27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosFundação MT realiza XXII Encontro Técnico Soja

Fundação MT realiza XXII Encontro Técnico Soja

Fundação MT

O Encontro Técnico Soja da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) chega a sua 22ª edição, mantendo a tradição de difundir as informações técnicas da pesquisa agronômica desenvolvida pela instituição, com a presença de vários pesquisadores do Brasil. Neste ano, o evento volta a ser presencial, além do formato online. Será a oportunidade de debater, junto aos especialistas, os temas que impactam a tomada de decisões da classe agrícola brasileira e também da América Latina.

Com o total de 10 painéis, além de dois momentos de talk show, o Encontro Técnico Soja terá início na noite do dia 26 falando sobre os impactos do cenário global para o agronegócio. Moderado pela jornalista e apresentadora da Jovem Pan News, Kellen Severo, o tema terá a participação de André Pessôa (Agroconsult), Christian Lohbauer (CropLife Brasil), Jeferson Souza (Agrinvest) e do produtor e também presidente do Conselho Curador da Fundação MT, Odílio Balbinotti.

O segundo dia inicia com o painel de retrospectiva da safra de soja 2021/22, com a participação de representantes de sete grandes grupos agrícolas de Mato Grosso. Neste momento, serão apresentados e debatidos os maiores desafios da última safra de cada região do Estado. O público também irá acompanhar o painel sobre pragas, que vai destacar a incidência dos coleópteros na soja, como cascudinho e vaquinha-preta-e-amarela, além do manejo de sugadores no sistema soja-milho.

O cenário global do mercado de fertilizantes é o próximo painel do evento, tema que terá a colaboração dos especialistas no assunto, José Francisco Cunha, da Tecfértil, e Jeferson Souza, da Agrinvest. Em seguida, a adubação nos sistemas produtivos da soja ganha espaço, com destaque para solos arenosos e argilosos, tema conduzido pelos especialistas da Fundação MT, Élcio Bonfada e Felipe Bertol.

Painel Transformação Digital no Campo

Os desafios, a realidade e as tendências da transformação digital que o campo vem vivenciando será mais um dos painéis que prometem ampliar a visão e o aprofundamento do público do Encontro Técnico. “Com a tecnologia transformando cada vez mais o agronegócio e promovendo a modernização, através de inovações e ferramentas muito mais eficientes e sustentáveis, queremos trazer para os participantes um debate sobre o papel dos profissionais nesse cenário”, destaca Luís Carlos Oliveira, gerente de marketing da Fundação MT. 

O terceiro dia de evento será preenchido com palestras, debates e talk show sobre o manejo de plantas daninhas, e prejuízos causados pelos nematoides no Cerrado. Este último terá a participação das pesquisadoras Luciany Favoreto, da Embrapa Soja, e Rosangela Silva, da Fundação MT, abordando a situação atual sobre a espécie Aphelenchoides besseyi, que parasita a parte aérea das plantas.

O cenário e manejo das doenças na cultura da soja na safra 2021/22 também é um momento esperado pelo público, pois além da presença de grandes especialistas, a Fundação MT apresenta resultados de ensaios das suas estações de pesquisa. O tema terá a participação dos pesquisadores da área de Fitopatologia da instituição, Karla Kudlawiec e João Paulo Ascari, e dos especialistas Sergio Brommonschenkel, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Maurício Meyer, da Embrapa Soja, e Lucas Fantin, da Fundação Chapadão.

Anomalia: panorama e resultados

Assunto que tem recebido toda a atenção necessária da Fundação MT, o painel da manhã do dia 29 será sobre o panorama da anomalia das vagens e os resultados já obtidos na pesquisa, através das equipes à frente deste problema. Pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril, Dulândula Wruck e Austeclínio Farias Neto, além de Cesar De Castro, da Embrapa Soja, Reinaldo Botelho Carrara, do Grupo Bavaresco, Felipe Araújo, Karla Kudlawiec e Josimar Lessa, da Fundação MT, estarão presentes para informar aos participantes o cenário atual sobre o tema, sob o ponto de vista fitopatológico, genético, nutricional, e outros.

Novidades

Nesta edição, a Fundação MT preparou novidades para o público de produtores, engenheiros (as) agrônomos, equipes técnicas e consultores. “Teremos estandes que vão mostrar alguns dos principais serviços que oferecemos à classe agrícola, como variabilidade espacial, consultoria, serviços de amostragem de solos, e ainda vamos ter espaços diários de demonstrações dos nossos laboratórios de pesquisa aplicada”, explica Luís Carlos.

O fechamento do XXII Encontro Técnico Soja será com Francisco Soares, presidente da Fundação MT. Mais informações e inscrições podem ser acessadas no site da instituição, na aba eventos.

Fundação MT: Criada em 1993, a instituição tem um importante papel no desenvolvimento da agricultura, servindo de suporte ao meio agrícola na missão de dar vida aos resultados através do desenvolvimento de tecnologias aplicadas à agricultura. A sede está situada em Rondonópolis-MT, contando com três laboratórios e casas de vegetação, um centro de pesquisa local e outros seis Centros de Pesquisa Avançada (CAD) distribuídos pelo Estado, nos municípios de Sapezal, Sorriso, Nova Mutum, Itiquira, Primavera do Leste e Serra da Petrovina. Para mais informações acesse www.fundacaomt.com.br e baixe o aplicativo da instituição.

ARTIGOS RELACIONADOS

Transporte incorreto da soja

Uma cena muito comum ainda quando estamos de passagem pelas rodovias do País é vermos ...

Produção de soja: o que esperar em termos de preços?

Com a lei da oferta e da demanda, tendência é que exportações de soja no Brasil diminuam em 2024.

Manejo de doenças na cultura da soja lota auditório no penúltimo dia do Show Safra

Pesquisadores se unem para apresentar resultados de experimentos no controle de doenças da soja.

Brasil é referência em tecnologias para produção de soja

O Brasil produziu mais de 150 milhões de toneladas de soja, na safra 2022/23, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), número que mantém...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!