18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Fungo manipula broca-da-cana

Fungo manipula broca-da-cana

O Fusarium verticillioides controla a produção de aromas do canavial para atrair as mariposas livres da doença

Cana – Crédito: José Francisco Garcia

Cientistas descobriram que um dos fungos causadores da podridão vermelha manipula a broca da cana-de-açúcar, uma das principais pragas da cultura, para continuar se disseminando.

Os pesquisadores já desconfiavam que o Fusarium verticillioides se aproveita das aberturas deixadas pelo ataque da lagarta da broca na cana-de-açúcar para infectar as plantas. Porém, de acordo com pesquisadores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), o fungo vai além: ele atrai mariposas livres da doença.

“Nossos dados demonstram que o fungo manipula tanto a planta hospedeira quanto o inseto herbívoro ao longo do ciclo de vida para promover sua infecção e disseminação”, diz o entomólogo José Maurício Bento, da Esal-USP, especialista no estudo das interações inseto-plantas.

Os professores Marcio Silva Filho e José Maurício Bento são os pesquisadores responsáveis pelo trabalho, que foi realizado em seus laboratórios com a colaboração, entre outros, da pós-doutoranda Flávia Pereira Franco, e dos doutorandos Amanda Carlos Túler e Diego Zanardo Gallan, seus primeiros autores.

Como o fungo ataca as plantas

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com 678 milhões de toneladas na safra 2019/20, ou 40% do cultivo no mundo. Segundos dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a dupla fungo-inseto causa prejuízo anual de R$ 5 bilhões ao setor, fazendo com que cerca de 400 mil toneladas de cana deixem de ser colhidas.

O Fusarium verticillioides é um dos causadores da podridão vermelha (a doença também pode ser causada por outro agente, o fungo Colletotrichum falcatum), mas F. verticillioides não age sozinho. Para conseguir infectar a planta, ele precisa, em primeiro lugar, infectar a broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis), que é uma das principais pragas da cultura.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Revistas Grãos Fungo manipula broca-da-cana