13 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Sem categoria Foodtech plant-based auxilia pequenos produtores

Foodtech plant-based auxilia pequenos produtores

Crédito: Divulgação Urban Farmcy
O laço entre a alimentação à base de plantas, a saúde pessoal e a do planeta se estreita mais a cada dia. De olho em todos os lados dessa equação, a foodtech Urban Farmcy avança na sua jornada de salvar o planeta através dos alimentos e aumenta sua aposta na agricultura familiar.
Responsável por já ter gerado uma renda de R$ 2.484.575 para famílias agricultoras, desde 2017, a startup agora marca de forma definitiva a história agro do Rio Grande do Sul (RS): a marca, que inseriu o cultivo de couve crespa no estado, lança o snack Kale Chips, que traz uma versão desidratada da hortaliça — rica em minerais, vitamina C, vitamina K1, magnésio, cálcio e zinco, com um mix de temperos picantes. O produto, “crocante como salgadinho e saudável como planta”, como define a marca, está disponível na loja oficial da foodtech (acesse aqui) e nas lojas físicas parceiras, espalhadas pelo RS e também por São Paulo, Paraná e Distrito Federal.
“Salvar a saúde e o planeta através dos alimentos é possível quando estamos falando de alimentos limpos e nutritivos como a nossa couve, que é cultivada em fazendas agroecológicas, com respeito e responsabilidade ambiental. A agricultura familiar é indispensável nesse sentido, porque é amaneira mais competente de produzir e comercializar alimentos limpos e de qualidade para os nossos clientes comenta Tobias Chanan, Co-CEO e Co-Fundador da startup, sobre a proximidade com os fornecedores, uma das premissas da marca.
Com um histórico sólido quando o assunto é estabelecer relações de apoio mútuo com seus fornecedores, a startup criou um projeto para aprofundar esse vínculo com a chegada da couve crespa. Ao lado dos Filhos da Terra, um núcleo familiar agricultor, eles traçaram um plano de 24 meses direcionado ao cultivo da hortaliça. O primeiro passo foi a foodtech investir na revitalização de uma área da fazenda da família, que foi adequada para o plantio da couve kale, enquanto a família garantiu a manutenção dos preços acordados durante o período de duração total do projeto. Além disso, a Urban se comprometeu a garantir uma renda mínima mensal para a família, que crescerá de acordo com o plano de aumento da produção do vegetal.
A mutualidade estabelecida entre a marca e fornecedores ainda deve se desdobrar por outras novidades para ampliar as espécies cultivadas nas fazendas dos colaboradores. Parte do compromisso da marca, inclui sugerir novas espécies para plantio e investir em insumos para realização de testes e aplicações no cultivo. Assim como no caso do projeto com a couve kale, a produção também pode ser comercializada para outras empresas, entregando, portanto, um benefício permanente para os parceiros. “Esse projeto sintetiza muitas camadas dos pilares que formam a Urban Farmcy, desde a atenção com o alimento, no trajeto das primeiras sementes para o Rio Grande do Sul, até a embalagem reciclável. É um importante passo para conseguirmos, até 2030, dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos. Para a Urban Farmcy, esse é o caminho não apenas para criar uma rede de apoio mútuo, mas para sermos verdadeiros agentes de transformação junto com nossos colaboradores”, conclui Tobias.
Sobre a Urban Farmcy

Foodtech fundada em Porto Alegre em 2017, recentemente a Urban Farmcy expandiu para o varejo nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo e já soma mais de 600 pontos de vendas em todo Brasil. Em julho de 2021, lançou seu e-commerce de refeições e produtos frescos e à base de plantas que são entregues congelados nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana e a capital de São Paulo. A Urban Farmcy nasceu para gerar impactos, e um dos pilares fundamentais da marca é a agricultura familiar. A marca atua de forma direta com agricultores, expandindo e ampliando a diversidade de espécies cultivadas.
Inicio Sem categoria Foodtech plant-based auxilia pequenos produtores