28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesFungicida supera outros multissítios à base de Clorotalonil

Fungicida supera outros multissítios à base de Clorotalonil

Ensaios a campo com vistas ao controle da requeima foram coordenados pela Sipcam Nichino Brasil, em parceria consultoria independente G12Agro

Fungicida protetor de amplo espectro da Sipcam Nichino, a solução Echo® 720 SC, à base de Clorotalonil, superou tratamentos-padrão do gênero em campo demonstrativo realizado, recentemente, na paranaense Guarapuava. No estudo, coordenado em parceria pela companhia e a consultoria independente G12 Agro, especialistas fizeram cinco aplicações de cada fungicida em avaliação, com vistas ao controle da requeima (Phytophtora infestans), uma das doenças mais complexas da bataticultura brasileira.

Créditos: Divulgação

Conforme o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado, as análises a campo levaram em conta o fungicida Echo® 720 SC, mais outros dois fungicidas igualmente formulados com Clorotalonil, empregados no tratamento-padrão do produtor, e também três soluções ancoradas nos ingredientes ativos Mancozeb e Metiram.

“O objetivo central foi deste trabalho foi de avaliar diferentes multissítios com Clorotalonil”, frisa Freitas. Segundo ele, em relação ao controle da requeima, Echo® 720 SC entregou eficácia média de de 66%, ante entre 50% a 64% dos demais fungicidas – a severidade da testemunha ficou na faixa de 97%. “A solução da Sipcam Nichino provou ter qualidade de formulação e de ativo, e superou ainda os outros compostos, que obtiveram índices de eficácia de 38% a 47%”, ele diz.

“Com Echo® 720 SC, houve também acréscimo relevante na produtividade média de 3,4%, para 15 toneladas de batata por hectare”, continua Freitas. Os produtos à base de Clorotalonil comparados transferiram produtividade de 11,3 a 11,6 toneladas por hectare. “Trata-se de uma solução efetiva para o produtor controlar a requeima na batata”, acrescenta.

De acordo com José de Freitas, Echo® 720 SC é recomendado também ao controle da pinta-preta (Alternaria solani).

Ainda conforme o agrônomo da Sipcam Nichino, em todos os tratamentos nos quais vem sendo empregado, Echo® 720 SC tem se sobressaído “enquanto ferramenta estratégica para o manejo de resistência de fungicidas a alguns dos mais importantes patógenos potencialmente danosos às lavouras de batata”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fungicida da IHARA comprova salto de produtividade na soja

Em projeto de validação tecnológica realizado em parceria com cooperativas de todo o país, ROMEO SC registrou incremento médio de 3 sacas por hectare, sobre áreas de produtividade já elevada

Corteva Agriscience lança Utrisha™ N

Produto pode ser utilizado na cultura de milho e é aplicado de forma foliar, estando presente em todo o ciclo da cultura.

Fungicidas para controle da ferrugem asiática

Com registro de crescimento na área plantada de 5% na safra 2020-21, para acima de 38 milhões ..

Bayer leva inovações em sementes e fungicida inédito ao Show Rural Coopavel

Visitantes podem ver avanços em soja, milho, proteção de cultivos, agricultura digital e sustentabilidade, além de obter recomendações com especialistas do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!