27.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Destaques Fosfito x pinta-preta no mamoeiro

Fosfito x pinta-preta no mamoeiro

Igor dos Reis Oliveira reisigor07@gmail.com

Tarcísio da Silva Vasconcelostarcisiovasconcelos589@gmail.com

Fernanda Barbosa Reisfernanda15reis@gmail.com

GraduandoS em Agronomia – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mamão – Fotos: João Roberto Pereira

A pinta-preta [Asperisporium caricae (Speg.) Maubl.] ou varíola é uma importante doença que impacta a cultura do mamoeiro. As injúrias mais importantes são ocasionadas nos frutos, gerando perdas na ordem de 30%. Dessa forma, seu controle em pomares comercial é obrigatório.

Em plantas de mamoeiro jovens infectadas pelo patógeno causador da pinta-preta ocorre redução no desenvolvimento da planta. A doença é bem mais severa quando afeta os frutos, pois provoca lesões que reduzem o valor comercial dos mesmos (Santana et al., 2014).

Isso ocorre pelo fato de que as manchas resultantes da infecção do agente costumam se apresentar na superfície dos frutos. Além disso, afeta as folhas da planta, provocando redução da vida útil, de modo que, além de causar a queda das folhas precocemente, também acelera o processo de senescência, afetando assim a parte vegetativa e, consequentemente, o desenvolvimento da planta.

Sintomas

Inicialmente, os sintomas observados ocorrem na parte abaxial (inferior) das folhas mais velhas, se apresentando em forma de manchas pequenas arredondadas e de coloração escura (Kuhlcamp et al., 2018). Na parte adaxial (superior) das folhas ocorrem lesões semelhantes, porém, com colorações mais pardo-clara, com depressão e halo amarelado.

Conforme aumenta a quantidade de manchas nas folhas, ocorre também o amarelecimento das mesmas, que apodrecem em boa parte da superfície foliar. Nos frutos, os danos ocorrem quando estes se encontram ainda verdes, com o surgimento de manchas circulares e presença de pequenas pontuações marrons, com encharcamento nos arredores das manchas.

Conforme ocorre o desenvolvimento do fruto, as manchas tendem a aumentar, tornando-se cada vez mais ásperas ao toque, salientes e mais pretas, afetando consideravelmente a superfície do fruto.

Condições para a doença

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Fosfito x pinta-preta no mamoeiro