25.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasFórum Getap vai revelar os campeões de produtividade no milho verão/2024

Fórum Getap vai revelar os campeões de produtividade no milho verão/2024

Os vencedores deste 4º ano do projeto serão reconhecidos no dia 19 de junho

Divulgação

No próximo dia 19 de junho, durante o Fórum Getap Verão/24, serão reconhecidos e premiados os agricultores que atingiram alta performance no 4º ano do concurso de produtividade no milho, ressaltando e elevando o patamar da produção da cultura no Brasil. Essa edição contou com 162 inscritos que concorreram em duas categorias: cultivo irrigado e sequeiro. No total, produtores de seis estados participaram: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Goiás.

Os participantes tiveram suas áreas auditadas até o mês de maio pela equipe técnica do Grupo Somar, a qual tem ampla experiência neste mercado. Alguns indicadores chave de produção foram analisados durante a auditoria, entre eles: produtividade e população obtida, número e peso de grãos por espiga. No final do processo, todos os participantes receberão um relatório técnico completo, produzido pela equipe do Getap (Grupo Tático de Aumento de Produtividade), podendo comparar seus resultados com as médias dos demais produtores.

O Getap é uma iniciativa que busca reunir especialistas do agronegócio para discutir temas relevantes e disseminar conhecimento e boas práticas no manejo da cultura do milho, com o objetivo de incentivar o cultivo eficiente no Brasil. Para isso, é promovido o concurso de produtividade do cereal. “Essa é uma oportunidade onde a cadeia do agronegócio reconhece aqueles que atingem os mais altos níveis de produtividade, alinhando isso à rentabilidade, tecnologia e sustentabilidade”, diz Anderson Galvão, responsável pela criação do Getap.

Os resultados com os vencedores só serão divulgados no dia 19 de junho, porém, algumas tendências observadas nesta edição podem ser antecipadas. Segundo Gustavo Resende Capanema, coordenador técnico agronômico, pensado no milho irrigado, foi observado que algumas regiões tiveram margens para mostrar força, como por exemplo, os Estados de Goiás e Minas Gerais. Pensando em sequeiro, considerando o Sul do País, o Paraná teve condições mais favoráveis no período em relação a Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que foram afetados pelas condições climáticas. “Também observamos que o Cerrado tem potencial produtivo para o cultivo de milho verão”, destacou.

Evento dinâmico

Com o objetivo de proporcionar mais agilidade ao evento e contribuindo para que os produtores não precisem se ausentar de suas propriedades neste momento importante da safra, o anúncio dos vencedores do 4º ano do concurso de produtividade no milho será feito de forma online, para os convidados. Além de revelar os premiados, haverá uma breve apresentação do criador do Getap, analisando os dados de produtividades alcançados, bem como uma explanação sobre a visão global de mercado do milho. “Essa será uma grande oportunidade para conhecermos os segredos de manejos e práticas agronômicas dos melhores e maiores produtores do cereal do Brasil”, finaliza Galvão. 

O Getap tem como curadoria a Céleres, além de patrocinadores a Bayer, Ubyfol, ICL, Stoller e Eurochem e ainda apoiadores: ABPA, Abramilho e Abisolo.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!