23.3 C
São Paulo
terça-feira, julho 5, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Fertilizantes com aminoácidos melhoram tuberização da batata

Fertilizantes com aminoácidos melhoram tuberização da batata

 

Nilva Teresinha Teixeira

Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (UNIPINHAL)

nilva@unipinhal.edu.br

CréditoShutterstock
CréditoShutterstock

Recomendar adubação para a lavoura da batata é difícil: no geral, na bataticultura brasileira não se empregam critérios técnico-científicos quando se fala em correção do solo e nutrição mineral da referida espécie. Esse fato pode comprometer a produtividade e afetar significativamente o custo de produção.

Entretanto, a batata é exigente em nutrientes, principalmente em nitrogênio (N) e potássio (K), entre os macronutrientes primários. Já em relação ao fósforo (P), a extração é bem menor.

Entretanto, a cultura, para extrair o necessário, depende que ocorra na rizosfera quantidade apreciável do referido nutriente. Quanto aos micronutrientes, destacam-se o boro (B) e o zinco (Zn), elementos ligados à divisão celular (e, portanto, importante na tuberização, onde as novas células e proliferam).

O B, ainda como nutriente ligado ao transporte de açúcares nas plantas e na formação da parede celular (visto que participa na formação dos ácidos pécticos, precursores do pectato de cálcio ” os formadores da parede celular) se coloca, também, como fundamental na obtenção de produtos de boa qualidade (quanto ao formato, tamanho e aparência).

Porém, é necessário que se reforce que todos os nutrientes (do nitrogênio até o molibdênio) são importantes no sistema de produção. Entretanto, para a máxima expressão do potencial da planta, todos os nutrientes (macro e micronutrientes) terão que estar disponíveis em quantidades equilibradas.

Se apenas um faltar, por menor que seja a necessidade quantitativa, a produtividade será comprometida e a resistência da planta aos agentes externos será prejudicada. Sabe-se que cada elemento essencial desempenha nos vegetais papéis particulares e importantes.

Um a um

Entre as opções para a adubação de qualquer cultivo estão o uso via semente, a adubação foliar e a fertirrigação. Já entre as opções de fertilizantes estão os formulados associando aminoácidos e nutrientes de plantas.

Sabe-se que os aminoácidos são os constituintes básicos das proteínas, macromoléculas complexas que desempenham funções específicas nas plantas, principalmente na estrutura, como componentes das paredes celulares.

Muitos aminoácidos são responsáveis pelo transporte de nutrientes na planta, principalmente de nitrogênio. Dentre todos os aminoácidos, o glutamato, a glutamina e a asparagina são importantes no armazenamento e transporte de nitrogênio pelas plantas.

Já o enxofre é preferencialmente transportado e armazenado na forma de metionina ou cisteína, dois aminoácidos sulfurados. Ainda há de se destacar o papel dos aminoácidos quelatizando os nutrientes aniônicos, o que dota o produto fertilizante de maior estabilidade e proporciona maior eficiência na absorção e aproveitamento dos mesmos pelas plantas.

Para a batata

Para estudar a resposta da cultura da batata à adubação com formulados compostos de micronutrientes e aminoácidos, conduziu-se No UniPinhal, em Espírito Santo do Pinhal (SP), ensaio de campo com a cultura da batata (Solanum tuberosum L.) cv. Asterix F1.

O solo da área experimental foi analisado quimicamente, dispensando-se a calagem. Na adubação empregou-se 3,3 t ha-1 de 02-16-06 no plantio e 800 kg ha-1 de 25-0-25 em cobertura.

Os tratos culturais foram os normais para a cultura em instalações comerciais. O delineamento estatístico foi o de blocos ao acaso com 4 repetições e 7 tratamentos (tabela 1). A aplicação se deu via tratamento de semente por ocasião do plantio. Cada parcela constou de quatro linhas de quatro metros, considerando-se como úteis as duas linhas centrais.

Na época do florescimento coletaram-se amostras de folhas para análise química de tecido. No final do ensaio colheram-se os tubérculos, que foram pesados e classificados em especiais ou não. Todos os dados foram estudados estatisticamente.

Resultados

Os resultados obtidos em relação à produção demonstram que todos os formulados considerados no ensaio mostraram aumentos de produção, considerando-se o total colhido e o classificado para comercialização. Todos os formulados, em todas as doses e combinações, mostraram-se eficientes à luz da estatística.

Entretanto, observa-se que o emprego dos formulados incluídos no ensaio proporcionaram maior qualidade à produção – com o uso dos mesmos se aumentou o rendimento de tubérculos especiais.

Pode-se afirmar, também, que melhores resultados foram obtidos quando se empregaram os produtos formulados 1 (1,0 l ha-1) (tratamento 3) e (1,5 l ha-1) (tratamento 4), formulado 2 (15 l ha-1) (tratamento 5) e associação formulado 1 (1,0 l ha-1) e 2 (l5 l ha-1) (tratamento 6) que provocaram aumentos respectivos de 45%; 52%; 45% e 47% em relação à testemunha.

Essa matéria completa você encontra na edição de maio da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua para leitura integral!

Inicio Revistas Hortifrúti Fertilizantes com aminoácidos melhoram tuberização da batata