27.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Destaques Ferramentas para driblar os estresses das plantas

Ferramentas para driblar os estresses das plantas

Fabrício Custódio de Moura Gonçalvesfabricio-moura-07@hotmail.com

Gean Charles Monteirogean.monteiro@yahoo.com.br

Doutores em Agronomia/Horticultura – UNESP/FCA, Botucatu

Seca – Crédito: Shutterstock

As alterações do clima geram estresses abióticos, como salinidade do solo, altas temperaturas e seca, que são agressivos ao crescimento e desenvolvimento das plantas, causando prejuízos no rendimento de plantas cultivadas em todo o mundo, inclusive ameaçando a segurança alimentar global.

Essa realidade é um grande desafio para qualquer produtor e que, se não tratada corretamente, traz significativos impactos na sua rentabilidade. Dessa forma, é importante o conhecimento sobre como a planta se defende dos estresses com uso de tecnologias de fácil acesso e baixo custo. Infelizmente, nem todos os produtores tem conhecimento dessas novas tecnologias, apesar de suas importâncias nesse contexto de mudanças climáticas.

Progresso genético

Os avanços provenientes do melhoramento genético de plantas e da biotecnologia, incluindo o progresso em genômica e tecnologia da informação, são técnicas que poderão minimizar os efeitos prejudiciais da seca.

Essas técnicas são primordiais na prática moderna de seleção artificial de plantas e dão suporte ao desenvolvimento de variedades mais tolerantes às mudanças climáticas, proporcionando maior produtividade das culturas, mesmo sob estresse.

Dessa forma, o potencial genético é um fator determinante no desenvolvimento e na produtividade das culturas de interesse agrícola, mas sua expressão precisa de condições favoráveis. Deve-se considerar, ainda, que algumas plantas cultivadas já atingiram no Brasil estágios de evolução que exigem elevado nível técnico para alcançar melhor produtividade.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Ferramentas para driblar os estresses das plantas