18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Fósforo aumenta a produtividade da batata

Fósforo aumenta a produtividade da batata

 

Gustavo Antonio Faria Rabêlo

Técnico em Agricultura e Zootecnia ” IFMG- campus Bambuí, Graduando em Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), membro do grupo PET Agronomia, Bolsista FAPEMIG iniciação cientifica

gustavorabelo.vzp@hotmail.com

 

Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

No Brasil, a batata (Solanumtuberosum L. spp. tuberosum) é a principal cultura olerícola, tanto em área, aproximadamente 150 mil ha/ano, como em preferência alimentar. É o terceiro alimento mais consumido no mundo, sendo superado apenas pelo arroz e o trigo.

Assim como toda hortaliça, a batata tem ciclo curto, e devido ao fato de suas raízes serem poucas agressivas, há a necessidade de que o preparo do solo, junto a uma boa correção e adubação, seja bem feitas, para que os nutrientes sejam mais facilmente disponíveis para as plantas.

A adubação química é, sem dúvida, um dos fatores de produção que mais influenciam no custo de produção da cultura da batata. Segundo a Embrapa, a adubação pode chegar a custar 15% do valor total do cultivo da cultura. Em contrapartida, a adubação é um dos fatores que mais apresenta ganhos para a agricultura, tanto em produtividade, que no ano de 2010 ultrapassou três milhões de toneladas no Brasil (AGRIANUAL, 2010), quanto em proteção contra estresses, sejam eles hídricos, por patógenos, ou qualquer outro motivo, visto que uma planta bem nutrida está mais bem preparada para dadas situações.

Dose certa

A tabela 1 mostra os valores exigidos de macro e micronutrientes para a produção de uma tonelada de tubérculos de batata

Tabela 1: valores exigidos de macronutrientes e micronutrientes para a produção de uma tonelada de batata.

Macronutriente (kg/t)

Micronutriente (g/t)

Nitrogênio 3,0-5,0

Boro   0,6-1,5

Fósforo  0,3-0,5

Zinco   3,0-5,0

Potássio 4,0-6,5

Ferro  2,0-4,0

Cálcio 0,5-1,5

Cobre   1,3-2,0

Magnésio     0,1-0,3

Manganês  1,7-2,1

Enxofre 0,3-0,8

Molibdênio  0,03-0,04

Fonte: Embrapa, 1999

É importante ressaltar que todos os nutrientes, sejam eles macro ou micronutrientes, apresentam importância na produção, e que os teores ideais de nutrientes na cultura podem variar.

Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

O fósforo na produção de batata

 

Os solos como o do Brasil, em sua maioria apresentam pouca fertilidade e principalmente baixos teores de Fósforo (P) disponíveis para as plantas, pois a fixação desse nutriente é bem elevada nesses tipos de solo, pelo fato de apresentarem ácidos e sesquióxidos de ferro e alumínio.

O fósforo é um nutriente muito importante para a cultura da batata e demais culturas, pois a partir dele é formado o ATP, que é a molécula responsável por fornecer energia para que as plantas façam processos que são essenciais para o seu desenvolvimento, como por exemplo, o transporte de assimilados.

Segundo estudos de Filgueira (2000), o fósforo é o quinto nutriente em ordem decrescente de extração, porém, é o que oferece maior resposta em produtividade em solos brasileiros, pois favorece a formação de raízes, a tuberização e o tamanho dos tubérculos, além de acelerar o ciclo da cultura. A partir daí podemos analisar como é grande e relevante a importância do fósforo na produtividade da batata.

Dosagem e época de aplicação

Para que se possa recomendar uma dose ideal de fósforo para a batata, alguns fatores devem ser levados em consideração como a análise de solo (física e química), que vai indicar a quantidade ideal do nutriente que o solo vai precisar, a cultivar, que indicará os valores necessários à planta, e a fonte de nutriente usada.

A partir desses fatores nota-se que a faixa média de adubação fosfatada na batata varia entre 50 a 420 kg/ha de P2O5.Alguns produtores vão além e chegam a aplicar até 588 kg/ha, pelo fato de ser uma planta com o sistema radicular pouco desenvolvido.

Naturalmente, não se faz adubação de cobertura com o fósforo na cultura da batata, portanto, a época ideal para a aplicação do adubo é junto ao plantio.

Custo-benefício

 

O custo de aplicação do adubo fosfatado não temvalores fixados, pois depende de vários fatores externos, como a forma e época de aplicação, o produto comercial aplicado, preço da mão de obra, entre vários outros. Mas, é notável que o custo benefício da aplicação é compensatório, pois os ganhos em produtividade cobrem o investimento.

Contudo, é necessário mencionar que, para que haja uma boa resposta em produção, não somente a adubação com fósforo deve ser bem feita – todos os outros nutrientes essenciais também devem estar em níveis suficientes para o desenvolvimento da cultura.

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2015  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

 

Inicio Revistas Hortifrúti Fósforo aumenta a produtividade da batata