27.2 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasFERTIRRIGAÇÃO EM DESTAQUE

FERTIRRIGAÇÃO EM DESTAQUE

DSC_0173 (NXPowerLite)

simpósio do ipni sobre boas práticas para uso eficiente
de fertilizantes em fertirrigação

Diante de um cenário de crescimento populacional e de escassez hídrica, juntamente com a degradação dos solos, um dos principais desafios da humanidade é o uso eficiente de água e nutrientes para a produção de alimentos, fibras e energia renovável. Considerando que aproximadamente 70% da água doce do planeta são utilizados na agricultura, a irrigação localizada e a fertirrigação ganham destaque devido aos incrementos na produção proporcionados por esses recursos. A adoção de práticas corretas e sustentáveis representa ‘investimento’ no futuro do planeta e garantia de que novas gerações possam usufruir dos recursos corretamente e sem restrições. Foi este o contexto que inspirou o International Plant Nutrition Institute (IPNI) a promover o Simpósio sobre Boas Práticas para Uso Eficiente de Fertilizantes em Fertirrigação, ocorrido no Hotel Quality Resort & Convention Center, em Itupeva, SP, entre os dias 8 e 10 de setembro.

DSC_0286 (NXPowerLite)

Durante o evento, foram apresentados e discutidos temas relacionados à seguintes questões: Como aumentar a eficiência de utilização da água, dos nutrientes e de outros insumos para obter elevada produtividade na agricultura moderna? Quais as principais ferramentas que tem sido empregadas no campo para se obter maior eficiência na fertirrigação?

A fertirrigação ajuda a alimentar a população por meio de: uso mais eficiente da terra, com maior rendimento por hectare; maior eficiência no uso da água; uso de fontes adequadas de nutrientes e de água para diminuir o estresse salino; menor poluição ambiental e biofortificação agronômica.

Qualquer método ou sistema de fertirrigação empregado deve adotar o manejo de nutrientes 4Cs (fonte correta, dose correta, época correta, local correto), sendo que este manejo também deve ser aplicado à água utilizada.

O fracionamento da aplicação de fertilizantes representa uma das maiores vantagens da fertirrigação, uma vez que o fornecimento parcelado de minerais atende às diferentes etapas de desenvolvimento das plantas e permite maior eficiência e economia de fertilizantes, preservando o ambiente. Porém, alguns pontos devem ser observados, como avaliação periódica do sistema de irrigação, escolha correta do fertilizante com respeito à compatibilidade e solubilidade dos fertilizantes, concentração da solução, qualidade da água e tipo de solo. Para monitorar, ajustar e controlar a quantidade de fertilizantes na fertirrigação são utilizadas ferramentas adicionais às ferramentas tradicionais para avaliação da solução do solo (condutividade elétrica, pH da solução, teor de nitrato, fostato, K, Ca, outras) e da planta (teor de nitrato e potássio na seiva e intensidade da cor verde), que podem ser empregadas em diferentes etapas da fertirrigação (no tanque de solubilização, na saída do emissor, na solução do solo do bulbo molhado e na seiva da planta).

Outro aspecto importante é a escolha do sistema de fertirrigação, que deve atender às condições econômicas do usuário, ser confiável e de simples operação e apropriado ao sistema de irrigação utilizado. O gotejamento é considerado o sistema de irrigação localizada e fertirrigação que apresenta maior eficiência. Entre as vantagens desse método inclui-se a alta eficiência de aplicação, a baixa pressão e o bom controle sobre a umidade e aeração do solo.

Uma das tendências na fertirrigação é o aproveitamento de subprodutos gerados nos processos de tratamentos biológicos. A vinhaça é, provavelmente, o biofertilizante mais amplamente utilizado, tanto na produção convencional quanto na orgânica. Já o uso de efluentes da estação de tratamento de esgoto na irrigação de culturas agrícolas pode contribuir para ganhos ambiental e econômico.

Princípios básicos e tecnologias adequadas para a fertirrigação de culturas de grãos, cana-de-açúcar, tomate, café, flores, pasto rotacionado e fruteiras foram abordados durante o evento. Especialistas em fertirrigação de frutíferas apontam que, além de apresentar maior produtividade, a cultura fertirrigada tem a vantagem de produzir durante o ano todo. Isto permite a oferta de frutas de forma mais homogênea durante o ano, reduzindo a necessidade do armazenamento do fruto para a entressafra e os custos da adoção de fertilizantes, equipamentos e mão de obra.

Esse evento permitiu o estreitamento das relações de grandes especialistas nacionais e internacionais em fertirrigação; difundir os resultados de projetos de pesquisa e de novas tecnologias; e aprimorar as recomendações de manejo da fertirrigação. Considerando-se que o manejo da fertirrigação envolve o conhecimento de várias áreas, como solos, adubação, fisiologia vegetal, hidráulica e automação, a formação de equipes multidisciplinares pode promover melhor desenvolvimento de pesquisas e divulgação da técnica junto aos agricultores.

ARTIGOS RELACIONADOS

O vigor e o desempenho das sementes de soja

Autores José de Barros França-Neto jose.franca@embrapa.br Francisco Carlos Krzyzanowski francisco.krzyzanowski@embrapa.br Engenheiro agrônomo, PhD e pesquisador da Embrapa Soja O assunto ‘vigor das sementes’ está,...

Uso de algas aumenta produtividade da soja

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Bambu – Um dos mais promissores recursos renováveis do século 21

Ernane Miranda Lemes Engenheiro agrônomo, M.Sc. e doutorando em Produção Vegetal - ICIAG-UFU ernanelemes@yahoo.com.br Lísias Coelho Engenheiro florestal, Ph.D. e professor - ICIAG-UFU lisias@ufu.br Túlio Vieira Machado Engenheiro agrônomo e mestrando...

Energia a partir da biomassa tem espaço para crescer

Camila Leite Santos Graduanda em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) camila_leite96@hotmail.com Marinês Ferreira Pires Lira Professora adjunta "DBI do Setor de Botânica Estrutural da UFLA marines.pires@dbi.ufla.br Terceira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!