Fertilizantes especiais

0
978

José Celson Braga Fernandes Doutorando em Biocombustíveis – UFU/UFVJM

Maria Idaline Pessoa Cavalcante Doutoranda em Ciências do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Soja – Créditos: shurtterstock

A agricultura, nos últimos, tem passado por grandes transformações, objetivando melhor eficiência dos seus insumos, bem como a introdução de uma agricultura sustentável alinhada com o equilíbrio da produção de alimentos e respeito ao meio ambiente.

Nesse sentido, a utilização de fertilizantes com revestimento especial tem contribuído para uma maior produção agrícola de determinados grãos. Sua forma de liberação controlada permite à planta absorver quantidades necessárias, sem haver o seu desperdício.

Na adubação fosfatada, é muito comum ocorrer o processo de adsorção do elemento fósforo (P), devido à sua reação com cátions como alumínio (Al) e ferro (Fe), em solos do tipo Latossolos, que apresentam em sua composição determinados teores de caulinita e oxídica (goethita e hematita), que promovem a adsorção do fósforo.

Também têm apresentado certa deficiência, que resulta na alta capacidade de fixação de fosfato e, consequentemente, limita a produtividade de determinadas culturas (Raij, 1991).

Manejo

Para esta técnica, os fertilizantes são revestidos com camadas que combinam minerais e polímeros que, ao aplicar nas culturas agrícolas, tem apresentado uma liberação gradual que é conferida pelo revestimento polimérico. Estes, ao serem aplicados ao solo, em contato com o ferro e alumínio presente no solo é reduzido. Portanto, não há formação de compostos estáveis que resultariam na redução da disponibilidade do nutriente (Agostinho et al., 2010).

A obtenção de fertilizantes fosfatados ou fósforo, parte da extração de rochas, que passam por processos químicos até chegar às suas características ideais para serem aplicados.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.