16.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 29, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosFinalistas do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés

Finalistas do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés

Prova café Verdemar

A Emater-MG disponibilizou em seu site (www.emater.mg.gov.br) a relação dos  finalistas do 18º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. São 15 amostras da categoria “Café Natural” e 16 amostras da categoria “Café Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado”. Os nomes dos vencedores da premiação serão relevados em uma live especial, a ser realizada no dia 10 de dezembro, no canal da Emater-MG no Youtube, às 14 horas.

Na etapa final do concurso, que ocorreu no dia 29 de novembro, em uma das lojas da rede Verdemar, em Belo Horizonte, as amostras foram submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), sendo observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global. Segundo os jurados do concurso, os grãos concorrentes este ano são de excelente qualidade e devem atingir notas muito altas.

Na solenidade de encerramento do concurso e divulgação dos vencedores da premiação, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado e Chapada de Minas) em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). Neste ano, o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu 1.557 inscrições.

Para conferir a lista dos finalistas, clique AQUI

ARTIGOS RELACIONADOS

FMC apresenta benefícios para a cultura da cana-de-açúcar por meio de game interativo

Entre 30 de julho e 2 de agosto, a FMC Agricultural Solutions está presente na Feira de Negócios Coopercitrus " FEACOOP.  Realizado em Bebedouro-SP, o evento promove aos cooperados e produtores um ambiente propício para a troca de conhecimento e relações comerciais, além de apresentar as novidades e inovações do mercado agropecuário.

Secagem estática do café – Tecnologia sem movimentação dos grãos

  Carlos Henrique Cardeal Guiraldeli Engenheiro agrônomo cguiraldeli@gmail.com   O mercado altamente competitivo da cafeicultura contemporânea tem forçado os cafeicultores a buscar uma produção cada vez mais sustentável. O...

Cenouras uniformes? Invista nos aminoácidos

  Tiago Henrique C. Silva Engenheiro agrônomo especialista emcereais e HF tiago.silva@adubosaraguaia.com.br   Antes de falar dos aminoácidos, devemos esclarecer da grande importância dessa cadeia para os seres vivos...

Brandt aposta na evolução dos fertilizantes

Antonio Coutinho Diretor técnico e de marketing da Brandt do Brasil   O crescimento populacional e a necessidade crescente de alimentos para o mundo tem sido o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!