Gesso ensacado é inovação

0
348
Gesso ensacado – Foto: Nutrigesso

A Nutrigesso inova no mercado e lança o gesso ensacado para atender a necessidade do mercado de hortifrúti. Os produtores estão satisfeitos com os resultados, pois o gesso agrícola reduz o índice salino no solo e fornece cálcio e, ainda, melhora a pós-colheita

A ideia da venda do gesso agrícola ensacado surgiu com a demanda de pequenos produtores (agricultura familiar), onde existia a necessidade de uso, porém, com baixos volumes, inviabilizando a compra a granel. Devido às características químicas e físicas do produto, a Nutrigesso é pioneira no acondicionamento em sacaria valvulada.

A empresa tem uma capacidade instalada de 1.000 toneladas mês, portanto, hoje estamos trabalhando com 500 toneladas mês.

Diferenciais

O gesso agrícola é um sulfato de cálcio di hidratado. Sua composição química é de Ca 20% S 15%, não havendo diferenças da forma a granel para a ensacada. Portanto, o que difere o gesso agrícola é a umidade, que na forma a granel fica em 15%, e na forma ensacada em 7%.

Armando de Melo, engenheiro agrícola e gerente regional de vendas da Nutrigesso, ressalta que o Nutrigesso na forma ensacada e voltado para o pequeno produtor, jardinagem e paisagismo. “Assim, por estar na forma ensacada, na embalagem de 25 kg, facilita sua manipulação e transporte, podendo ser adquirida a quantidade certa, sem excesso”.

Benefícios para hortaliças

O gesso agrícola é um fertilizante à base de cálcio e enxofre. “Seu uso supre as necessidades destes nutrientes pelas plantas. Todas as culturas, de modo geral, necessitam destes elementos, algumas com mais necessidade de Ca, como o tomate e o feijão, enquanto o enxofre é importante componente na produção de aminoácidos, vitaminas e enzimas da planta”, pontua o especialista.

A empresa

A Nutrigesso está sediada em Catalão (GO), onde está o centro de distribuição do gesso agrícola a granel e a unidade industrial. Queremos continuar difundindo a tecnologia e uso do gesso agrícola, principalmente para os pequenos produtores.

A Nutrigesso possui uma rede de 125 representantes comerciais para a venda do gesso agrícola a granel e mais 60 revendas do Nutrigesso na forma ensacada, situados em GO, BA, MG, TO, MT, SP, MS e PR.

“Hoje já comercializamos o gesso agrícola (na forma ensacada) para vários Estados e diversas culturas, destacando-se a cultura do cacau em Tucumã (PA), café no Espírito Santo e Sul de Minas e tomate (envarado) na região de Anápolis e Goiânia (GO)”, informa Armando de Melo.

Parceria que deu certo

A Yoshida e Hirata é parceira e distribuidora da Nutrigesso há 1,9 ano. Para Alberto Massanobu Tanaka, supervisor de marketing, desenvolvimento e técnico da empresa, o gesso ensacado traz como diferenciais a facilidade no armazenamento; atendimento aos cuidados com o operador em relação à ergonometria, pois são sacos de 25 kg; embalagem que atende a maioria dos produtores rurais da região de atuação, em especial produtores com áreas de HF.

 “A Nutrigesso é uma empresa que destina recursos para desenvolvimento de acesso comercial e técnico. Sua política de negócio concilia com os propósitos da Yoshida e Hirata Agronegócios”, diz Tanaka, acrescentando que o gesso ensacado atende áreas de produção entre 1,0 a 5,0 ha –  desta forma, o produtor faz a aquisição de acordo com a sua necessidade, sem precisar comprar, por exemplo, um caminhão fechado e deixar estocado por muito tempo.

Nutrigesso pode ser utilizado em todas as culturas onde é necessário fazer com que o nutriente cálcio percole em uma profundidade desejada, o que, com a calagem, não é possível, além do fornecimento de cálcio sem alterar o pH do solo, como o cultivo de frutíferas, por exemplo. “Como benefícios, observo o fornecimento de cálcio e enxofre, com boa solubilidade para uma profundidade desejada, a qual não conseguimos incorporá-la, além da possibilidade de redução do índice salino no solo. Há, ainda, melhora na pós-colheita de folhosas e hortaliças de frutos, redução de “tip burn” ou deficiência de cálcio e, desta forma, melhor produtividade”, considera Tanaka.

Versatilidade

Como o cultivo de hortaliças é bem intensivo e a cada ciclo que encerra inicia outra cultura, Nutrigesso pode ser utilizado em qualquer época do ano, seja de forma manual ou mecanizada. A aplicação pode acontecer, também, no cultivo de hortaliças em mulching. “O custo-benefício desse produto se torna interessante quando o nível de perda por tip burn ou por doenças de solo impactam negativamente na produtividade. É possível fazer um ponto de equilíbrio entre o valor do investimento versus índice de perda por este motivo. Além disso, há ganhos qualitativos da planta e produto final”, conclui Alberto Tanaka