14.3 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiFertilizante rico em ácidos húmicos beneficia macieiras

Fertilizante rico em ácidos húmicos beneficia macieiras

Nilva Teresinha Teixeira

Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal)

nilvatteixeira@yahoo.com.br

Crédito Aires Mariga
Crédito Aires Mariga

As substâncias húmicas, que resultam da decomposição da matéria orgânica, são compostas pelas frações humina, ácidos húmicos e ácidos fúlvicos. Humina é a fração insolúvel em meio alcalino ou em meio ácido diluído e possui reduzida capacidade de reação.

Os ácidos húmicos abrangem um complexo de substâncias que se caracterizam por serem coloides orgânicos muito complexos, de elevado peso molecular com radicais das mais diversas naturezas, como carboxílicos, fenólicos, hidroxifenólicos, hidroquinônicos, amínicos, amídicos, imídicos, entre outros; cor negra ou parda; tem alta capacidade de troca catiônica; estrutura estável e grande capacidade de retenção de água.

Já os ácidos fúlvicos apresentam peso molecular relativamente baixo;entre 40 a 60% de carbono; 40 a 50% de oxigênio; 01% de nitrogênio; e muitos radicais orgânicos como: carboxílicos, fenólicos, hidroxifenólicos, hidroquinônicos, amínicos, amídicos, imídicos.

Foto 02

Matéria orgânica

As substâncias húmicas constituemaproximadamente 70 a 80% da matéria orgânica damaioria dos solos. Suas propriedades influenciam as característicasbiológicas, físicas e químicas do solo e estimulam o metabolismo da planta. Os ácidos húmicos e fúlvicos são os compostos mais importantes das frações húmicas, com relação à reatividade.

Os ácidos húmicos e fúlvicos melhoram a estrutura dos solos argilosos e arenosos, pelo papel na formação de agregados, beneficiando, assim, aporosidade do solo, a retenção e infiltração de água, densidade, aeração e resistência à erosão.

Ainda, as substâncias húmicas podem aumentar a retenção de água por efeito direto (podem reter água até 20 vezes a sua massa). Apresentam alta capacidade de troca iônica (CTC); cerca de 1.400 cmolc.kg-1para os ácidos húmicos e ao redor de 500 cmolc.kg-1 para os ácidos fúlvicos.

Assim, podem aumentar a CTC dos solos, promovendo maior retenção de nutrientes. Podem resolver problemas de intoxicação por elementos metálicos: devido às cargas presentes em sua composição, funcionam como agentes complexantes de íons, o que pode promover redução da toxidez destes elementos.

Além disso, aumentam o poder tampão dos solos, reduzindo as variações de pH do meio.A tabela 1 resume a ação dos ácidos húmicos e fúlvicos no solo.

Os ácidos húmicos proporcionam maior produtividade - Crédito Aires Mariga
Os ácidos húmicos proporcionam maior produtividade – Crédito Aires Mariga

Tabela 1 ” Resumo da ação dassubstâncias húmicas no solo

Propriedades Substâncias húmicas Efeitos no solo
Cor Varia do amarelo ao quase negro. Interferência no matiz e no croma do solo; retenção de calor.
Retenção de água Podem reter até 20 vezes a sua massa. Armazenamento de água no solo.
União de partículas

do solo

Cimentam partículas do solo, formando agregados. Formação de estruturas no solo; porosidade do solo; densidade do solo.
Desagregantes das argilas Promovem a melhoria das propriedades físicasde solos compactados. Auxiliar na descompactação de solos.
Complexação Formam complexos (Cu++, Mn++, Zn++, Al+++ , Ca++, Cd++). Detoxificação de íons tóxicos.
Efeito tampão Tem função tamponante. Ajuda a manter o equilíbrio do pH dasolução do solo.
Disponibilização de nutrientes Desloca o P da superfície das argilas. Melhora a oferta de P às plantas.
Biologia de solo Fornece matéria orgânica e ativa o desenvolvimentodos microrganismos. Melhora a microbiota do solo.

Ação nas macieiras

Além dos efeitos dos ácidos húmicos e fúlvicos no solo, que promovem benefícios indiretos às macieiras, tais ácidos influenciam diretamente a vida vegetal, melhorando a permeabilidade celular, a fotossíntese, a respiração e a divisão celular. A tabela 2informa algumas das açõesdiretas das substâncias húmicas nas plantas.

Tabela 2 ” Influência dassubstâncias húmicas às macieiras

Processo Substâncias húmicas Resultados nas plantas
Absorção deágua e de nutrientes Aumentaa permeabilidade celular. Melhoria da quantidade absorvida, da mobilidade dos nutrientes e transporte dos mesmos.
Fotossíntese Incremento da taxa de formação das clorofilas. Aumento da produção deaçúcar e, em consequência, de proteínas e óleos.
Respiração Estímulo da atividade das enzimas do ciclo do ácido tricarboxílico e da cadeia respiratória. Maior geração de energia e de metabólitos intermediários importantes.
Divisão celular Estimula a formação de auxinas naturais. Estímulo à formação de tecidos meristemáticos.
Os ácidos húmicos promovem maior retenção de nutrientes - Crédito Aires Mariga
Os ácidos húmicos promovem maior retenção de nutrientes – Crédito Aires Mariga

Mais benefícios

Assim, pode-se considerar que a inclusão dos ácidos húmicos e fúlvicos no sistema produtivo das macieiras pode proporcionar: benefícios à qualidade dos solos (física, química e biológica), o que propiciará possibilidades de aumentos na germinação de sementes, no pegamento de mudas, no enraizamento da planta, na disponibilidade de água no solo, no desenvolvimento e produtividade das plantas.

Outro aspecto a considerar é que, como tais ácidos estimulam a produção de hormônios vegetais e, por consequência, a divisão celular, a fotossíntese ea respiração (processo básico para a formação de energia e de metabólitos fundamentais na formação de aminoácidos que formarão, entre outras substâncias, as proteínas) certamente, a sua introdução nos plantios trará benefícios à produção: maior floração, frutificação, produção de grãos e qualidade do produto agrícola, por exemplo.

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Proteção de nascentes melhora qualidade da água em município da região Central de Minas Gerais

  Trabalho é feito pela Emater, produtores rurais e outros parceiros   Um trabalho de preservação ambiental desenvolvido há três anos tem ajudado a melhorar a qualidade...

Nova tecnologia para a cafeicultura envolveu produtores e pesquisadores no desenvolvimento

Produtores e pesquisadores afirmam que ataque da broca interfere na qualidade do café, diminui peso do grão e deprecia produto A molécula Cyazypyr®, da DuPont,...

Neem melhora a fertilidade do solo e atua como defensivo natural

Anderson Gonçalves da Silva Doutor, professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus de Paragominas e coordenador do Grupo de Estudos em Manejo Integrado...

Experiência sul-africana na produção de milho sob restrições climáticas

André Aguirre Ramos Engenheiro agrônomo e mestre em Agronomia andre.aguirreramos@gmail.com Desde 2012, o Brasil se tornou um país produtor de milho de segunda safra, também chamada safrinha....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!