28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, setembro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosFemagri 2018 traz novidades para melhorar o futuro da produção de café

Femagri 2018 traz novidades para melhorar o futuro da produção de café

Feira será realizada entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com mais expositores e novas áreas

Créditos Cristiano de Oliveira
Créditos Cristiano de Oliveira

Maior e com boas expectativas de negócios, a 17ª edição da Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) trará novidades para melhorar o futuro da produção nas lavouras de café e também soluções para a área da pecuária, além de trazer um espaço de conhecimento aos visitantes.

Organizada pela Cooxupé, a feira será realizada em Guaxupé (MG), de 21 a 23 de fevereiro de 2018, com o tema “Produção responsável para uma cafeicultura de sucesso“. Com uma alta de 8% no número de expositores, o evento espera receber 35 mil visitantes durante os três dias.

“A Femagri, por ser a mais importante feira do negócio café, já gera boas expectativas de negócios, pois o produtor aguarda este momento para investir“, disse José Geraldo Olyntho Junqueira Filho, Gerente Comercial da Cooxupé.

Ainda segundo ele, os cerca de 130 expositores vão levar aos visitantes inovações e melhorias em equipamentos e processos para transformar o futuro da produção nas lavouras, como a carreta com kit medidor da quantidade de café colhido, que no processo de carregar a carreta já mensura o volume, e soluções de energia sustentável, como a solar, por meio de painéis fotovoltaicos.

Os produtores visitantes terão acesso a produtos e serviços que demonstrarão o comprometimento do setor com uma produção responsável e as boas práticas agrícolas na propriedade, com base nos três pilares da feira: ambiental, social e econômico.

35 mil visitantes são esperados na Femagri 2018 - Créditos Cristiano de Oliveira
35 mil visitantes são esperados na Femagri 2018 – Créditos Cristiano de Oliveira

Maior e inovadora

Neste ano, após uma adequação no layout, haverá mais espaço e serão aproximadamente 130 expositores, número 8% maior em relação à edição de 2017, que teve 120. Entre os incrementos dentro da feira está o segmento da pecuária.

Haverá o ‘Espaço Pecuária’, uma área com demonstração com animais de elite leiteira e de corte, além de abordar novas técnicas. “Também nos preocupamos com outras necessidades do cooperado de café, trazendo inovação como o sistema ‘Compost Barns’, que trata de conferir mais conforto térmico para o gado leiteiro. Haverá, ainda, rodadas de palestras e debates com profissionais do setor“, explica José Geraldo.

No Centro de Negócios, cooperados podem realizar compras por barter - Créditos Cristiano de Oliveira
No Centro de Negócios, cooperados podem realizar compras por barter – Créditos Cristiano de Oliveira

Crédito e Fazendinha

A Femagri também traz ao produtor opções de financiamento por meio de linhas de crédito bancário ou da operação chamada barter, em que o café é utilizado como moeda de troca para pagamento dividido em três anos.

No espaço Fazendinha, serão apresentadas soluções sustentáveis que podem ser implantadas nas propriedades, visando promover a produção responsável. Nas estações do circuito da Fazendinha serão tratados os temas: Núcleo de Educação Ambiental; Terreiro lama de cimento; Manejo pós-colheita do café para melhoria da qualidade do café; Uso do mulching na cafeicultura; Armazenamento correto de defensivos; Tecnologia de aplicação; Manejo de solo; Tratamento de esgoto doméstico; Geoprocessamento; Uso de equipamentos de proteção individual; Cafeicultura de precisão e as Invenções dos produtores, com dinâmica de máquinas.

Além disso, estarão presentes na Fazendinha as Instituições Emater, Epamig, UFLA, Procafé, Sebrae, IEF e as empresas Livroceres (venda de livros relacionados com o agronegócio) e e-Agro (divulgação de plataforma e aplicativo para Gestão de Propriedades).

Engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé estarão nas estações para orientações aos cooperados e visitantes. A feira também traz espaços como o de Beleza, Kids e a Unidade Agropecuária.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

A riqueza e as dificuldades da cultura que cresce à sombra dos canaviais paulistas

Pedro A J Faria Jr. Engenheiro agrônomo pela ESALQ A agricultura brasileira tem presenciado ciclos de riqueza e declínio de culturas desde os tempos do...

Biológicos são arma eficiente contra broca-do-café

  Dirceu Pratissoli Doutor em Entomologia e professor da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES dirceu.pratissoli@gmail.com   A broca-do-café Hypothenemushampei disseminou-se por todas as regiões produtoras do Brasil....

Syngenta participa do VII Congresso ANDAV

Patrocinadora do evento, empresa contará com um espaço exclusivo para fortalecer seu relacionamento com distribuidores e apresentar suas contribuições para o desenvolvimento do setor Entre...

Tratamento de sementes de soja no manejo integrado de fitonematoides

  Daniel Cassetari Neto Doutor e professor da UFMT/FAMEV/DFF, Cuiabá " MT cassetari@ufmt.br Andréia Quixabeira Machado Engenheira agrônoma, MSc. e fiscal estadual de Defesa Agropecuária e Florestal - INDEA/MT machadoaq@terra.com.br   Entre...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797