23.3 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Florestas Florestas plantadas são aliadas no combate às mudanças climáticas?

Florestas plantadas são aliadas no combate às mudanças climáticas?

Crédito Shutterstock

As florestas têm um papel fundamental na mitigação da mudança do clima, especialmente por remover e estocar carbono nas florestas e nos produtos, além de evitar emissões ao prover produtos e serviços de origem renovável, em detrimento aos de origem fóssil ou não renovável.

O setor de florestas plantadas no Brasil tem hoje 7,8 milhões de hectares de plantações com finalidade comercial. E, para cada hectare plantado com árvores para fins industriais, outro 0,7 hectare foi destinado à conservação. Estima-se que o estoque de CO2 equivalente do segmento, incluindo área cultivada e área plantada, seja de 4,2 bilhões de toneladas.

Vale reforçar que as florestas em pé, sejam elas cultivadas ou naturais, têm um enorme valor. Remoção de carbono, regulação do fluxo hídrico, conservação do solo, entre outros serviços ambientais são fundamentais para produção agrícola e para qualidade de vida.

Preservação ambiental

A Bahia possui 660 mil hectares de plantações florestais e 440 mil hectares de florestas nativas destinadas à preservação ambiental (preservadas pelas empresas e produtores). Em resumo, o setor no Estado também tem mais de 0,7 ha preservado para cada hectare de produção. “O setor na Bahia, incluindo plantios florestais e áreas preservadas, sequestra algo em torno de 363 milhões de toneladas de carbono”, acrescenta o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade.

Para ele, existe ainda outro importante benefício climático gerado pelo setor: o uso de produtos de base florestal também pode evitar ou minimizar o uso de produtos baseados em fontes fósseis ou não renováveis, evitando emissões ao longo de diversas cadeias produtivas. Além disso, os produtos de base florestal mantêm o carbono estocado ao longo de sua vida útil.

Andrade ainda chama a atenção para o Plano Nacional de Florestas Plantadas (PlantarFlorestas), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que prevê – entre outros objetivos – o aumento em dois milhões de hectares a área de cultivos comerciais em áreas antropizadas, dentre elas pastagens e áreas sem vocação agrícola, mas boas para plantios florestais.

Inicio Revistas Florestas Florestas plantadas são aliadas no combate às mudanças climáticas?