FMC debate Agricultura 5.0 no Encontro Nacional de Cooperativas

0
297

ENCA acontece de 24, 25 e 26 de novembro, em plataforma online; Piero Castro da FMC falou sobre o tema no dia 25

Lavoura – Crédito: shutterstock

FMC, participa entre os dias 24 a 26 de novembro, do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA), que acontecerá em plataforma online. O evento focado nas lideranças das principais cooperativas do Brasil, abordará temas como Agricultura 5.0, governança, tecnologias digitais e finanças, gestão de risco, trazendo nomes como Clóvis de Barros Filho, com o tema ansiedade e os impactos na produtividade, Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócios da FGV, e amplo defensor do cooperativismo no Brasil, que falará sobre a nova geração de cooperados e Mário Sérgio Cortella, que traz uma palestra sobre o profissional do futuro, além das palestras o evento promoverá networking com grandes players do mercado.

Na ocasião, Piero Castro, Gerente de Desenvolvimento de Mercado em Agricultura de Precisão para América Latina da FMC, debateu o tema ‘Agricultura 5.0’, em um painel com importantes Cooperativas que estão à frente nesse assunto no Brasil. Essa programação integrou o calendário de palestras do evento, e que ficarão disponíveis para acesso novamente para os inscritos.

Foram abordadas as novas tecnologias do campo e as novas gerações das cooperativas, que tem trazido grandes aprendizados através de sua forma de ver o mundo e o conhecimento sobre as tecnologias, como podem contribuir com o cenário atual, em uma agricultura que passou por modernizações desde os motores de combustão, à agricultura de precisão, e por fim, a automação, que vem com máquinas que passam a trabalhar com mais autonomia, além das plataformas digitais que mudaram a forma como o agricultor lida com a informação, trazendo mais previsibilidade e monitoramento pras lavouras. E, como parte desse futuro, a FMC tem investido em novas tecnologias para apoiar e suportar todo o crescimento de hoje e dos próximos anos.

O cooperativismo agropecuário atualmente é responsável por quase 50% do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mesmo em um ano atípico, o PIB do Agronegócio continua em uma crescente e alcançou a marca de 5,26% no 1º semestre de 2020.

"Precisamos estar prontos para o futuro. E a FMC traz a importância de estar ao lado do produtor, e de todos da cadeia não só em seu DNA, mas como em seus valores, todos eles estão ligados diretamente com algum ponto importante da Agricultura 5.0, como por exemplo, o valor sustentabilidade, podemos ter aplicações mais conscientes, protegendo a cultura e o meio ambiente. Precisamos cada vez mais produzir na mesma área, e com certeza a evolução da agricultura e seu 5.0 nos ajudará nesta missão", destaca Piero Castro da FMC.

A cooperação, além de favorecer na redução de custo, facilita negociações e cria uma rede de colaboração, sendo um modelo sustentável importante para a economia do país. Quase metade (48%) de tudo que é produzido no campo brasileiro sai de uma cooperativa, segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Grupo Conecta, com o apoio do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e patrocínio de cooperativas, FMC e outras empresas do agronegócio brasileiro, realiza o Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA). Mais informações em: https://www.gpoconecta.com.br/enca.

Sobre a FMC

A FMC Corporation fornece soluções para os agricultores de todo o mundo com um portfólio de produtos patenteados de proteção a culturas e um pipeline robusto, alimentado por recursos inovadores de descoberta e desenvolvimento em proteção de cultivos, saúde de plantas e soluções profissionais de manutenção de pragas. A FMC Corporation emprega aproximadamente 6.500 funcionários em todo o mundo. Para saber mais, visite https://www.fmc.com e https://www.fmc.com.br