23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 20, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Eventos Fórum com especialistas aborda fitotoxidade do glifosato

Fórum com especialistas aborda fitotoxidade do glifosato

No próximo dia 9/11, a partir das 19h, uma conferência virtual (webinar) irá abordar dois assuntos muito presentes na rotina das lavouras, especialmente na cultura da soja: a fitotoxidade do glifosato e a resistência de fungos a fungicidas. Aberta ao público e totalmente gratuita, a iniciativa será transmitida pelo canais digitais da empresa mineira Satis, realizadora do encontro. A ação tem como objetivo possibilitar a troca de ideias entre especialistas a fim de promover um agronegócio mais eficiente e sustentável.

O encontro será dividido em três blocos, com mediação do influenciador digital Marcelo Zakseski, do canal @conhecimento_agronômico, que é mestre em entomologia e tecnólogo em produção de grãos. Os temas serão tratados individualmente com a participação de especialistas do curso de Agronomia da Faculdades Associadas de Uberaba/MG (FAZU), que irão explicar os desafios enfrentados pelo produtor rural no campo. Coordenador do curso de pós-graduação em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, o professor Saulo Strazeio Cardoso irá abordar o tema da fitotoxidade do glifosato, destacando os danos causados pela concentração excessiva do ingrediente às células e ao metabolismo da planta. Já a professora Thaís Ramalho Bean, pós-doutora em fitopatologia, explicará como ocorre a resistência dos fungos a fungicidas, uma característica genética geralmente provocada pela aplicação indiscriminada deste tipo de insumo.

Cada tema tratado pelos professores contará com a contribuição do Gerente de Inovação da Satis, o engenheiro químico Fabrício Porto. Ele irá apresentar as duas novas soluções desenvolvidas pela empresa para as respectivas demandas, demonstrando resultados de pesquisas de eficiência. Um dos produtos é o Vitaphol Soymax, fertilizante mineral de aplicação foliar rico em cobalto, molibdênio, zinco e aminoácidos, que atua contra a fitotoxidade provocada pelos herbicidas no metabolismo das plantas, especificamente na cultura da soja.

Fabrício Porto também irá destacar o produto Tatic, principal novidade da  Satis para a safra 21/22. Trata-se de um fertilizante foliar elaborado a partir do cobre (Cu) para fortalecer as defesas naturais da planta e otimizar o manejo de lavouras. Por meio de uma técnica chamada “indução de resistência”, a solução favorece o sistema imunológico natural das plantas, auxiliando os fungicidas no manejo das principais doenças causadas por fungos.

Após as explanações dos especialistas, haverá um bloco dedicado a participação do público, que poderá apresentar suas dúvidas a respeito dos temas abordados. A iniciativa com especialistas integra o movimento de inovação da Satis, que vem investindo na realização de pesquisas para o desenvolvimento de novas soluções ao agronegócio, bem como para orientação técnica do produtor rural. “Acreditamos muito na troca de conhecimento e experiências como uma importante ferramenta na busca de soluções. Seja no agro ou em outros segmentos, a inovação depende fortemente deste processo colaborativo”, destaca Fabrício Porto.

A proposta da Satis é de que as webinars neste formato sejam anuais, focando em especial os lançamentos de cada temporada e as demandas do campo para as quais são desenvolvidas. A empresa já mantém uma série de iniciativas para abordagem de pesquisas e outros assuntos técnicos com o público através de diferentes conteúdos em suas plataformas digitais, facilitando o acesso ao produtor, além de fóruns especializados em parceria com entidades ligadas ao agronegócio.

Fique ligado

WEBINAR SATIS

Quando – dia 9 de novembro, terça-feira, a partir das 19h;

Transmissão – Gratuita e aberta ao público nos canais digitais da Satis.

Youtube – Satis Nutrição Vegetal

Inicio Eventos Fórum com especialistas aborda fitotoxidade do glifosato