21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesFungicida permanece entre os mais eficazes para a ferrugem

Fungicida permanece entre os mais eficazes para a ferrugem

Há seis anos avaliado nos Ensaios de Rede do Consórcio Antiferrugem do Brasil, o fungicida de marca Fezan® Gold, da Sipcam Nichino, permanece entre as soluções de ponta eficazes no controle da ferrugem da soja. Conforme a empresa, de um total de 30 produtos relacionados, então, nessa pesquisa de alta credibilidade – sem contar outras tecnologias introduzidas nos ensaios posteriormente -, somente sete seguem considerados mais efetivos frente à ação do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da doença.

José de Freitas
Créditos: Divulgação

De acordo com a Sipcam Nichino, Fezan® Gold se situa também entre as soluções agroquímicas participantes dos Ensaios de Rede que entregam melhores resultados no controle de outras doenças da soja. Contra a ferrugem, segundo a empresa, desde 2018 até os estudos realizados na última safra (2022-23), o fungicida, aplicado isoladamente, transferiu em média até 71% de controle da doença.

Conforme o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado, a tecnologia de base do fungicida, pioneira no mercado, reúne as propriedades sistêmica e protetora com ação multissítio. “Fezan® Gold segue um dos poucos a deter tais características e permanece no mercado há bastante tempo com bom desempenho. Por isso, continua estratégico sobre a ferrugem e outras doenças.”

De acordo com o agrônomo, ao longo dos últimos seis anos o fungicida da companhia responde por uma produtividade média superior a 3,5 mil quilos por hectare nos Ensaios de Rede. Entre as soluções ‘premium’, ele assinala, Fezan® Gold traz também boa relação custo-benefício no controle da ferrugem. As análises da última safra, reforça Freitas, envolveram ainda outros 17 ingredientes ativos, avaliados por mais de 20 instituições de pesquisas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Sobrevivência de esporos da ferrugem na ausência de alho

No Brasil, a cultura do alho (Allium sativum L.) ocupou, em 2018, uma área de 10.657 hectares, com uma produção de 118.837 toneladas e um rendimento médio de 14.257 kg/ha.

Fungicida multicultura controla septoriose

Solução transferiu eficácia de 80% no controle do patógeno, frente a de 54% a 56% obtidos com os chamados tratamentos-padrão, segundo informa empresa

DuPont mostra tecnologias de ponta

A DuPont Proteção de Cultivos participou do Seminário do Café e teve entre os destaques o portfólio de tecnologias da companhia para o cafeeiro,...

TMG apresenta lançamento de soja na Tecnoshow Comigo, em Goiás

A 17ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO), iniciou hoje, 3 de abril, e pelo terceiro ano consecutivo a Tropical Melhoramento & Genética (TMG)...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!