Fungicida age com eficácia sobre três doenças com relevância econômica do feijoeiro

0
262
Divulgação

Três doenças que não controladas transferem perdas de rendimento entre 70% e 100% às lavouras de feijão, estão no alvo do novo fungicida multiculturas de marca Vitene®. Resultante do fortalecimento do portfólio de soluções da Sipcam Nichino Brasil, o fungicida chegou ao mercado no final do ano passado e demonstra eficácia e relação custo-benefício favorável no manejo de antracnose (Colletrotrichum lindemuthianum), ferrugem (Uromyces appendiculatus) e mancha-angular (Phaeoisariopsis griseola).

De acordo com o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da companhia de origem ítalo-japonesa, a recomendação ao produtor é iniciar as aplicações do fungicida preventivamente, na fase vegetativa, antes do florescimento do feijão. “Obtivemos resultados favoráveis ao começar a aplicar o produto próximo aos trinta dias após a emergência da planta”, resume Freitas.

Conforme o agrônomo, a companhia também recomenda ao produtor não perder de vista a necessidade de realizar o chamado manejo anti-resistência de doenças do feijoeiro. “Os dados mais significativos de controle dessas três doenças foram decorrentes de aplicações de Vitene® em rotação ou associação com fungicidas com diferentes modos de ação, como os ‘multissítios’”, acrescenta Freitas.

Ele assinala que na etapa pré-lançamento, o novo fungicida passou por mais de 50 experimentos a campo, nas culturas para as quais conta com registro (algodão, milho, feijão, batata, berinjela, beterraba, cebola, cevada, citros, girassol, goiaba, mamão, manga, melancia, melão, morango, pepino, pimentão, soja, tomate e trigo).

Segundo a equipe técnica da Sipcam Nichino, Vitene® é descrito como um fungicida sistêmico do grupo das estrobirolinas e dos triazois, com penetração, distribuição e efeito rápidos (ação translaminar). Seus ingredientes ativos são a azoxistrobina e o difenoconazol. “Além da eficácia sobre alvos e culturas para os quais tem registro, Vitene® se destaca pela alta seletividade e ausência de fitotoxicidade, um aspecto importante, sobretudo, no feijão e na hortifruticultura.”

Ainda conforme o agrônomo José de Freitas, o portfólio da Sipcam Nichino para o feijoeiro brasileiro é formado por mais de 20 soluções, incluindo fungicidas, herbicidas e inseticidas e também um indutor de resistência à base de fosfito de potássio (Nutex® Premium).

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!