23.3 C
São Paulo
sexta-feira, julho 1, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Fosfito de potássio via foliar aumenta produção em abacateiros

Fosfito de potássio via foliar aumenta produção em abacateiros

O fosfito contribui para o aumento da produção, além de atuar no sistema de defesa da planta, principalmente contra Phytophthoracinammomi, principal patógeno que afeta a cultura

 

 

Bruna do Amaral Brogio

Edypol G. Baptista

Mestrandos – PPG Fitotecnia

Simone Rodrigues da Silva

Doutora e professora da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz“ (ESALQ/USP)

 

Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

A fase de floração e frutificação do abacateiro são períodos de alta demanda de nutrientes. A aplicação foliar é interessante, pois garante que os nutrientes sejam prontamente absorvidos e translocados por toda a planta.

Pesquisas demonstram que o fosfito de potássio é rapidamente absorvido pelos tecidos da planta de abacateiro, e por não ser metabolizado, permanece por período indeterminado nos tecidos da mesma.

Sendo fonte dos nutrientes fósforo e potássio, o fosfito é responsável por estimular processos fisiológicos e rotas metabólicas específicas, como incrementar a rota do ácido chiquímico, que produz aminoácidos essenciais, fenóis e outros metabólitos secundários, que contribuem para o aumento da produção, além de atuar no sistema de defesa da planta, principalmente contra Phytophthoracinammomi, principal patógeno que afeta a cultura.

Vantagens do fosfito de potássio

A aplicação foliar do fosfito de potássio contribui para aumentar o número, tamanho e a qualidade dos frutos de abacate e auxiliar no combate à podridão radicular, ou gomose do abacateiro, causada por Phytophthoracinammomi, um patógeno de solo de difícil controle.

É importante frisar que o uso isolado do fosfito de potássio via aplicação foliar na cultura do abacateiro pode não representar melhorias, caso o produtor não realize um correto manejo nutricional, fitossanitário e hídrico. A implantação da técnica pode variar muito de acordo com a disponibilidade de investimento do produtor, emprego de mão de obra e maquinário, mas de modo geral é fácil.

A aplicação foliar do fosfito de potássio contribui para aumentar o número, tamanho e a qualidade dos frutos - Créditos Shutter
A aplicação foliar do fosfito de potássio contribui para aumentar o número, tamanho e a qualidade dos frutos – Créditos Shutter

Investimento x retorno

O custo pode variar de acordo com a fonte de fosfito utilizada e com o tamanho da área e do maquinário, além dos custos com os funcionários envolvidos no trabalho e combustível para os tratores.

O principal benefício se baseia numa melhor nutrição da planta, pois o fósforo é um macronutriente essencial para o crescimento e produção das plantas, interferindo em muitos processos metabólicos, como fotossíntese, respiração, armazenamento e transferência de energia, divisão celular, entre outros, enquanto o potássio contribui com várias atividades bioquímicas, sendo principalmente ativador de enzimas, regulador da pressão osmótica, etc.

Erros

Os erros mais frequentes estão na utilização de doses maiores ou menores que as recomendadas no rótulo do produto e na aplicação do mesmo em condições de ventos fortes e chuvas. Os ventos fortes irão deslocar as gotas que deveriam cair sobre as folhas e a chuva irá “lavar“ o produto da planta, sendo necessário reaplicá-lo.

Esses erros podem ser evitados seguindo as recomendações técnicas de utilização do produto, tendo o acompanhamento de um profissional especializado e se atentando às previsões climáticas, pois caso haja previsão de chuva a aplicação do produto deve ser suspensa.

 “ O fósforo é um macronutriente essencial para o crescimento e produção das plantas“

Essa matéria você encontra na edição de abril 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Fosfito de potássio via foliar aumenta produção em abacateiros