21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 25, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosFósforo a lanço concentra nutrientes na camada de 0 a 20 cm...

Fósforo a lanço concentra nutrientes na camada de 0 a 20 cm de profundidade

Eduardo Zavaschi

Ítalo Pinho

Bruno Loman

Estagiários do GAPE (Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão) da ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”)

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Resultados de pesquisas demonstram que a aplicação do fósforo a lanço é uma alternativa para alcançar maiores produtividades, por contribuir para a nutrição da planta e melhorar o crescimento do sistema radicular.

Considerando o fósforo como elemento pouco móvel, a aplicação do adubo fosfatado a lanço deve ser realizada antes da semeadura (pré-semeadura), e o elemento incorporado ao solo. Esta prática aumenta e uniformiza a distribuição do nutriente na camada de 0 a 20 cm de profundidade, onde se concentra o maior volume de raízes das plantas.

Benefícios do fósforo a lanço

O benefício do fósforo a lanço está no maior rendimento operacional, visando uma semeadura mais ágil, sem necessidade de interrupções para reabastecimento de fertilizantes.

A aplicação no sulco de semeadura tem maior eficiência principalmente em solos com baixos teores de fósforo. Já em solos cujos teores do nutriente estejam altos, pode-se optar pela aplicação a lanço. Entretanto, em anos com veranico pode haver perdas de produtividade, uma vez que o nutriente aplicado a lanço irá se concentrar na superfície do solo, que terá baixa quantidade de água, não permitindo a difusão do elemento até a raiz da planta.

Quando aplicar

A aplicação do fósforo a lanço deve ocorrer em pré-semeadura, após as práticas da calagem e da gessagem, ou seja, quando o solo já estiver com sua acidez equilibrada. Entretanto, é importante atentar para a qualidade e armazenamento do fertilizante e para erros de operação, tais como velocidade de aplicação e distribuição irregular do nutriente.

Para evitar estes erros, armazenar o fertilizante em local adequado (coberto e de baixa umidade) e realizar as operações de aplicação em velocidade correta, verificando a regulagem adequada da máquina.

Mais eficiência

A prática citada aumenta a eficiência operacional, uma vez que não são necessárias interrupções para reabastecimento da caixa de adubo da semeadora, agilizando a operação.

Quanto ao custo, varia com a operação, com a máquina utilizada e tamanho da área, tornando difícil obter um número padrão para o Brasil.Porém, o investimento na adubação no sulco pode ser de três a quatro vezes maior, considerando um gasto maior de combustível e uma área de trabalho menor.

Custo-benefício

Comparado com a aplicação de fósforo no sulco de semeadura, a adubação a lanço do nutriente apresenta menor custo, e como benefício maior rendimento operacional. Entretanto, há menor eficiência na disponibilidade do elemento para as plantas.

Essa matéria você encontra na edição de outubro 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

26ª Hortitec – Expectativa de negócios superiores a R$ 100 milhões

A 26ª edição da Hortitec é a mais importante feira de hortaliças, flores e frutas da América Latina, e será realizada em Holambra (SP), entre 26 e 28 de junho. A estimativa de negócios no evento é da ordem de R$ 110 milhões e o público aguardado é de mais de 30 mil visitantes.

Falhas na pulverização comprometem controle da Helicoverpa armigera

  Manoel Ibrain Lobo Junior Engenheiro agrônomo e consultor em Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas, Auditor GlobalGAP IFA (Boas Práticas Agrícolas) lobo@pulverizador.com.br Há cerca de 40...

Enxertia de mesa – Mudas de videira com mais qualidade

Adilson Pimentel Junior Engenheiro agrônomo e mestrando em Agronomia/Horticultura pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho“ " ESALQ/USP Francisco José Domingues Neto Engenheiro agrônomo e...

Quais as inovações tecnológicas em nutrição e fitossanidade?

Autores Jorge Jacob Neto Professor titular, Ph.D., do Departamento de Fitotecnia – Instituto de Agronomia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!