23.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 16, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFitoreguladores potencializam lucros no cultivo da maçã

Fitoreguladores potencializam lucros no cultivo da maçã

Cresce uso de reguladores de crescimento como estratégia para produção de maior quantidade e qualidade - e de menor custo.

O aumento da temperatura nesta reta final de inverno é um lembrete para os produtores de maçã: é hora de reforçar a atenção ao pomar, prestes a sair do período de dormência. Ano após ano, as tecnologias de manejo têm permitido safras cada vez mais abundantes. Entre as estratégias utilizadas com sucesso pelos agricultores, ganham espaço os fitoreguladores – ou reguladores de crescimento.

Créditos: Divulgação

A lista de benefícios é extensa e justifica a sua popularização. Segundo o gerente de Marketing Regional da IHARA, Marcos Vilhena, a utilização desta tecnologia viabiliza maior calibre, qualidade e uniformidade dos frutos, além da redução de gastos com podas e manejo operacional. “A aplicação da tecnologia fitoreguladora de alta eficiência em lavouras de maçãs é capaz de ampliar a produtividade em até 30%, com redução de perdas também no pós-colheita”, diz o especialista.

Ele explica que os reguladores de crescimento atuam interferindo no crescimento da parte vegetativa da planta, reduzindo em até 80% os custos com poda. “Ao orientarmos melhor o crescimento dos ramos, possibilitamos um manejo inteligente da arquitetura da planta e a incidência de luz solar, aumentando a indução floral e favorecendo um amadurecimento de maior qualidade às frutas, além da redução de doenças fúngicas por umidade. Além disso, a regulação deste crescimento vegetativo favorece o redirecionamento de gasto energético e nutrientes da planta para a frutificação, contribuindo para maior uniformidade e qualidade dos frutos”, completa o especialista da IHARA.

No portfólio da empresa, ganha mercado a tecnologia Viviful SC. Destaque de eficiência entre os fitoreguladores para a fruticultura, o produto também tem registro para ameixa, pêra, pêssego e outras culturas. “O Viviful tem sido utilizado com muito sucesso em diversas espécies frutíferas de clima temperado, sendo a macieira uma das plantas com resultados mais significativos. Temos acompanhado no campo ganhos de até 30% na produção, mas com especial destaque para a qualidade alcançada nos frutos, em tamanho, coloração e valor de comercialização”, conta Vilhena.

Quando usar reguladores?


Conceitualmente, um regulador de crescimento em macieiras pode ser utilizado quando a brotação de ramos ultrapassar o desejado para cada clone de maçã e à depender das condições gerais do ano de cultivo. Nas condições climáticas do Sul do Brasil, o período de desenvolvimento vegetativo das macieiras “Gala” e “Fuji” costuma ser superior ao observado em regiões tipicamente de clima mais temperado.

A associação de altas temperaturas e altos índices pluviométricos pode resultar no crescimento de ramos com mais de 1 metro, principalmente em anos de baixa frutificação. Por essa razão, é importante acompanhar as macieiras quanto ao início do crescimento dos ramos após o período de dormência. “Com uma utilização correta e eficiente, os reguladores de crescimento representam grande contribuição para a competitividade produtiva, com uma redução real de custos operacionais, aumento de produtividade e melhoria na qualidade da fruta”, conclui Marcos Vilhena.

ARTIGOS RELACIONADOS

Quais as variedades de alface para cultivo o ano todo?

A alface é uma espécie que pertence a uma família de grande interesse econômico

Defensivos agrícolas – Estudos trazem novidades

A utilização de defensivos agrícolas em diferentes culturas do agronegócio brasileiro ...

Retorno econômico do milho safrinha 2021, em Mato Grosso do Sul

O cultivo do milho safrinha é uma atividade de alto risco, principalmente, quando semeado fora do período recomendado pelo zoneamento agrícola de risco climático.

Cultivo de chuchu

Versátil e benéfico à saúde, o chuchu é também um aliado da economia doméstica, por ser ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!