22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 25, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFrutas, verduras e legumes saudáveis por mais tempo e livres de microrganismos

Frutas, verduras e legumes saudáveis por mais tempo e livres de microrganismos

Produzidas em EPS (isopor®), com tecnologia e designs próprios, as conservadoras para acondicionamento e transporte de frutas, legumes e verduras (FLV) da Linha DaColheita, ampliam o shelf-life, proporcionam menor perda de peso pela desidratação e mantém o teor vitamínico da fruta por mais tempo.

 

Além disso, a Termotécnica – líder no mercado de EPS no Brasil – acaba de lançar o Safe Pack, matéria-prima antimicrobiana, que pode conferir a redução em 99,9% da ação e presença de microrganismos, tornando as superfícies de contato e produtos livres das ameaças invisíveis do cotidiano.

 

Centros de pesquisa e universidades de renome mundial comprovam benefícios

 

A engenheira de alimentos, Franciele D’avila, que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Termotécnica, reforça que os benefícios com o armazenamento em EPS são muito significativos e vão desde a otimização da mão de obra na fazenda, a menor perda de água e vitamina C até a menor perda de degrana.

 

O Korean Food Research Institute, na Coreia do Sul, comparou a conservação de uvas quando armazenadas em embalagens semelhantes, sendo uma de papelão e outra de EPS, e verificou um aproveitamento de mais de 40% superior quando armazenada na embalagem de EPS.

 

Em pesquisa sobre a influência do tipo de material utilizado nas embalagens após a colheita da uva, a Universidade da Califórnia, nos EUA, reforça que o aumento da temperatura é um dos aceleradores da maturação durante a conservação de uvas e, como o EPS é um conservador térmico, esse tempo de maturação é ampliado consideravelmente.

 

“Com a conservadora DaColheita, as frutas, legumes e verduras chegam a permanecer até 20% mais tempo nas gôndolas dos estabelecimentos comerciais em comparação com outros tipos de embalagem“, afirma Franciele.

 

Inovadora tecnologia antimicrobiana

 

A Termotécnica desenvolveu uma nova matéria-prima: o Safe Pack, EPS com tecnologia antimicrobiana. A novidade, até então inédita no Brasil, atende uma demanda crescente por qualidade e higiene nos produtos e processos.

 

Com o Safe Pack, a empresa inova rumo à biossegurança relativa a fungos e bactérias, conferindo a redução em 99,9% da ação e presença de micro-organismos, tornando as superfícies de contato e produtos livres das ameaças invisíveis do cotidiano.

 

A tecnologia pode ser aplicada em embalagens para conservação em diversos segmentos, como alimentício, farmacêutico, de embalagens, peças técnicas, entre outros.

 

Regina Zimmermann, Diretora de Operações da Termotécnica, ressalta que a eficiência do Safe Pack é comprovada pela Norma Internacional JIS Z 2801, por ensaios realizados em micro-organismos gram+ e gram-. “O Safe Pack é uma inovação que veio para surpreender o mercado. Ao impedir a proliferação de micro-organismos patogênicos nas embalagens, garante a mais segurança em tudo que proteger ou transportar“, confirma Regina Zimmermann.

 

Ela finaliza confirmando que o agronegócio é um segmento de mercado importante para a Termotécnica e um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. “Trabalhar com soluções para esse mercado faz parte do nosso objetivo estratégico que de Inovação Empreendedora e Crescimento em novos negócios“, conclui.

Novas oportunidades

 

A Linha DaColheita se destacou como um case de sucesso no Vale do São Francisco, região produtora de uvas no Brasil. Neste momento, a Termotécnica trabalha um plano de expansão para novas culturas, trabalhando no desenvolvimento e adaptação dos produtos para outros mercados.

 

Se você se interessou e quer testar as conservadoras DaColheita, entre em contato conosco pelo e-mail marketing@termotecnica.com.br ou pelo telefone (47) 3453-2663. Uma equipe especializada estudará sua necessidade e a viabilidade do seu projeto.

 

Sobre a Termotécnica

 

A Termotécnica é a maior indústria transformadora de EPS da América Latina e líder no mercado brasileiro deste segmento. Produz soluções para Embalagens e Componentes, Conservação, Agronegócios, Cadeia de Frio, Movimentação de Cargas e Construção Civil.

 

Conquistou espaço, em 2015 e 2016, no Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2015, o Guia elegeu a Termotécnica a empresa mais sustentável do ano no Brasil na categoria Química e destacou sua atuação na categoria Gestão de Resíduos. Além disso, desde 2014, figura entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil, segundo a Revista Você SA.

 

Aos 56 anos, tem sua trajetória marcada pelo empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente. Com matriz em Joinville (SC), possui unidades de produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

 

O EPS é um plástico inerte, composto de 98% ar e sua reciclagem é realizada com baixo consumo de água e energia. A Termotécnica recicla 1/3 de todo o EPS pós-consumo disponível no mercado: desde 2007 com o início do Programa Reciclar EPS mais de 35 mil toneladas já foram coletadas e retornaram ao mercado através de novos produtos.

Informações: www.termotecnica.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Tem cheiro de café no ar de Beagá: Semana Internacional do Café

Evento reunirá toda a cadeia produtiva do café - do agricultor aos apreciadores da bebida - até sexta-feira O cheiro de café já está no ar de Belo...

Gergelim – Panorama atual, perspectivas e avanços tecnológicos

O gergelim tem grande potencial no mercado internacional, visto que os preços para grãos giram em torno de U$ 1.674,00 por tonelada, e o...

Arysta LifeScience fortalece parcerias e o programa Pronutiva no VII Congresso ANDAV, em agosto

A Arysta LifeScience reforça o programa Pronutiva®, que une as soluções de proteção de cultivos com a linha de biossoluções em torno do conceito...

Manejo da dessecação na sojicultura

  Pedro José Nascimento Cintra pedro_nascimento.c@hotmail.com Pedro Menicucci Netto pedromenicucci2010@hotmail.com Graduandos em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), integrantes do Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!