18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Notícias Frutas, verduras e legumes saudáveis por mais tempo e livres de microrganismos

Frutas, verduras e legumes saudáveis por mais tempo e livres de microrganismos

Produzidas em EPS (isopor®), com tecnologia e designs próprios, as conservadoras para acondicionamento e transporte de frutas, legumes e verduras (FLV) da Linha DaColheita, ampliam o shelf-life, proporcionam menor perda de peso pela desidratação e mantém o teor vitamínico da fruta por mais tempo.

 

Além disso, a Termotécnica – líder no mercado de EPS no Brasil – acaba de lançar o Safe Pack, matéria-prima antimicrobiana, que pode conferir a redução em 99,9% da ação e presença de microrganismos, tornando as superfícies de contato e produtos livres das ameaças invisíveis do cotidiano.

 

Centros de pesquisa e universidades de renome mundial comprovam benefícios

 

A engenheira de alimentos, Franciele D’avila, que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Termotécnica, reforça que os benefícios com o armazenamento em EPS são muito significativos e vão desde a otimização da mão de obra na fazenda, a menor perda de água e vitamina C até a menor perda de degrana.

 

O Korean Food Research Institute, na Coreia do Sul, comparou a conservação de uvas quando armazenadas em embalagens semelhantes, sendo uma de papelão e outra de EPS, e verificou um aproveitamento de mais de 40% superior quando armazenada na embalagem de EPS.

 

Em pesquisa sobre a influência do tipo de material utilizado nas embalagens após a colheita da uva, a Universidade da Califórnia, nos EUA, reforça que o aumento da temperatura é um dos aceleradores da maturação durante a conservação de uvas e, como o EPS é um conservador térmico, esse tempo de maturação é ampliado consideravelmente.

 

“Com a conservadora DaColheita, as frutas, legumes e verduras chegam a permanecer até 20% mais tempo nas gôndolas dos estabelecimentos comerciais em comparação com outros tipos de embalagem“, afirma Franciele.

 

Inovadora tecnologia antimicrobiana

 

A Termotécnica desenvolveu uma nova matéria-prima: o Safe Pack, EPS com tecnologia antimicrobiana. A novidade, até então inédita no Brasil, atende uma demanda crescente por qualidade e higiene nos produtos e processos.

 

Com o Safe Pack, a empresa inova rumo à biossegurança relativa a fungos e bactérias, conferindo a redução em 99,9% da ação e presença de micro-organismos, tornando as superfícies de contato e produtos livres das ameaças invisíveis do cotidiano.

 

A tecnologia pode ser aplicada em embalagens para conservação em diversos segmentos, como alimentício, farmacêutico, de embalagens, peças técnicas, entre outros.

 

Regina Zimmermann, Diretora de Operações da Termotécnica, ressalta que a eficiência do Safe Pack é comprovada pela Norma Internacional JIS Z 2801, por ensaios realizados em micro-organismos gram+ e gram-. “O Safe Pack é uma inovação que veio para surpreender o mercado. Ao impedir a proliferação de micro-organismos patogênicos nas embalagens, garante a mais segurança em tudo que proteger ou transportar“, confirma Regina Zimmermann.

 

Ela finaliza confirmando que o agronegócio é um segmento de mercado importante para a Termotécnica e um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. “Trabalhar com soluções para esse mercado faz parte do nosso objetivo estratégico que de Inovação Empreendedora e Crescimento em novos negócios“, conclui.

Novas oportunidades

 

A Linha DaColheita se destacou como um case de sucesso no Vale do São Francisco, região produtora de uvas no Brasil. Neste momento, a Termotécnica trabalha um plano de expansão para novas culturas, trabalhando no desenvolvimento e adaptação dos produtos para outros mercados.

 

Se você se interessou e quer testar as conservadoras DaColheita, entre em contato conosco pelo e-mail marketing@termotecnica.com.br ou pelo telefone (47) 3453-2663. Uma equipe especializada estudará sua necessidade e a viabilidade do seu projeto.

 

Sobre a Termotécnica

 

A Termotécnica é a maior indústria transformadora de EPS da América Latina e líder no mercado brasileiro deste segmento. Produz soluções para Embalagens e Componentes, Conservação, Agronegócios, Cadeia de Frio, Movimentação de Cargas e Construção Civil.

 

Conquistou espaço, em 2015 e 2016, no Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2015, o Guia elegeu a Termotécnica a empresa mais sustentável do ano no Brasil na categoria Química e destacou sua atuação na categoria Gestão de Resíduos. Além disso, desde 2014, figura entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil, segundo a Revista Você SA.

 

Aos 56 anos, tem sua trajetória marcada pelo empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente. Com matriz em Joinville (SC), possui unidades de produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

 

O EPS é um plástico inerte, composto de 98% ar e sua reciclagem é realizada com baixo consumo de água e energia. A Termotécnica recicla 1/3 de todo o EPS pós-consumo disponível no mercado: desde 2007 com o início do Programa Reciclar EPS mais de 35 mil toneladas já foram coletadas e retornaram ao mercado através de novos produtos.

Informações: www.termotecnica.com.br

Inicio Notícias Frutas, verduras e legumes saudáveis por mais tempo e livres de microrganismos