22 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiFundecitrus inicia estimativa da safra de laranja 2017/18

Fundecitrus inicia estimativa da safra de laranja 2017/18

 

Agentes estão visitando pomares para atualizar número de árvores

laranjaO Fundecitrus ” Fundo de Defesa da Citricultura deu início aos trabalhos para a estimativa da safra de laranja 2017/2018 com a atualização do inventário de laranjeiras do parque citrícola formado por 349 municípios de São Paulo e Minas Gerais. Esse procedimento é necessário para verificar a expansão, a renovação e a retração da área produtora durante o ano de 2016.

Os agentes do Fundecitrus visitarão 2.625 talhões de laranjeiras (quadras de plantas) – correspondentes a 5% do total existente no parque citrícola – para fazer a contagem de todas as árvores. Os locais foram definidos por sorteio baseado em estratificação por região, variedade e idade. Essa fase é o primeiro passo para a estimativa da safra 2017/18 e deve ser concluída em março.

Na sequência, será feita a derriça de 2.200 árvores, cujos frutos serão separados por florada, contados e pesados. Os dados da derriça associados aos do inventário de árvores compõem os números da safra, que serão divulgados em 10 de maio.

O Fundecitrus implantou a Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) em outubro de 2014, em atenção a uma demanda do setor citrícola, que almejava possuir informações precisas sobre a produção de laranja e do parque citrícola levantadas de forma transparente, com base em medições de campo, contagem e pesagem de frutos. A pesquisa é feita em parceria com a Markestrat, a Faculdade de Economia e Administração da USP de Ribeirão Preto e o Departamento de Estatística da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal.

Assista o vídeo sobre a pesquisa de estimativa de safra: https://www.youtube.com/watch?v=k6TTksLYEgk

Comunicação Fundecitrus

(16) 3301-7045 / 3301-7002

comunicacao@fundecitrus.com.br

Fabiana Assis ” fabiana.santos@fundecitrus.com.br

Jaqueline Ribas ” jaqueline.ribas@fundecitrus.com.br

www.fundecitrus.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Qual o diferencial da nutrição inteligente?

Autores Talita de Santana Matos Pós-doutoranda - PPG Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Elisamara Caldeira do Nascimento...

Estratégia na distribuição de insumos será discutida no Congresso ANDAV

O Congresso Andav acontece no período de 14 e 16 de agosto, em São Paulo (SP).Desafios como mudança organizacional, inovação, sustentabilidade empresarial, desenvolvimento de...

Resultados – Adubação organomineral + microrganismos

Os fertilizantes organominerais, em associação com os microrganismos solubilizadores de fósforo, apresentam várias vantagens para o aumento de produção da cultura da soja, como um aumento na fertilidade do solo e nutrição das plantas, por possuírem altas quantidades de matéria orgânica e minerais. Assim, reduzem as perdas do fósforo pelo processo de complexação.

Pimentões coloridos atraem consumidores

Marcos Hiro Kawabata Engenheiro agrônomo e consultor - Consultec Atibaia consultor.hiro@terra.com.br   O cultivo de pimentões tem se propagado em todas as regiões brasileiras, onde são cultivados cerca...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!