21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, março 28, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoFundação Pró-Sementes divulga resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de...

Fundação Pró-Sementes divulga resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de soja da safra 2014/2015

Crédito Miriam Lins
Crédito Miriam Lins

Informações auxiliam na escolha correta da cultivar

Os resultados de trabalhos de pesquisa conduzidos pela Fundação Pró-Sementes em cinco estados brasileiros ao longo da safra de verão 2014/2015 serão apresentados ao público no dia 20 de agosto de 2015. Trata-se dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de soja, que, no último ciclo, testaram a campo 76 cultivares de 10 obtentores em 21 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, em 30 ambientes distintos. Foram selecionados os materiais com maior expressão no mercado de cada região, sempre respeitando a indicação do Zoneamento Agrícola de risco climático.

O objetivo dos Ensaios de Cultivares em Rede é fornecer informações para nortear a tomada de decisão sobre a cultivar a ser semeada na safra seguinte, considerando as diferentes regiões produtoras. Os experimentos são implantados e conduzidos de maneira uniforme em todos os locais selecionados, oferecendo ao produtor rural e à assistência técnica informações idôneas das principais cultivares indicadas para cada região. São apresentados dados como rendimento em kg/ha e em sacos/ha, ciclo para floração e maturação, além da altura de planta de cada cultivar em cada local.

No Rio Grande do Sul, a rede experimental compreende Bagé, Cachoeira do Sul, Dom Pedrito, São Gabriel, Cruz Alta, Não-Me-Toque, Passo Fundo, Santo Augusto, São Luiz Gonzaga e Vacaria. Na metade sul foram realizados ensaios em várzea e em coxilha. Além disso, em alguns locais do RS foram conduzidos ensaios em duas épocas de semenadura. Embora seja uma prática ainda pouco adotada pelos agricultores gaúchos, a safrinha de soja também foi contemplada no ECR da safra 2014/2015, em experimento realizado em Santo Augusto. No estado, o trabalho conta com o apoio financeiro do Sistema Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul).

Em Santa Catarina, o local escolhido foi Campos Novos. No Paraná, os experimentos foram conduzidos em Pato Branco, Guarapuava, Campo Mourão (duas épocas), Cascavel, Palotina e Cianorte. No estado de São Paulo, a pesquisa foi realizada em Itapeva, Cruzália e Paranapanema. Já no Mato Grosso do Sul, Maracaju e Sidrolância foram os pontos selecionados.

Sobre os Ensaios de Cultivares em Rede (ECR)
Desde 2008, a Fundação Pró-Sementes realiza ensaios com as cultivares de trigo e soja registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e indicadas pelo Zoneamento Agrícola de risco climático. Os experimentos são realizados em locais definidos, respeitando diferenças climáticas e de altitude, de acordo com o proposto no zoneamento. Todos os resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede estão disponíveis para consulta no site www.cultivares.com.br.

A safra de soja 2014/2015 marca o último ciclo de condução dos ECRs nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Esta decisão foi tomada pela direção da Fundação Pró-Sementes diante da ausência de suporte financeiro para a pesquisa nestes estados. O trabalho continuará sendo realizado no Rio Grande do Sul, onde o projeto conta com o apoio do Sistema Farsul.

ARTIGOS RELACIONADOS

Arysta LifeScience acessará o mercado de ferrugem asiática da soja no Brasil com novo fungicida da Isagro

Arysta LifeScience, uma empresa da Platform Specialty Products, e Isagro anunciaram acordo comercial de longo prazo para o desenvolvimento e distribuição de misturas à...

Inoculação beneficia cultura atual e subsequente

Solon Cordeiro de Araujo Engenheiro agrônomo, consultor da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII) solon@scaconsultoria.com.br   Desde longa data, mais precisamente desde os tempos da...

Detonator® – Lançamento da Oro Agri também será exportado para todo o mundo

Evento realizado pela primeira vez no País oferece soluções para combater plantas daninhas de difícil controle, que causam prejuízos na ordem de US$ 9 bilhões apenas...

Trichogramma são o terror das lagartas

Elen de Lima Aguiar Menezes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), depto. de Entomologia e Fitopatologia, Centro Integrado de Manejo de Pragas elenme@uol.com.br Uma nova...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!