Os primeiros registros sobre a aplicação de gesso agrícola no Brasil remetem para a década de 80 e, desde então, essa prática é cada vez mais adotada entre os produtores. O insumo, além de reduzir a toxidez por alumínio nas camadas subsuperficiais, fornece cálcio (Ca) e enxofre (S) para as plantas, proporcionando um maior desenvolvimento do sistema radicular, o que auxilia no aumento da produtividade. De acordo com os especialistas, o gesso agrícola (também conhecido como fosfogesso) é um condicionador de solos insubstituível na agricultura.
Além disso, atua diretamente na construção do perfil de solo, de forma a complementar a nutrição das culturas agrícolas. O engenheiro agrônomo e especialista em solos, Caio Kolling, explica que o gesso in natura promove um aprofundamento da raiz e, consequentemente, aumenta a eficiência no uso da água presente no solo em razão da melhor distribuição e exploração do sistema radicular. “O gesso agrícola, ou fosfogesso, reduz a presença de elementos tóxicos, especialmente o alumínio, fornecendo os nutrientes cálcio e enxofre, que são excelentes ativadores das raízes das plantas em profundidade e volume”, diz Kolling.
SulGesso Agro é a distribuidora para o sul do Brasil
No sul do Brasil, a SulGesso Agro é referência no fornecimento de gesso agrícola. Com mais de duas décadas dedicadas ao trabalho com gesso agrícola in natura, a empresa oferece ao mercado um produto de qualidade, transformando resultados de produtividade, e agora é a distribuidora oficial da Mosaic para os estados do sul (RS, SC e PR). “O produtor que aplica o fosfogesso nas culturas está investindo numa atividade mais sustentável, atinge um aumento significativo da produtividade agrícola e pecuária, otimizando a utilização do seu maior patrimônio, o solo”, ressalta o gerente comercial da SulGesso Agro, Michael Manske.
O gesso agrícola SulGesso dispensa a incorporação aos solos, podendo ser aplicado apenas superficialmente, sendo facilmente solubilizado e incorporado aos solos pelas chuvas, como explica Manske. “Outra característica importante do gesso agrícola é a solubilidade (145 vezes superior ao calcário). Com isso, o gesso penetra nas camadas mais profundas do solo, complementando os benefícios da calagem, que atua apenas na camada superficial (até 20 cm)”.
Quando aplicar o gesso agrícola?
Os especialistas em solos lembram que, para identificar a necessidade de aplicação de gesso agrícola, é preciso fazer uma análise físico-química do solo. “A definição da aplicação do gesso ocorre por dois critérios, após análise de solo: necessidade de fornecimento de cálcio e enxofre ou pelo alto teor de alumínio em subsuperfície”, explica Manske. Com ampla atuação na distribuição de gesso agrícola no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a empresa projeta um crescimento na demanda do produto devido à necessidade dos produtores de aumentar a produtividade sem ampliar a área plantada.
“A nossa visão sobre o mercado brasileiro de gesso agrícola é que ele está em forte expansão, uma vez que o gesso tem se mostrado um excelente produto em termos de fornecimento de cálcio e enxofre prontamente solúveis às plantas, combatendo o alumínio tóxico e descompactando o solo”, afirma o gerente comercial da SulGesso Agro, Michael Manske.
Gesso agrícola e calcário – não confunda
É importante distinguir a utilização do gesso agrícola e do calcário. Os dois produtos não são concorrentes, mas sim complementares, ou seja, a gessagem e a calagem são práticas com objetivos diferentes e uma não substitui a outra. O calcário age na camada mais superficial do solo (cerca de 20 cm de profundidade), corrigindo a acidez e elevando o pH na camada em que foi incorporado.
Já o gesso agrícola, por sua vez, atua na camada mais profunda do solo, atacando as fontes de acidez, mas sem alterar o seu pH. A aplicação pode ser feita junto com o calcário em área total, agindo como um condicionador de solo, ou seja, o fosfogesso é um material que proporciona melhoria das propriedades físicas, químicas ou da atividade biológica do solo.
Ele também fornece os nutrientes cálcio e enxofre para as camadas mais profundas do solo, aumentando a porosidade dos solos, diminuindo a resistência à penetração das raízes que podem, assim, buscar os nutrientes e a água de que necessitam em horizontes mais amplos. Isso aumenta a resistência das plantas a veranicos e melhora a absorção de outros nutrientes.