18.6 C
Uberlândia
sábado, junho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMáquinasFibraztech inaugura unidade de processamento de fibras de coco

Fibraztech inaugura unidade de processamento de fibras de coco

 

IMG_2572A fábrica Fibraztech, do Grupo Aurantiaca, inicia as operações da Unidade de Processamento de Fibras ” UPF. A indústria integra o complexo industrial Frysk, localizado no município do Conde, Litoral Norte da Bahia. O coco utilizado é originário das fazendas próprias da Obrigado® e também de outras propriedades rurais da Bahia, a maioria da região do Conde. A nova unidade gera atualmente dois produtos: pó de coco e fibra de coco, ambos provenientes do coco seco.

O Vice-presidente da Aurantiaca, Roberto Lessa, explica que o pó do coco é um produto ainda pouco conhecido no Brasil, mas que possui uma grande importância para a aplicação na agricultura de alta tecnologia, sendo utilizado como substrato para plantas. “Esse pó é aplicado com o intuito de fortalecer e favorecer o crescimento da vegetação, melhorando o desempenho da agricultura“, afirma Lessa.

Na nova fábrica foram investidos cerca de cinco milhões de dólares, entre prédio, maquinário e infraestrutura. A nova unidade vai processar cerca de 3 milhões e 168 mil cascas de coco, por mês. Serão produzidas mensalmente 308 toneladas de fibras.

IMG_2810

 Lauro Finizola, engenheiro de projetos e desenvolvimento de equipamentos da UPF, afirma que na Unidade há, no momento, um estoque de 6 milhões e 800 mil cascas de coco. Essa matéria-prima é levada por uma carregadeira e depositada no transportador, onde posteriormente é conduzida para um batedor de fibras. Na etapa seguinte, a casca é processada, resultando em uma fibra ainda em estágio bruto.

Do transportador, o passo posterior consiste em leva-la para o pátio de maceração. “A fibra passará alguns dias sendo molhada para absorver a resina. Depois disso é levada para o desfibrador e para as peneiras classificatórias, que têm a finalidade de separar o pó da fibra. Depois será lavado, secado e enfardado por uma prensa. Tornando as fibras em fardos de 180 à 200 quilos, cada um“, explica.

Os fardos das fibras são transportados para a unidade têxtil da Frysk, também no Conde. Lá as fibras são utilizadas na confecção de mantas e de biorrolos. De acordo com o gerente da Fibraztech, Isomar Martins, esses produtos que saem da unidade têxtil são muitos usados na engenharia para várias aplicações, inclusive para o reflorestamento de encostas, durante obras de construção de estradas. “Dois exemplos de utilização desses produtos na Bahia são a duplicação da Linha Verde, entre Praia do Forte e Itacimirim, além das obras do Complexo de Viadutos do Imbuí, em Salvador“, afirma.IMG_2624

ARTIGOS RELACIONADOS

Sustentabilidade no controle de pragas e doenças da hortifruticultura

  Fernando P. Monteiro monteirofp1985@gmail.com Flávio H. V. de Medeiros Jorge Teodoro de Souza Doutores e professores da Universidade Federal de Lavras - UFLA Juracy C. Lins Jr Doutor e professor...

Perspectivas e potencialidades do mercado de pimentas

Existe uma variedade de usos e formas de consumo da pimenta, além de uma grande variedade de produtos e subprodutos, o que favorece a...

Produtor deve estar atento a compra de máquinas e implementos

A pandemia causada pelo coronavírus gerou impacto em diversos segmentos e mercados. Um deles foi o de máquinas e implementos no agronegócio, que passou a enfrentar problemas com fornecimento de matéria-prima. Uma pesquisa online feita pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) avaliou os efeitos dos seis meses da pandemia na indústria, e mostrou que 47% das empresas estão encontrando dificuldades para conseguir insumos, matérias-primas e mercadorias.

A evolução da colheita florestal

Rodrigo Lima Professor e doutor em Engenharia Florestal e consultor SENAI rodrigo.lima@fiepr.org.br Até a década de 1940, a colheita florestal no Brasil foi realizada de forma manual...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!