28.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoFerrugem asiática pode elevar preço do óleo em 10%

Ferrugem asiática pode elevar preço do óleo em 10%

Crédito Ana Maria Diniz

Um trabalho realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), buscou avaliar os impactos econômicos da incidência de pragas e doenças na cultura de soja.

A oleaginosa é consumida diariamente ou é matéria-prima para muitos produtos no Brasil como, por exemplo, produtos integrais, farelos e óleo além de ser componente de diversos tipos de rações animais. Também é utilizada na indústria do biodiesel e da beleza, limpeza e medicamentos.

As perdas na lavoura podem impactar diretamente os preços ao consumidor. Fatores como clima, doenças e pragas podem causar prejuízos na qualidade e até diminuir a oferta de produto, gerando inflação nos alimentos. As pragas de maior incidência são a helicoverpa e a ferrugem asiática, capazes de causar perdas de aproximadamente 30% da produção nacional. O não controle de lagartas, percevejos e mosca branca também causa perdas elevadas, que podem superar os 20%, segundo pesquisas técnicas.

Os preços dos coprodutos, especialmente farelo e óleo bruto, registram impactos mais diretos, e, em seguida, em menor ou maior grau, os preços de todos os produtos que têm a soja e seus coprodutos como insumo na produção. Assim, os aumentos dos preços da matéria- -prima são repassados aos produtos finais no varejo, afetando toda a população, especialmente a camada mais pobre.

Os pesquisadores concluíram que essa redução na oferta deve causar uma elevação nos preços da soja em grão de aproximadamente 22,9%, e assim, os valores do óleo de soja responderão com aumento de 10,6%; os do leite, de 4%; os da margarina, de 3,1%; os do frango, de 2,8%; os dos ovos, de 2,6%; os da carne suína, 1,4%; e os da carne bovina, de 1,1%.

Entenda os impactos na tabela produzida pelo Cepea/Andef.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ferrugem do cafeeiro – Qual a situação real?

A ferrugem é a doença mais grave e prejudicial na lavoura cafeeira. O ciclo de evolução da ferrugem, nas condições da cafeicultura brasileira, tem se mostrado bem definido, repetindo-se ano a ano. A doença evolui em função do clima, com aumento da infecção a partir de novembro/dezembro até abril/maio, com o “pico” acontecendo em julho/agosto.

Estratégias de manejo do binômio mosca-branca/geminiviroses

Miguel Michereff Filho Leonardo Boiteux boiteux@cnph.embrapa.br   A partir do final da década de 1990 foram observadas elevadas populações da mosca-branca Bemisia tabaci biótipo B em plantações...

Os probióticos podem proteger abelhas?

Os probióticos, microrganismos benéficos mais conhecidos por promoverem a saúde intestinal em humanos, agora estão sendo usados por cientistas da Universidade Ocidental e do Instituto de...

Amarelão do tomateiro: Como agir?

AutoresHélcio Costa helciocosta@incaper.es.gov.br José Aires Ventura Engenheiros agrônomos, doutores em Fitopatologia e pesquisadores do Incaper Júlio César Barbosa Engenheiro agrônomo e mestre em Fitopatologia...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!