20.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosFerub sedia Dia de Campo sobre Uva

Ferub sedia Dia de Campo sobre Uva

Atividade faz parte do Circuito FrutificaMinas e integra a programação do evento Brasil na Taça

Programação/Divulgação

A vitivinicultura, que é a ciência que engloba tanto a produção da uva quanto a elaboração do vinho, é o tema central do Dia de Campo que acontece nesta sexta (17) na sede da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub).

A atividade faz parte do Circuito FrutificaMinas, etapa Uberlândia, que é um programa do Governo do Estado que visa fomentar a fruticultura em todas as regiões de Minas. O Dia de Campo também integra a programação da 1ª Mostra de Vinhos de Uberlândia “Brasil na Taça”.

O evento principal de degustação, que aconteceria dia 18 de maio, foi adiado para julho em função da tragédia no Rio Grande do Sul. A maior parte dos expositores e palestrantes que participariam do Brasil na Taça é do Sul do país.

A atividade rural, no entanto, foi mantida, e contará com palestras de técnicos e engenheiros agrônomos da Emater e da Epamig, além de mesa de debates, apresentação de máquinas (tratores de pequeno porte e drones) para pulverização e uma visitação ao pomar de uvas da Ferub (veja programação completa no conteúdo em anexo).

O circuito FrutificaMinas exerce um papel importante na agricultura familiar do Estado, levando conhecimento técnico para ao homem do campo, apresentando novas tecnologias de produção e contribuindo para aumentar a renda e as condições de vida da família rural.

A produção de uvas no Triângulo Mineiro é uma atividade recente e com grande potencial de crescimento. Especialmente com o desenvolvimento da técnica de dupla poda, que é a inversão do ciclo da videira permitindo que a colheita seja feita no inverno, como acontece nas vinícolas do Hemisfério Norte. Alguns municípios da região, como Uberaba, Araxá, Sacramento, Patos de Minas já possuem vinhedos com foco na produção de vinhos finos. Outras localidades, como Araguari e Capinópolis, estão em fase de implantação.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fundação MT inicia dias de campo com novo formato

Sorriso, Nova Mutum e Itiquira recebem o evento com estações sobre doenças, pragas, nematoides, plantas daninhas e adubação, além do Circuito do Conhecimento de Cultivares, que vai aprofundar o debate sobre vigor de sementes e densidade de semeadura.

Dia de Campo pessegueiro

30 de setembro, em Piedade a Pilar do Sul.

Dia de Campo da Agristar começa hoje

O Open Field Day 2021 começa hoje, dia 20 de julho, a partir das 19h, por meio de lives ...

IHARA revoluciona e traz produtos inovadores para o Dia de Campo COCARI

Durante o Dia de Campo COCARI 2021, a IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, apresentará ao público uma combinação de produtos que fortifica a defesa da lavoura na batalha contra as doenças da soja: o Esquadrão Fungicidas Gold.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!