20.6 C
Uberlândia
domingo, junho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosFesta da Mandioca valoriza trabalho da agricultura familiar em Almenara

Festa da Mandioca valoriza trabalho da agricultura familiar em Almenara

A 21ª Festa de Mandioca deve receber cerca de 20 mil pessoas, de 7 a 9 de junho.

Divulgação Emater-MG

Um dos eventos mais tradicionais do Vale do Jequitinhonha, a 21ª Festa da Mandioca será realizada, neste final de semana (de 7 a 9 de junho), em Almenara. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas participem dos três dias de festa, que ocorrerá na avenida Epitácio Costa Aquino (aeroporto da cidade). A programação inclui shows, estandes de produtos da agricultura familiar e artesanato e até desfile da Rainha da Agricultura Familiar.

A Festa da Mandioca é uma iniciativa da Emater-MG, Prefeitura Municipal de Almenara e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.“A festa foi criada para valorizar a agricultura familiar e busca divulgar e fortalecer a cultura da mandioca no município. O produto é a principal fonte de renda de muitas famílias da agricultura familiar da região”, comenta a extensionista da Emater-MG, Milene Oliveira Ângelo.

Além de garantir o sustento de muitos agricultores, nas diversas comunidades rurais do município de Almenara, a mandioca também é a base da alimentação de muitas famílias locais. “A feira vai mostrar um pouco dessa tradição culinária. Nos estandes, o público poderá experimentar várias delícias da região como o bolinho e o caldo de mandioca, o biju, a mandioca frita e outros, além de produtos processados como a farinha e o polvilho”, conta Milene.

No domingo, às 10 horas, vai ocorrer o concurso Raiz da Mandioca (melhor raiz e melhor formação e qualidade do tubérculo). Além de derivados da mandioca, os estandes vão comercializar ainda outros produtos da agricultura familiar local como hortaliças, mel, queijos, biscoitos, entre outros itens. Outro destaque da programação será o desfile da Rainha da Agricultura Familiar, que acontece nesta sexta-feira, às 20 horas.

Cultura resistente

A mandioca costuma ser muito cultivada em Almenara e entorno pela sua resistência climática da planta, já que a região é caracterizada pela estiagem e escassez de chuvas. No município, existem várias agroindústrias coletivas de processamento de mandioca, que fabricam farinha e polvilho. Os produtos são vendidos no comércio na região e também comercializados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na região de Almenara, a produção de mandioca para uso na indústria (fabricação de farinha e polvilho), é de 29.856 toneladas (área plantada de 2.614 hectares), sendo 4.495 agricultores familiares envolvidos na atividade. Já no caso da mandioca de mesa, cerca de 1.050 pequenos produtores produzem 4.276 toneladas, em 363 hectares cultivados. “Na última safra, muitos produtores perderam a roça. No ano passado, fez muito calor. Teve seca e depois veio a chuva forte, deixando a mandioca aguada e sem qualidade. Atualmente, a demanda está maior que a oferta da mandioca na região e o preço subiu”, comenta a extensionista da Emater-MG.

Confira a programação:

ARTIGOS RELACIONADOS

Emater incentiva produção de alho na Zona da Mata mineira

A colheita deve ocorrer de agosto a setembro de 2024.

Exigências nutricionais da bananeira

  Equipe da Embrapa Mandioca e fruticultura   O cultivo da banana demanda grandes quantidades de nutrientes para manter bom desenvolvimento vegetativo e reprodutivo. O potássio e...

Tubixaba tuxaua – Tem nematoide passando despercebido

Juliana Aparecida Homiak Nematologista, mestre em Agronomia e proprietária da empresa NematSolution julianahomiak@hotmail.com   Em 1980, no oeste do Paraná, mais precisamente na cidade de Marechal Cândido Rondon,...

Estação agrometeorológica fornece dados para tomada de decisões agrícolas no Leste do MS

Parceria viabiliza a instalação de estação agrometeorológica em Ivinhema, que está integrada a rede Guia Clima da Embrapa. Os dados climáticos estão disponíveis para...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!