18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Feijão agradece aplicação de ácidos húmicos e fúlvicos

Feijão agradece aplicação de ácidos húmicos e fúlvicos

Douglas José MarquesDoutor e professor de pós-graduação em Agronomia (PPGAGRO) e Agricultura e Informações Geoespaciais (PPGAIG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) douglas.marques@ufu.br

Feijão – Crédito: Cristiano de Oliveira

As substâncias húmicas perfazem aproximadamente 70 a 80% da matéria orgânica na maioria dos solos e são compostas pelas frações humina, ácidos húmicos e fúlvicos. Observa-se que, ao introduzir no solo produtos contendo substâncias húmicas na lavoura de feijão, haverá aumento nas cargas do perfil e na capacidade de troca iônica, favorecendo assim a retenção de nutrientes no solo e aumentando a oferta às plantas.

Tudo começa pelo planejamento

O manejo da palhada na cultura feijoeiro em solo tropical não é uma tarefa fácil para os produtores – é necessário um planejamento no sistema de produção. A cultura tem se beneficiado com a presença de palhada no solo, que proporciona uma proteção ao solo pela presença de uma cobertura morta.

Essa cobertura morta do solo proporciona proteção contra a ação de ventos, do impacto das gotas de água, reduz o escorrimento superficial, a erosão e protege o solo contra o efeito de raios solares (reduzindo a temperatura do solo).

Os resíduos orgânicos recebem esta denominação em função das elevadas quantidades de carbono (40% – 45%), hidrogênio e oxigênio que armazenam em suas moléculas componentes.

Os ácidos húmicos e fúlvicos naturalmente resultam da decomposição da matéria orgânica, podendo levar a uma maior produtividade. Os maiores benefícios para a cultura do feijoeiro com a presença da matéria orgânica no solo são:

– Atividade microbiana;

– Ciclagem de nutrientes no solo;

– Controle de plantas daninhas pela supressão, podendo ainda facilitar o controle integrado de algumas pragas e doenças.

A palhada

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Feijão agradece aplicação de ácidos húmicos e fúlvicos