húmicos e fúlvicos são favorecidos pelo equilíbrio no manejo nutricional do sistema de produção.

Cabe lembrar que os erros que devem ser evitados são variáveis e dependem do manejo do solo no sistema de produção, além das substâncias húmicas utilizadas e a concentração do produto.

O custo é variável, depende da região, da fonte utilizada, forma de aplicação e manejo do solo. Já o custo-benefício irá depender do sistema de produção adotado, em função do nível tecnológico.

É importante conversar com algum técnico da região para analisar as várias situações. A aplicação de ácidos húmicos e ácidos fúlvicos pode beneficiar o metabolismo da cultura, e o feijoeiro tem se beneficiado com essa prática.

ARTIGOS RELACIONADOS

Juma-Agro – Parceira constante da AgroBrasília

A Juma-Agro se faz presente na AgroBrasília desde sua primeira edição, um evento diferenciado das outras feiras por sua localização e foco. “Quem visita...

Novidades para preparo do solo

Diego Weslly Ferreira do Nascimento Santos Doutorando em Engenharia Agrícola/Universidade Federal de Viçosa Haroldo Carlos Fernandes Professor titular do Departamento de Engenharia Agrícola/Universidade Federal de Viçosa haroldo@ufv.br   A forma...

Ácidos húmicos melhoram o solo e a lavoura de mamão

Leonardo Barros Dobbss Engenheiro agrônomo, doutor em Produção Vegetal e professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ldobbss@gmail.com Katherine Fraga Ruas Bióloga, mestre em...

As vantagens de plantar cebolas superprecoces

Lucas Alexandre Batista Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), membro do Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN), membro...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!