28.8 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasFloresteca - A maior produtora de teca do mundo

Floresteca – A maior produtora de teca do mundo

Crédito TRC
Crédito TRC

A Teak Resources Company (TRC) tem grandes extensões de terras plantadas com teca localizadas nas regiões centro-sul do Mato Grosso e Sudeste do Pará, com escritório central em Indaiatuba, São Paulo e de vendas em Cingapura.

São 23 anos de atuação no mercado de teca. Segundo Sylvio Coutinho, diretor executivo/CEO da empresa, em 1994 a empresa foi fundada com o nome Floresteca, comprometida desde o início com o manejo e produção de madeira de teca de alta qualidade com responsabilidade ambiental e social. “A Floresteca atingiu a meta de ser a maior produtora privada de madeira de teca no mundo, operando um negócio sustentável que atende a crescente demanda mundial por este valioso recurso natural“, relata.

Onde antes o foco principal era produção florestal, agora se amplia para incluir a exportação, cujo sucesso passa a depender de logística, comércio e marketing.Para melhor representar e responder aos novos desafios, uma nova empresa foi criada: Teak Resources Company, ou TRC.

A TRC assume a gestão das florestas, logística e comercialização de madeira de teca, tendo como base os mesmos princípios e valores nos quais o grupo foi fundado: sustentabilidade, credibilidade, qualidade, transparência e espírito pioneiro.

Aposta certa

A Floresteca e, por reflexo a TRC apostou na teca por ver na atividade a oportunidade de oferecer uma alternativa de investimento viável e rentável para aqueles não só preocupados com o retorno financeiro, mas também com a geração de benefícios sociais e ambientais e com o oferecimento de uma alternativa de madeira produzida de forma responsável ao mercado mundial de madeira tropical nobre.

“A teca tem grande resistência, boa produtividade e grande aceitação no mercado internacional“, afirma Sylvio Coutinho. Ainda segundo ele, a produção de madeira de teca tem seu foco no mercado internacional, cujo alto valor da madeira se deve à combinação de beleza, resistência, durabilidade e rusticidade.

A consolidação no mercado de madeira tropical foi resultado da disponibilidade de madeira de teca proveniente de áreas nativas por longo tempo, mas sem a devida preocupação pela sustentabilidade e o resultado disto já é evidente, tanto na dificuldade de suprimento quanto nas restrições do mercado.

“O suprimento de madeira de teca extraída de áreas nativas é decrescente e está com os dias contatos, sem dizer que o mercado restringe cada vez mais a aquisição de madeira de teca cuja origem não é responsável, sendo que a União Europeia caminha para impor sansões àqueles que insistirem na prática de aquisição de madeira tropical sem a devida garantia de origem responsável e legal“, alerta o especialista.

No sentido contrário, é cada vez maior a participação de madeira de teca proveniente de plantações que praticam o manejo florestal responsável. “Reconhecemos que dificilmente os altos valores atingidos pela madeira de teca de origem nativa serão superados pela madeira de teca de plantações.Mesmo assim, a madeira de teca de plantações cujo manejo foi adequado continuará se destacando pelas características de beleza, resistência, durabilidade e rusticidade da teca e, portanto, sempre estarão entre as madeiras tropicais de alto valor e terão seu lugar garantido no mercado“, pontua.

Madeira nobre

Sylvio Coutinho ressalta que a teca é uma das únicas árvores que produz madeira tropical nobre de alto valor, cujo know how em plantações puras é comprovadamente viável, conhecido e com mercado já consolidado, fato que não tem sido observado para outras espécies de madeira tropical nobre.

“Portanto, o investimento em plantações de teca e a produção de sua madeira continuam sendo uma ótima oportunidade, entretanto, requeremexpertiseno negócio florestal e que este seja diferenciado, pois é um negócio que pode atender aos requisitos de produção sustentável, mas exige grandes investimentos em terras, know how e formação do ativo florestal; ou seja, é um investimento de longo prazo e voltado para o mercado internacional“, avalia.

Diferenciais da Floresteca

ðBiotecnologia: madeira originada de árvores com genética de maior produtividade e qualidade;

ðMadeira de origem responsável: suprimento e comercialização de madeira de teca produzida a partir de florestas certificadas, garantindo que ela atenda aos mais altos padrões de manejo florestal responsável;

ðPadronização da qualidade: a gestão em conformidade com os mais altos padrões e acompanhamento contínuo das florestas contribui para a produção de madeira uniforme;

ðLocalização privilegiada: gestão da produção e comercialização da madeira sendo cultivada sob as melhores condições de solo e clima, adequado para o desenvolvimento em larga escala;

ðTecnologia: knowhow desde a produção de mudas melhoradas, prospecção de áreas, plantio, manejo florestal e colheita até processamento, comercialização e entrega dos produtos;

ðLogística: fornecimento contínuo e estável de madeira de teca ao longo do ano, com entregas programadas para favorecer o fluxo de caixa dos clientes e otimizar a cadeia de suprimentos.

Essa é parte da matéria de capa da revista Campo & Negócios Floresta, edição de Julho/Agosto 2017. Adquira a sua para leitura completa.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtores investem em máquinas de beneficiamento de café

A última safra de café 2017/18 foi caracterizada por ano de bienalidade baixa, consequentemente, espera-se na safra 2018/19 uma safra maior que essa, por...

Vinícola Guatambu recebe Selo Solar inédito no País

A Vinícola Guatambu, situada em Dom Pedrito (RS), recebeu o Selo Solar, iniciativa do Instituto IDEAL com apoio do WWF-Brasil e Cooperação Alemã para...

As algas marinhas e a florada dos citros

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Mogno Africano oferece alto poder de lucratividade ao produtor

  Foram horas, minutos e segundos importantes para a maioria dos cerca de 200 participantes do 2° Workshop Internacional de Mogno Africano, realizado pelo Instituto...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!